Limpeza e Higiene no ambiente de trabalho: impactos e benefícios

sala com mesas e computadores

Inúmeros fatores influenciam o trabalho dos profissionais de uma organização, a limpeza e higiene são alguns deles. / Copyritgh: Bulatnikov

São inúmeros os fatores que influenciam o desempenho dos profissionais de uma empresa. A temperatura do ambiente, a organização, o barulho, o espaço, assim como a limpeza e higiene do local de trabalho, exercem influência sobre a produtividade dos colaboradores.

A higiene refere-se a técnicas e métodos como, limpeza, conservação e cuidados que, quando implementados, evitam doenças. As pessoas passam horas seguidas no ambiente de trabalho e um único espaço pode ser dividido entre inúmeros profissionais. Por conta disso, implementar a higiene e seus métodos em tais locais é fundamental, especialmente após a pandemia do novo coronavírus. 

Um ambiente de trabalho limpo, além de favorecer a saúde e necessidades fisiológicas dos indivíduos, como mostra a base da pirâmide de Maslow, beneficia o desenvolvimento, a conduta e a alta performance da empresa.

Ao trabalhar em um local que promove o bem-estar, os colaboradores se sentem motivados e exercem suas funções de forma eficaz. Além disso, a limpeza do espaço previne acidentes e garante a manutenção dos equipamentos da organização.

Problemas causados pela falta de limpeza no ambiente de trabalho

A pandemia do novo coronavírus nos ajudou a entender mais claramente o quanto a higiene é o pilar da saúde. Dessa forma, não há como ignorar a relevância de manter a limpeza e a ordem no ambiente corporativo, pois é acima de tudo um ambiente coletivo. 

A simples falta desse cuidado no ambiente pode ser responsável por gerar uma série de complicações de saúde. Desde problemas respiratórios, como rinites e sinusites (devido ao pó), até a transmissão de doenças virais.

Além da questão pontual da saúde física, devemos nos atentar para a queda da qualidade do ambiente. Estar em um local sujo e sem organização gera uma sensação de angústia. Não subestime o poder que um sistema de arrumação pode ter para impulsionar a produtividade dos colaboradores. 

Um local de trabalho com escassez de limpeza e higiene pode causar problemas, tanto para a empresa quanto para os profissionais. Saiba quais podem ser esses problemas:

– Proliferação de doenças infecciosas e degenerativas;

– Queda na qualidade de vida dos colaboradores;

– Minimização da produtividade;

– Deterioração dos equipamentos e materiais;

– Queda na motivação;

– Enfraquecimento da higiene pessoal dos profissionais;

– Depreciação dos produtos/serviços;

– Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores.

Limpeza e higiene no ambiente de trabalho: responsabilidade coletiva 

Para que o ambiente de trabalho esteja sempre limpo e higiênico, todos devem colaborar com a sua manutenção. Isso não significa que todos os dias a empresa deve se mobilizar para realizar faxinas. A higiene e arrumação do espaço devem sim ser feitas diariamente, mas através de pequenas ações que são capazes de influenciar o resultado como um todo. 

Nesse sentido, o método 5s é eficaz para manter a limpeza e ordem do ambiente de trabalho. A seguir iremos explicar com mais detalhes o que ele é e quais são as suas bases. O programa 5s pode ser uma excelente aposta para os ambientes organizacionais que precisam ser organizados. 

Método 5s

Esse método se baseia na ideia de que o empenho de todos pode melhorar o ambiente de trabalho, auxiliando no desenvolvimento da organização. A filosofia de base dessa metodologia nasceu no Japão, no período pós-Segunda Guerra Mundial. O país enfrentava sérias dificuldades econômicas e no âmbito da qualidade de vida dos habitantes.

O método 5s foi criado e implementado no meio industrial junto ao Sistema Toyota de Produção. Nesse recorte histórico, era essencial para o Japão conseguir otimizar ao máximo a sua produção com o mínimo de investimento. Era crucial eliminar os desperdícios. 

Em linhas gerais, o 5s é uma solução do pensamento Lean que diz respeito à cultura organizacional no âmbito profissional e pessoal. O nome “5s” se deve ao fato de que as 5 palavras-base da metodologia, em japonês, começam com a letra “s”. 

Os sensos do 5s permitem tornar o ambiente de trabalho mais adequado à produtividade. Confira mais detalhes sobre os 5s do método. 

