O que são Habilidades Sociais?

Descubra o que realmente são habilidades sociais e qual a sua importância para o nosso desenvolvimento pessoa e profissional

Os seres humanos têm a capacidade de desenvolver relações únicas entre si e isso se deve a um conjunto sólido de habilidades sociais. Essas habilidades podem ser mais ou menos desenvolvidas ao longo da vida, quanto melhor forem aproveitadas, melhores são os resultados nos campos pessoal e profissional. Continue lendo para entender o que são habilidades sociais e como desenvolvê-las.

Entenda o que são Habilidades Sociais

De forma resumida, podemos dizer que habilidades sociais são as competências que as pessoas possuem para se comunicar e interagir com as outras sem gerar nenhum tipo de mal-estar. Quanto mais elas são desenvolvidas, mais ferramentas podem ser utilizadas pelo indivíduo para estabelecer interações saudáveis e proveitosas com as pessoas no seu entorno.

A aquisição e desenvolvimento dessas habilidades se dão por meio das interações que são realizadas com os outros. Sendo assim, quanto mais uma pessoa interage socialmente com outras, mais ferramentas passa a ter para estabelecer relações mais saudáveis. A mensuração do nível de desenvolvimento de habilidades sociais pode ser feita através da observação do grau de empatia, facilidade de fazer novas amizades e estabelecer parcerias profissionais que o indivíduo possui.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Habilidades sociais e adequação social

É importante falar a respeito de adequação social ao falar sobre habilidades sociais, pois dela depende uma convivência mais saudável e proveitosa com aqueles que estão à nossa volta. As relações interpessoais, aquelas que envolvem interações com outras pessoas, devem ser pautadas pelo respeito e pelo reconhecimento do limite do outro.

Embora esses limites sejam óbvios, é bastante comum presenciar ou ouvir falar sobre situações em que alguém ultrapassou essas linhas, desconsiderando o espaço do outro. O desenvolvimento de habilidades sociais se mostra essencial para se tornar uma pessoa bem quista em seu meio pessoal e profissional. Inclusive, há forte associação do pleno desenvolvimento dessas habilidades com o sucesso na carreira.

Conheça os principais tipos de habilidades sociais

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de habilidades sociais que podem e devem ser desenvolvidas para ter um melhor desempenho profissional e ser uma pessoa melhor para aqueles que estão à sua volta.

1 – Habilidade de interação

Consiste em ser uma pessoa equilibrada quando em convívio com outras pessoas, ou seja, saber ouvir com tranquilidade críticas construtivas e lidar de forma emocionalmente inteligente com eventuais revezes. Reconhecer seus erros e investir tempo em autocrítica contribui para desenvolver mais essa habilidade social.

2 – Habilidade de comunicação

A habilidade social de comunicação diz respeito a ser uma pessoa com capacidade de iniciar uma conversa interessante, manter um diálogo ou simplesmente responder com clareza as dúvidas dos demais.

Essa habilidade pode ser melhor desenvolvida lendo mais e ampliando os seus horizontes em relação a temas diversos, que vão desde a sua área de atuação profissional até literatura, por exemplo. A leitura ajuda a aumentar o seu vocabulário e conhecimentos gerais.

3 – Habilidade de civilidade

É a habilidade que diz respeito a saber se portar com educação em diferentes situações, adaptando-se aos mais variados ambientes e graus de formalidade. Quando se está em uma situação casual, não fica bem se portar com demasiada formalidade e o contrário também é verdadeiro. Saber medir e aplicar corretamente sua formalidade é essencial para ter um bom convívio com as pessoas que o cercam.

4 – Habilidade empática

A palavra empatia tem sido cada vez mais usada pelo entendimento de sua necessidade em nossa sociedade atual. A habilidade social empática consiste em se colocar no lugar do outro, enxergando as situações desse ponto de vista e compreendendo as necessidades de pessoas que estão inseridas em outro contexto social, pessoal e profissional. Quando existe esse esforço de entender os sentimentos dos outros é mais fácil tornar-se alguém bem quisto e com boas soluções para diferentes problemas.

5 – Habilidade de sentimento positivo

Solidariedade e auxílio quando outras pessoas estão em dificuldade compõem as chamadas habilidades sociais de sentimento positivo. Pessoas que têm o desejo de fazer o bem para aqueles à sua volta pelo simples desejo de oferecer algo positivo ao mundo costumam ter mais amizades sinceras e duradouras. Você pode desenvolver mais essa habilidade dedicando-se a atividades de voluntariado, doar parte do seu tempo para ajudar outras pessoas é uma forma de agir mais positivamente.

6 – Habilidade de interação profissional

Essa habilidade social diz respeito a não ter medo de falar em público e apresentar seus projetos sem medo de possíveis julgamentos. Profissionais bem-sucedidos geralmente têm essa habilidade social bastante desenvolvida. A clareza para se comunicar e a segurança para realizar atividades que envolvam outras pessoas é essencial para se tornar um profissional de sucesso.

7 – Habilidade de liderança

É a habilidade social de se colocar à frente de um grupo, levando os demais a agir de forma mais propensa a bons resultados, a liderança. O bom líder é aquele que se mostra altamente aberto para a comunicação e seguro nas orientações que passa para sua equipe. Liderar é algo que demanda conhecimento do que se está fazendo e segurança a respeito de seu próprio desempenho.

Você pode desenvolver suas habilidades sociais!

Habilidades sociais são ferramentas adquiridas e desenvolvidas de acordo com o nível de interação social que um indivíduo possui. Sendo assim, se você deseja desenvolver mais suas habilidades sociais, deve começar se tornando mais aberto para novas relações com pessoas de esferas diferentes da sua, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Essas ferramentas precisam de polimento para que possam se tornar mais bem desenvolvidas.

Procure ter mais clareza para se expressar no seu dia a dia e esteja aberto para o recebimento de críticas que te ajudem a se tornar uma pessoa mais bem preparada para enfrentar os desafios cotidianos. Foque em manter a sua mente aberta, evitando julgar as outras pessoas, lembre-se de que você não possui a régua que estabelece tudo o que é certo ou não. Busque ouvir mais antes de formular respostas para as suas dúvidas e esteja pronto para agregar outras visões para seu arcabouço de conhecimentos.

E então, acha que já tem suas habilidades sociais bem desenvolvidas ou existem pontos que podem ser aperfeiçoados? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63