As diferenças entre líder autoritário e líder exigente

Líder Autoritário e Líder Exigente Líder Autoritário e Líder Exigente – Veja as diferenças

 

Em um ambiente corporativo é possível encontrar os mais variados tipos de líderes. Líderes carismáticos, motivadores e exigentes. Tem quem confunda o líder autoritário com o líder exigente e é válido deixar claro que estes dois perfis de liderança possuem características bastante distintas. E quais são estas características? Afinal, o que é um líder exigente e um líder autoritário? Para estas e outras perguntas, continue a leitura para descobrir as respostas! 

Torne-se um líder verdadeiramente extraordinário!
Acesse o eBook “Leader Coach” e descubra como!

O que é liderança? 

Muitas vezes a liderança é confundida com autoridade. Mas, nem sempre bons líderes são autoridades e vice-versa. Afinal, liderança tem a ver com inspiração e confiança, fatores intangíveis e desenvolvidos através da convivência e da experiência de vida de cada um. Já a autoridade é algo imposto. 

Nas organizações empresariais é comum encontrar líderes entre colaboradores que não exercem cargos de chefia. É comum também encontrar gestores que não são bons líderes. Quando isso acontece, o resultado pode não ser bom para a empresa. Pois o excesso de autoridade por parte do gestor pode gerar desconfortos entre os colaboradores, resultando em equipes desmotivadas e descompromissadas, além do turnover cada vez maior. 

Por isso, é importante entender o papel do líder e saber quais as diferenças entre a exigência e autoridade. E quais são as diferenças entre o líder autoritário e o exigente? Confira nos tópicos a seguir!  

O líder autoritário 

Valorização excessiva da hierarquia e gosto por mandar e ser obedecidos. Estas são as principais características do líder autoritário. Tal comportamento do líder autoritário inspira mais medo do que respeito e admiração. 

Isso se dá porque uma liderança pautada pela autoridade está voltada para identificar erros, centralizar ações ao invés de partilhar responsabilidades e méritos. A liderança autoritária também não aponta soluções e não incentiva a autonomia dos colaboradores. Este comportamento também influencia no ambiente de trabalho. 

Ambientes de trabalho que possuem esse tipo de liderança podem ficar negativos e a sinergia entre os membros da equipe fica cada vez mais difícil de acontecer.  A liderança autoritária faz com que os colaboradores fiquem desmotivados e os trabalhos quase sempre são executados sob pressão. 

Isso significa que a liderança autoritária é algo totalmente ruim? Não. Mas, ela pode ser dosada e necessária em algumas situações. Uma liderança autoritária é necessária, por exemplo, quando os colaboradores apresentam insubordinação, apatia ou comodidade e merecem uma “chamada de atenção” mais dura. 

É importante haver equilíbrio para exercer esta liderança autoritária. Seus excessos podem se tornar um grande problema para as organizações empresariais. Isso porque as atitudes excessivas de um líder autoritário podem resultar em grande rotatividade dos colaboradores, pouca identificação dos funcionários com a instituição, pouca vontade de inovação e relações interpessoais adoecidas.

O líder exigente

Líderes exigentes são profissionais com vasta experiência em sua área de atuação, que possuem segurança e conseguem inspirar e exigir o melhor de seus colaboradores. Diferente do líder autoritário, este tipo de líder não necessita da autoridade como recurso para exercer sua função. Afinal, o líder exigente é respeitado e não temido. 

As relações com os colaboradores também é diferente com este líder. São relações estabelecidas com base em respeito e admiração. Tais relações são mais benéficas para todos os envolvidos e isso impacta de maneira positiva nos resultados alcançados pela organização empresarial.

E de onde vem a exigência deste líder? O líder exigente é rigoroso em seus princípios. Além disso, o líder exigente se preocupa em dar o exemplo para aqueles que o seguirão. Ele consegue estabelecer ambientes de trabalho leves, em que todas as opiniões são levadas em conta, a criatividade do colaborador é valorizada e as relações interpessoais acontecem de maneira sadia. Isso não significa perder o controle da situação, já que esse tipo de líder sabe como delegar tarefas e cobrar resultados.

Líderes exigentes são cada vez mais procurados pelas empresas. Lideranças como esta fazem com que o ambiente para intransigências, desrespeito e arrogância entre colegas de trabalho fique cada vez menor. Isso porque atuar em uma empresa que tenha ambiente positivo e saudável é o desejo de todo trabalhador que, por consequência, será mais comprometido e produtivo.

Baixe gratuitamente meu eBook “Leader Coach”!
Eleve seu nível de liderança a um novo patamar!

Coaching a serviço dos líderes

Se você deseja ser um líder que inspira e motiva seus colaboradores mas reconhece que ainda não possui esta habilidade, saiba que o Coaching pode ser um poderoso aliado neste processo. A liderança é uma habilidade nata, mas é possível desenvolvê-la através das técnicas e ferramentas de Coaching. Além da liderança propriamente dita, a formação em Coaching te ajudará a desenvolver outras habilidades importantes, tais como: 

  • Comunicação eficaz
  • Ouvir na essência
  • Inteligência Emocional
  • Empatia
  • Gestão de tempo
  • Disciplina

Para saber mais sobre Coaching para líderes, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia da sua metodologia de ensino.   

E você: qual é o tipo de liderança que você exerce em sua empresa? Conte pra gente um pouco da sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Copyright:459465355 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010