O 5s consiste em:

1º S Seiri – Senso de Utilização

Esse senso diz respeito a separar o útil do inútil. O que é inútil deve ser eliminado, enquanto aquilo que ainda tem utilidade deve ser remanejado para um setor que melhor lhe aproveite. 

2º S Seiton – Senso de Ordenação

Esse senso se baseia na ideia de que cada coisa deve ter seu lugar. Uma vez que há lugares definidos para os objetos, é necessário mantê-los guardados corretamente. A comunicação visual é uma grande aliada. 

3º S Seisou – Senso de Limpeza

Esse senso tem como foco manter o ambiente de trabalho devidamente limpo. O ideal é procurar sujar o mínimo possível. Também se deve buscar a eliminação das fontes de sujeira. Tanto a limpeza quanto a sua manutenção contribuem para reduzir danos e perdas. A ideia não é apenas fazer limpezas pontuais, mas desenvolver um sistema que favoreça a manutenção da limpeza. 

O ato de limpar deve ser parte da rotina de trabalho do colaborador. Ou seja, o profissional deve manter o seu setor limpo, bem como ajudar na higiene dos espaços comuns, como, descobrir e eliminar focos de sujeira, evitar poluir a empresa, preservar materiais e equipamentos, etc.

4º S Seiketsu – Senso de Padronização (ou de Saúde)

O foco desse senso está em manter o ambiente de trabalho favorável à manutenção da saúde física e mental. Isso significa que os colaboradores devem se sentir satisfeitos com o ambiente em que estão inseridos.

Um ambiente organizado, que possui apenas o útil e que é limpo, estimula as pessoas a se sentirem mais motivadas. Basicamente, esse senso reflete os ganhos obtidos com os três primeiros. 

5º S Shitsuke – Senso de Autodisciplina

Esse senso tem como foco a promoção da conscientização, afinal o 5s é uma cultura. Ela precisa ser compreendida para que possa ser devidamente cumprida pelos participantes. O programa 5s somente será eficiente se todos estiverem comprometidos com as mudanças. 

Ações para manter o ambiente de trabalho limpo

Outras medidas podem ser tomadas para que todos possam ajudar na arrumação e higiene da organização, tais como:

– Manter as áreas comuns da empresa livres de itens como caixas, ferramentas e materiais desnecessários;

– Estipular um local adequado para fazer a armazenagem desses itens;

– Não comer na mesa de trabalho, evitando, assim, a proliferação de germes e insetos;

– Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho;

– Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados.

Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho

Desorganização e falta de limpeza são grandes barreiras para a produtividade. Como se sentir criativo e impelido a produzir se tudo o que o cerca é o caos? Basta pensar em como as pessoas se sentem em ambientes bagunçados. Geralmente, se tem uma sensação ruim causada pelo fato de parecer que está tudo fora do seu lugar. 

Também não podemos ignorar que a limpeza é determinante para a higiene do ambiente de trabalho. Após termos enfrentado anos de uma pandemia em que lavar as mãos se mostrou essencial, fica mais fácil entender o papel da higiene para a nossa saúde.

Mais do que a conservação da limpeza é importante adotar novos hábitos de higiene como, por exemplo, ter álcool em gel disponível nos diferentes ambientes organizacionais. 

A arrumação, limpeza e higiene da empresa traz vantagens tanto para a mesma, como para seus profissionais. Confira a seguir alguns dos principais benefícios: 

– Favorece a qualidade de vida e saúde do quadro de colaboradores;

– Aproveita de forma eficaz o local de trabalho;

– Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo;

– Promove a melhora do relacionamento interpessoal entre os colaboradores;

– Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados na organização;

– Facilita a localização dos equipamentos e materiais;

– Gera conscientização e disciplina;

– Minimiza os acidentes de trabalho;

– Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;

– Contribui com o meio ambiente;

– Auxilia na otimização do tempo;

– Promove a criatividade entre as equipes;

– Maximiza a alta performance e entrega de resultados.

A limpeza do ambiente de trabalho é um aspecto muitas vezes ignorado pelos colaboradores. Mas, se cada profissional tomar consciência da importância de tal ação e auxiliar na higiene e organização da empresa diariamente, resultados extraordinários, como saúde e qualidade do trabalho, serão alcançados.

E você, que medidas costuma tomar para ajudar na limpeza do seu local de trabalho? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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