Consultoria – O que é, quais são os tipos e qual a importância

Confira quais são os principais tipos de consultoria e como elas podem contribuir para o crescimento de sua empresa

A consultoria empresarial ou profissional oferece grandes benefícios para empresas e profissionais que desejam identificar pontos fracos e aprimorar pontos fortes. Atualmente, é possível ter acesso a diferentes tipos de consultoria que se aplicam assertivamente a contextos distintos. Continue a leitura para compreender um pouco mais sobre a consultoria e sua relevância para o crescimento da sua companhia e/ou da sua carreira.

Afinal, o que é consultoria?

Empresas de diferentes setores têm especialização em rotinas corporativas variadas e, em muitos casos, é interessante contar com o auxílio de outras empresas que sejam especializadas em rotinas que escapam às primeiras.

A consultoria nada mais é do que a prestação de um serviço por uma empresa ou profissional especializado em um determinado tema para outra empresa ou profissional que demande essa orientação. Seu papel é fazer uma análise da situação atual do cliente, identificando as suas potenciais necessidades, de maneira a recomendar soluções que irão melhorar seu o dia a dia.

Após ter reunido todas as informações e ter feito um diagnóstico assertivo da situação, o consultor desenvolve um projeto que viabilizará as mudanças necessárias para o aprimoramento das práticas e, consequentemente, ajudará na tomada de decisões melhores para a companhia.

[php_everywhere instance=”2″]

Consultoria: opção para momentos de tempestade e de bonança

Um serviço de consultoria pode ser contratado tanto para ajudar a contornar uma situação problemática, como para contribuir para a manutenção de uma gestão assertiva. Há uma ideia errônea de que a consultoria funciona apenas como um recurso para apagar incêndios, mas na verdade pode ajudar a evitá-los. Quando tudo caminha bem é importante entender como prosseguir nesse bom caminho.

É importante fazer um adendo em relação à atuação da consultoria na prática. A função do consultor é detectar problemas, propor soluções, delinear um projeto, auxiliar em sua implementação e analisar os resultados, porém, em nenhum momento diz respeito a executar as tarefas. A empresa ou profissional de consultoria não irá realizar as tarefas, apenas dar a orientação.

Conheça os diferentes tipos de consultoria

A consultoria consiste em uma atividade de análise e identificação de problemas em áreas distintas, com posterior apresentação de projetos focados em sua melhoria. Sendo assim, fica evidente a amplitude de possibilidades, há consultoria para as mais diversas áreas.

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de consultoria que existem para que tenha uma ideia melhor se a sua companhia precisa ou não de um desses serviços.

Consultoria em gestão

Consultoria de gestão empresarial é o serviço oferecido para empresas que demandam de orientação para mudar ou aprimorar seu sistema de administração. Nesse caso, os consultores dedicam algum tempo para entender a lógica de gestão atual da companhia, encontrando os pontos que podem ser melhorados. Essa consultoria tende a oferecer soluções para um futuro mais consolidado, formas de a companhia qualificar os seus resultados, chegando a um crescimento sustentável.

Consultoria financeira

A consultoria financeira é muito bem-vinda para empresas e pessoas, pois enfoca em fazer um diagnóstico da situação atual com planejamento e delineamento de estratégias para o futuro. É o tipo de consultoria que pode ser aplicada tanto em um momento de crise – traçando uma estratégia para deixar a tempestade no passado – como em um momento próspero para conservá-lo assim.

Para pessoas físicas e famílias a consultoria financeira pode ter o objetivo de ajudar a organizar as finanças e se organizar para ter uma boa economia no futuro. As metas traçadas por essa consultoria dependem dos objetivos dos clientes.

Consultoria estratégica

Nesse tipo de consultoria o foco está em analisar e compreender potenciais forças e fraquezas da companhia, desenvolvendo um plano tático sólido para se consolidar em seu segmento de mercado, alcançando mais rentabilidade. Uma consultoria que primeiramente faz um diagnóstico organizacional para depois identificar as oportunidades de melhoria.

Consultoria de marketing

Algumas empresas têm grande potencial de mercado, mas não conseguem aumentar a sua parcela de participação no meio consumidor por terem problemas na área de marketing. A consultoria focada nessa área tem como objetivo melhorar a comunicação e o marketing da companhia, aproximando-a do seu público-alvo com mais efetividade.

O trabalho dessa consultoria tem início com a análise e diagnóstico do relacionamento da empresa com seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. O diagnóstico aponta quais são os pontos que têm potencial de melhoria. Essa identificação contribui para desenvolver um novo planejamento para melhorar o relacionamento com os diferentes públicos, alavancando assim as suas vendas.

Consultoria de Recursos Humanos

A consultoria de RH é uma das que mais cresce na procura por contribuir significativamente para melhorias de resultados alcançados pelas organizações. Essa consultoria objetiva avaliar o quadro de funcionários, assim como as suas práticas, sugerindo novas alternativas e procedimentos que podem dar certo.  

Dentre as possibilidades de uma consultoria de RH estão ajudar na implementação de novas tecnologias de gestão das equipes, análise da interação do RH com outros departamentos, qualificar profissionais internos para assumir o papel de consultores, desenvolver estratégias mais interessantes e inovadoras de relacionamento com os colaboradores, entre outras.

Consultoria de gestão de riscos

Trata-se de um tipo de consultoria bastante específico que foca na identificação e análise de possíveis riscos com o apontamento de soluções e medidas preventivas. Uma consultoria que contribui para proteger o bom desempenho da companhia e para direcioná-la à tomada de decisões mais assertivas.

Qual a importância da consultoria?

Como pode conferir ao longo do texto, a consultoria não deve ser vista apenas como uma solução para um momento de crise, mas também como uma auxiliar para manter a prosperidade. O fato de ser tão multifacetada em relação à busca de resultados positivos torna a consultoria uma das ações chave para alavancar os resultados da companhia.

Contar com consultoria direcionada para setores relevantes para a empresa e nos quais não se tenha especialização ou haja a demanda de uma visão de fora, é crucial para alcançar melhores resultados. Gerir o empreendimento com soluções apontadas por especialistas torna o caminhar no mercado mais seguro e sustentável.

Quando se tem dúvidas a respeito de uma área de atuação ou direcionamento profissional, é interessante se cercar de uma boa consultoria.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar as informações com seus amigos que também sejam donos do próprio negócio!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010