A importância do autoconhecimento emocional e como adquirir esta habilidade

autoconhecimento-emocional

As pessoas que conseguem desenvolver o autoconhecimento, são capazes de equilibrar o seu interior com o mundo externo.

 

Qualquer pessoa passa por fases boas e ruins na vida e estas podem afetar diretamente a autoestima, deixando-a em um momento positivo ou negativo. Por conta da inconstância, algumas pessoas não conseguem se manter estáveis e seguras, atingindo profundamente o emocional delas. E como reverter tal contexto? A resposta deste questionamento está no autoconhecimento emocional. Para saber mais é só continuar lendo o artigo!

O que é o autoconhecimento emocional

Antes de começar a explicar o que é autoconhecimento emocional, é essencial entender o que é autoconhecimento. O conceito representa toda a sabedoria e compreensão que você tem a respeito de si mesmo. Basicamente, é entender quais são seus pontos fortes, quais são aqueles que merecem mais atenção para se desenvolver e quais são as suas características sabotadora. Agora vamos ao próximo ponto.

O autoconhecimento emocional é a forma de desenvolver e fortalecer a sua autoestima por meio da identificação das suas competências, pontos de melhoria, medos e limitações e controle de emoções de acordo com cada cenário. Com todo esse processo, o indivíduo potencializa suas habilidades e toma consciência de si, tornando-se capaz de lidar com as diversas situações às quais é exposto no dia a dia.

Quais são os benefícios do autoconhecimento emocional

Conheça 12 benefícios de exercer o autoconhecimento emocional diariamente. Confira:

  1. Encontro da felicidade em fatores internos e não externos;
  2. Aproveitamento das grandes oportunidades sem medo;
  3. Desenvolvimento da auto aceitação;
  4. Diminuição de sentimentos negativos, tais como frustração e ansiedade;
  5. Criação e sustentação de estabilidade emocional;
  6. Aperfeiçoamento da comunicação;
  7. Reconhecimento do próprio valor;
  8. Crescimento da produtividade e da agilidade;
  9. Criação da consciência dos próprios atos;
  10. Aparecimento da força interior em situações críticas, tais como demissões e término de relacionamento;
  11. Escuta ativa de si mesmo e não apenas a opinião dos outros;
  12. Crescimento considerável da qualidade de vida e bem-estar.

Deu para perceber como os benefícios são ideais tanto para a vida pessoal quanto profissional, não é mesmo? Por isso, é essencial aproveitar tudo que é bom em todos os âmbitos em que vivemos.

 

Dicas para desenvolver a sabedoria sobre si mesmo

Confira 6 recomendações valiosas que ajudam a desenvolver o seu autoconhecimento:

  1. Pense na sua vida como uma linha do tempo. Marque o seu atual momento e adicione a ela as experiências passadas que você considera importantes. Por meio desse exercício, você consegue identificar o que você acha relevante na sua vida.
  2. Liste 10 qualidades e 10 pontos de melhoria sobre você mesmo. Com essa lista, você poderá trabalhar de forma mais consciente em cada um deles.
  3. Escreva os diferentes sentimentos negativos pelos quais você se depara durante o dia, tais como decepção, arrependimento, angústia, frustração, entre outros.
  4. Quando uma situação adversa ocorrer, reflita sobre a maneira como você lidou com ela e identifique em quais pontos você pode melhorar nesse quesito. Dessa forma, você poderá evitar determinadas reações negativas e até planejar soluções mais criativas.
  5. Tenha sempre o pensamento com foco no lado positivo do cenário. Esse tipo de atitude permite que você amadureça o seu emocional e se relacione melhor com os acontecimentos a sua volta.
  6. As pessoas que conseguem desenvolver o autoconhecimento são capazes de equilibrar o seu interior com o mundo externo, tornam-se mais centradas, possuem mais autonomia e não realizam suas atividades apenas com base na opinião dos outros.

Gostou dessas recomendações? Se tiver mais alguma dica bacana é só escrever nos comentários!

Como exercitar o conhecimento sobre si mesmo

Exercer o autoconhecimento não é uma tarefa simples, para tanto, o processo de coaching possui técnicas e ferramentas que proporcionam ao indivíduo, autoconhecimento e parâmetros para que ele tenha mais confiança, consiga traçar metas e objetivos assertivos, vença limitações e cresça tanto no âmbito pessoal, quanto profissional.

E você, se conhece de forma plena? Se você acredita que pode se conhecer melhor ainda melhor, experimente o coaching. O método usa as ferramentas e técnicas corretas para que você exerça o autoconhecimento diariamente, contribuindo para a sua evolução pessoal e profissional.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que ensinam sobre esse tema e tantos outros que são importantes para o desenvolvimento dentro e fora do trabalho. O curso Programação Neurolinguística (PNL) é um bom exemplo. Só que antes de falar de todos os benefícios do curso, conheça qual a área de estudo em que ele é baseado.

A programação neurolinguística procura entender como os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento do ser humano se conectam. A pesquisa começou e progrediu com o autor Richard Bandler e o psicólogo John Grinder, nos anos 70, nos Estados Unidos. A ideia teve tanto impacto que falamos até hoje!

O famoso coach Tony Robbins é um estudioso dessa área de estudo. Para você ter uma ideia, ele tem uma técnica chamada modelagem, em que se observa a trilha da vida de pessoas bem-sucedidas. O objetivo deste trabalho é entender quais foram os comportamentos e as ações que contribuíram para que essas pessoas conseguissem alcançar metas incríveis.

Baseando-se na programação neurolinguística e nessa técnica do Tony Robbins, o IBC criou a formação de PNL com ensinamentos que apresentam sabedorias valiosas que irão fazer com que você alcance a melhor versão de si mesma em todos os âmbitos da vida. O conteúdo é rico e ensinado de diversas formas, tais como com exemplos, aulas práticas e teóricas.

Você irá aprender sobre como exercer o autoconhecimento e autodesenvolvimento; o que é inteligência emocional e como desenvolvê-la; como trabalhar a autoestima de maneira positiva; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; como praticar a linguagem não verbal; quais são os canais representacionais; como negociar e solucionar problemas efetivamente; como analisar uma situação com mais de um ponto de vista; como ser mais flexível; e muito mais.

O curso possibilita que você evolua em diversos aspectos. Em curto, médio e longo prazo você irá perceber que as suas capacidades estão mais aguçadas e que há empoderamento suficiente dentro de você para te fazer ir além. Algumas dessas habilidades incluem a sabedoria de lidar com sentimentos adversos em cenários problemáticos e de pressão; facilidade em transformar sonhos em objetivos reais com planos de ação factíveis; melhor gerenciamento do tempo e das atividades; criação de soluções mais criativas para processos dificultosos; e por aí vai.

Como se não bastasse, a formação PNL ainda ensina algumas das principais características de um bom líder. Espere por conteúdos incríveis sobre como desenvolver sua habilidade em gerar comprometimento nos outros; como ser mais persuasivo; como tornar as impossibilidades como possibilidades, desde que com um planejamento factível; como se comunicar melhor e com diversos públicos ao mesmo tempo; como lidar da melhor maneira possível com conflitos; entre muitos outros tópicos interessantes.    

Seu momento

Não deixe que ninguém jamais diga até onde você pode ou não chegar na sua vida pessoal e profissional. Os limites devem ser inexistentes, já que basta que o seu esforço esteja em dia. Não é uma trilha fácil, mas não é impossível. E, com certeza, conhecer melhor a si mesmo é uma excelente forma de começar esse caminho com sucesso.

Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Copyright: Alexandru Zdrobău / Site: https://unsplash.com/@alexandruz

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010