Insourcing: definição e principais diferenças com o outsourcing

pastas com identificação Insourcing e outsourcing

Insourcing é um conceito oposto ao outsourcing, e diz respeito à ação de fazer com que um serviço terceirizado volte para dentro da empresa.

Considerado o oposto de outsourcing, que consiste na terceirização de tarefas dentro da empresa com a finalidade de diminuir gastos ou melhorar algum serviço, o insourcing se refere à ação de trazer de volta para dentro da empresa esses serviços que já foram terceirizados em algum momento.

Trata-se de uma espécie de “terceirização interna”, em que o setor ou projeto que foi terceirizado é recolocado dentro da empresa, criando uma nova área focada em um serviço ou trabalho específico.

Por que fazer Insourcing?

Existem diversos fatores que levam empresas a resgatar trabalhos, atividades ou setores de volta para o seu ambiente interno. Os principais deles são:

  • Necessidade de retomar o domínio e a administração sobre determinados processos organizacionais;
  • Transformações extremas nos negócios da empresa;
  • Surgimento de novas parcerias ou sociedade;
  • Mudança nos padrões da empresa;
  • Definição de novas estratégias empresariais;
  • Necessidade de gerar economia;
  • Aumento de vantagens competitivas;
  • Necessidade de controlar melhor o tempo e os recursos corporativos.

Insourcing x outsourcing

Confira os principais aspectos e pontos que diferenciam o processo de insourcing do outsourcing:

Insourcing

  • Transferência interna de projetos ou atividades para uma área específica da empresa;
  • Criação de uma área específica para lidar com as atividades que foram trazidas de volta para a empresa;
  • Departamento autossuficiente e independente;
  • Foco apenas em um determinado tipo de serviço ou atividade.

Outsourcing

  • Transferência externa de projetos ou atividades para uma determinada empresa contratada;
  • Deixar algum projeto ou atividade importante no controle de outra organização;
  • Redução de custos e despesas operacionais;
  • Melhora na qualidade de um serviço interno executado de forma ineficaz.

3 motivos que levam as empresas a adotar o insourcing

Como você já deve ter notado, o insourcing é o oposto do outsourcing, consistindo em manter as atividades dentro da organização (contratando funcionários internos), ou em recolocar na organização as atividades que haviam sido terceirizadas. Isso ocorre quando as empresas, por meio de análises de finanças e produtividade, percebem que pode ser mais vantajoso manter essas atividades diretamente sob o seu controle.

Há 3 motivos principais pelos quais as empresas optam pelo insourcing. Confira os principais a seguir.

1. Controlar os processos completamente

Nos processos de terceirização, ou outsourcing, a empresa fica dependente dos serviços da organização contratada. É uma responsabilidade enorme encontrar uma empresa parceira que execute as atividades com a qualidade esperada e dentro dos prazos específicos.

Como pode ser difícil, dependendo do caso, encontrar uma organização com essas características, as empresas acabam optando por realocar esses processos diretamente sob responsabilidade da organização, sem depender de nenhuma outra. Isso geralmente ocorre quando a experiência do outsourcing não foi muito bem-sucedida, devido a falhas ou irresponsabilidades da organização contratada, ou quando o gestor tem medo de que isso aconteça.

Manter tudo sob o controle da empresa pode demandar mais custos, já que é preciso contratar funcionários e fornecer-lhes toda a infraestrutura necessária para o trabalho. Contudo, mesmo diante dessa consideração, alguns gestores preferem manter tudo sob o seu controle a depender das empresas terceirizadas.

2. Obter mais vantagem competitiva

Cada empresa tem características, métodos, conceitos, valores e procedimentos muito particulares. Nem sempre é fácil explicar essas características para quem é de fora. Por isso, manter as atividades dentro da organização, sem terceirizá-las, pode tornar os processos mais rápidos e eficazes, já que eles são executados por profissionais que já conhecem todo o contexto organizacional.

O processo de outsourcing, em contrapartida, demanda algumas semanas ou meses de adaptação, até que a empresa terceirizada compreenda exatamente o que a empresa contratante quer, mantendo o ritmo e o sistema de trabalho. O outsourcing demanda que a empresa terceirizada se adapte à empresa contratante, já que ela é especializada em apenas uma atividade, o que pode tornar o alcance dos resultados esperados mais lento.

O insourcing não produz esse problema. Como os colaboradores envolvidos já estão “mergulhados” no universo da empresa, não há essa fase de adaptação, a menos que novos colaboradores sejam contratados. Isso tende a elevar a produtividade e até mesmo a qualidade do que é produzido na organização.

3. Administrar de forma mais eficaz o tempo e os recursos da organização

Quando uma empresa depende de outra para executar determinados processos, fica mais difícil controlar o tempo. É necessário cobrar e regulamentar a duração de cada etapa do processo produtivo, sabendo que algumas delas estão nas mãos de profissionais externos.

Dentro da própria empresa, essa cobrança fica mais fácil, pois os gestores conseguem acompanhar de perto “em que pé” estão as atividades em execução. Isso auxilia a instituição a controlar melhor o tempo que tem à sua disposição para completar os projetos em andamento. Além disso, como tudo é feito dentro da própria empresa, também fica muito mais fácil distribuir as verbas, as ferramentas, as tecnologias e os próprios colaboradores pelos departamentos e funções, estrategicamente.

Em longo prazo, isso quer dizer que pode haver uma redução tanto no tempo como nos gastos, já que cada setor terá os recursos organizacionais investidos de forma mais eficaz e planejada.

E agora, qual escolher?

Como você pode perceber, tanto o insourcing quanto o outsourcing apresentam as suas vantagens e desvantagens. Para que a empresa defina qual solução é a melhor para o seu caso, é fundamental fazer uma análise dos processos internos, dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis, dos gargalos existentes no tempo e nas finanças, enfim, das características gerais do negócio.

Na administração de empresas, não há uma resposta certa definitiva. É necessário estudar, planejar, consultar diferentes especialistas e, por fim, fazer testes a fim de identificar qual é a melhor opção em cada contexto.

E você, querida pessoa, prefere o outsourcing ou o insourcing? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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