A vantagem das empresas com líderes mulheres

líder mullher

Conheça alguns motivos que explicam o sucesso das mulheres em cargos de liderança.

No século passado, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as mulheres passaram a trabalhar em indústrias e empresas substituindo os homens que estavam nos campos de batalha. Desde esse momento histórico, elas vêm se inserindo no mercado de trabalho gradualmente.

Contudo, mesmo tendo passado várias décadas, ainda há pouca representação feminina em posições de liderança nas companhias. E mesmo as políticas que visam aumentar a presença delas nesses cargos não são totalmente efetivas. 

No entanto, com o crescente reconhecimento da vantagem de ter lideranças femininas, cada vez mais empresas estão trabalhando para mudar esse cenário. Nesse artigo iremos apresentar com mais detalhes alguns desses benefícios que tem mudado a realidade de muitas companhias.

Mulheres na liderança: número vem crescendo

Um estudo realizado pelo IBGE, concluiu que 39,1% dos cargos de liderança em empresas são ocupados por mulheres. Trata-se de um reflexo da luta constante empreendida pelas mulheres, através de movimentos feministas, por mais igualdade no mercado de trabalho.

Ainda nessa pesquisa foi identificado, que no Brasil, as mulheres são maioria nas universidades e na posição de gestoras da família. Programas de incentivo e capacitação de mulheres para cargos de liderança têm contribuído para esse cenário.

A mulher moderna anseia por sua independência financeira e, para isso, investe em sua educação.

Quais as vantagens das mulheres líderes?

Mais estudiosas, dedicadas e comprometidas, as mulheres têm conquistado cada vez mais altas posições no mercado de trabalho. Confira, abaixo, alguns diferenciais competitivos das mulheres em relação ao sexo masculino:

1. Instinto aguçado para resolução de problemas

A habilidade conhecida popularmente como “intuição feminina” é, na verdade, um instinto aguçado que muitas mulheres possuem. Por serem, de maneira geral, mais observadoras do que os homens, elas tendem a desenvolver um raciocínio mais elaborado no seu subconsciente para encontrar soluções. 

2. Comunicação clara e bom relacionamento interpessoal

Geralmente mais calmas e com uma comunicação mais fluida, as mulheres têm mais habilidade para medir as palavras. Além disso, em muitos casos, elas são mais pacientes e são mais capazes de visualizar as situações detalhadamente.

Para um líder é essencial a capacidade de dialogar empaticamente com seus liderados. Nesse quesito as mulheres se destacam em relação aos homens líderes. Assim elas têm mais facilidade em desenvolver um clima harmônico entre os membros da equipe. 

E claro que essa comunicação eficiente e boa capacidade de relacionamento se reflete na qualidade do atendimento do cliente das empresas. Assim a liderança feminina tem muito a contribuir para o crescimento corporativo. 

3. Persistência diante das dificuldades

As mulheres não desistem facilmente, principalmente diante de grandes crises e dificuldades. Dessa forma, elas tendem a lutar por seus objetivos até que todas as alternativas se esgotem. São, também, muito mais resistentes física e psicologicamente, lidando bem com a pressão.

Outra característica bastante observada entre as mulheres, que vai muito bem ao ambiente corporativo, é a resiliência. Para as líderes mulheres parecer mais fácil se recompor após um revés. Essa habilidade pode estar relacionada a um perfil menos orgulhoso em comparação com líderes homens. 

4. Facilidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo

Mãe, filha, esposa, dona de casa, estudante, trabalhadora e muito mais. A habilidade de exercer diversas funções se expande para a vida profissional. Dessa forma, as mulheres conseguem lidar com as mais diversas situações ao mesmo tempo.

Essa habilidade pode ser muito bem aproveitada no contexto profissional uma vez que a líder feminina consegue tratar de diferentes temas ao mesmo tempo. Relatórios, telefonemas, e-mails, pendências com seus colaboradores entre outros podem ser resolvidos paralelamente sem prejuízos de qualidade em muitos casos. 

5. Foco

No tópico acima mencionamos o quanto as mulheres conseguem ser multitarefas. Essa capacidade contribui para o desenvolvimento de outra, o foco. Profissionais femininas tendem a ser mais focadas em suas atividades e por isso as executam com mais qualidade.

E o mais interessante é que o foco em uma atividade não necessariamente impede que outras estejam sendo realizadas paralelamente. As líderes femininas têm se destacado no mercado por ter grande capacidade de entrega com manutenção de qualidade. Para elas há sempre a possibilidade de encaixar novas atividades sem perda de atenção. 

6. Liderança estratégica

Embora a subjetividade seja muito associada ao perfil feminino, não é bem isso que se vê quando há uma mulher num cargo de liderança. Mulheres tendem a ser mais estratégicas e organizadas porque tem uma vida repleta de afazeres. Com tantos papéis a cumprir elas precisam ser metódicas, até para não se perder nas tarefas. 

O trabalho realizado com método e organização leva a resultados mais positivos. É também um estilo de trabalho que facilita o bom desempenho da equipe. Os colaboradores sempre sabem o que fazer e em qual etapa o projeto está. Uma liderança estratégica representa um grande ganho para as empresas e para os funcionários subordinados. 

Desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho

Embora façam parte do mercado de trabalho, as mulheres ainda enfrentam alguns desafios. Entre os principais desafios estão: equiparação salarial com homens, falta de respeito e oportunidades dentro das organizações.

Muito já foi conquistado desde que as mulheres começaram a ocupar espaço no mercado de trabalho. No entanto, essa ainda é uma batalha diária a ser travada tanto por aquelas que estão em cargos de liderança quanto aquelas que ocupam posições mais baixas na hierarquia.

É preciso mudar a estrutura por trás de ações discriminatórias a que as mulheres são submetidas todos os dias. Ainda é comum que em entrevistas de emprego, as candidatas mulheres sejam questionadas a respeito de ter ou querer ter filhos, por exemplo. Um tema totalmente pessoal, que é tratado como um fator relevante para contratação.

Temas como equidade salarial entre gêneros, segurança para as mulheres em relação a diferentes tipos de assédios e mais oportunidades de crescimento ainda precisam ser amplamente discutidos e colocados em prática. Lideranças femininas representam crescimento para as empresas e dessa forma devem ser colocadas na pauta do dia. 

Gostou do artigo? Você conhece outro diferencial de uma líder mulher? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010