Inteligência financeira – O que é e como desenvolver?

A pessoa inteligente financeiramente é aquela que conseguiu desenvolver a habilidade de lidar com suas próprias finanças de forma equilibrada

O ano de 2020 obrigou muitas pessoas a encararem de frente suas finanças. Isso aconteceu muito em decorrência de uma reação em cadeia, gerada pela pandemia de Covid-19. Muitas empresas foram pegas de surpresa com toda esta situação, e não viram outra saída, senão fechar as portas em definitivo. Com isso, profissionais de diversas áreas perderam seus empregos, o que impactou diretamente a vida financeira de todos eles.

Em nosso país, o tema educação financeira só começou a ganhar força nos últimos anos, sendo esta, ou seja, a falta de uma educação financeira eficiente, a verdadeira causa do sufoco que muitos brasileiros passaram em 2020. Por não sabermos administrar nossas finanças da melhor maneira possível, acabamos ficando perdidos, sem ter uma forma de arcar com as despesas, que não pararam de chegar, mesmo com a pandemia tirando o emprego de muitas pessoas. 

Muitos profissionais não contavam com uma reserva de emergência, para conseguirem, pelo menos por algum tempo, pagar suas contas. E foi aí que surgiu, com ainda mais força, a necessidade de que todos nós desenvolvêssemos a inteligência financeira, algo que contribui, de maneira intrínseca, para que lidemos melhor com o dinheiro que recebemos e com aquilo que gastamos. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre a inteligência financeira e como ela pode te ajudar a lidar com o seu dinheiro de forma ainda mais saudável, te convidamos a nos acompanhar nesta leitura e tirar todas as suas dúvidas sobre este tema. 

[php_everywhere instance=”2″]

O que é inteligência financeira?

Quando falamos em inteligência financeira, estamos falando de um conceito que vai além do fato de se ter dinheiro em conta. Isso porque de nada adianta ter dinheiro e não saber administrá-lo da melhor maneira possível. 

Neste sentido, a pessoa inteligente financeiramente é aquela que conseguiu desenvolver a habilidade de lidar com suas próprias finanças de forma equilibrada, mantendo a segurança financeira em seu momento presente e desenvolvendo a prosperidade para si no futuro. 

As pessoas que não têm uma inteligência financeira bem desenvolvida podem até mesmo ganhar bons salários. No entanto, elas vivem patinando em suas contas, sem saber exatamente o que fazer para direcionar o dinheiro que ganham rumo à conquista de suas metas e objetivos de vida. 

Para mudar esta realidade, ou seja, para fazer com que o dinheiro trabalhe a seu favor, o ideal é desenvolver a inteligência financeira, pois, a partir disso, as chances de que você alcance mais liberdade de ação, de que não trabalhe apenas em função de pagar despesas e consiga, verdadeiramente, realizar seus sonhos, aumentam de forma significativa. 

Como desenvolver a inteligência financeira?

Conforme dissemos acima, a inteligência financeira é uma habilidade. E sendo uma habilidade esta pode perfeitamente ser desenvolvida por todo e qualquer tipo de pessoa e profissional.

Sabendo disso, nos parágrafos a seguir vamos compartilhar com você um passo a passo, para que você desenvolva essa poderosa habilidade e tenha cada vez mais prosperidade em sua vida. Continue conosco e confira:

Analise com sinceridade seu orçamento

O primeiro passo que você vai dar em direção à uma vida financeira mais saudável é fazer uma análise sincera e minuciosa de suas receitas. Veja de que forma você gasta o que ganha. Verifique quais são seus principais gastos e se eles estão equilibrados e de acordo com aquilo que você ganha. 

Se não estiverem, o ideal é que você analise de que maneira pode reverter esta situação, para, enfim, começar a encaixar suas despesas dentro das receitas que recebe. 

Faça um alinhamento entre receitas e objetivos de vida

Depois de entender de que maneira o seu dinheiro é gasto, o segundo passo é começar a fazer um alinhamento entre o que você ganha e os sonhos que deseja realizar. Faça o seu dinheiro trabalhar a favor de suas metas e objetivos, listando aqueles que são de curto, médio e longo prazo. 

Depois disso, veja quanto precisa economizar e em quanto tempo você deseja alcançar cada uma de suas metas de vida. Ao fazer isso, você começa a direcionar seus esforços para as coisas que realmente importam, deixando de lado supérfluos, que drenam, não só o seu dinheiro, mas também a sua energia.

Mude hábitos prejudiciais

Outro passo importante para o desenvolvimento da inteligência financeira é a mudança de hábitos prejudiciais. É claro que nós sabemos que nada acontece do dia para a noite, ou seja, ninguém deixa velhos hábitos de lado, de uma hora para outra. No entanto, nós sabemos que com persistência, é sim possível gastar de forma mais inteligente e segura. 

Sendo assim, sempre que tiver vontade de comprar algo por impulso, ou de gastar, sem limites, com alguma coisa que não lhe trará benefício nenhum a longo prazo, pense duas vezes e veja de que forma isso prejudicará a sua vida financeira. Ao fazer este exercício, você se torna alguém mais inteligente financeiramente e direciona suas ações para aquilo que verdadeiramente importa e vai te fazer feliz na essência, que é a conquista de seus sonhos. 

Comece a investir

Outra forma de lidar com seu dinheiro de forma inteligente é fazê-lo render. Para isso, o que você deve fazer é começar a estudar as melhores formas de realizar investimentos. Veja quais são os mais rentáveis, os mais seguros, quais os riscos envolvidos em cada um, e, principalmente, quais se adequam melhor aos objetivos que você deseja alcançar em sua vida. 

Fazendo isso, você começa a se preparar para se tornar um investidor e fazer, em definitivo, o dinheiro trabalhar para você e não o contrário. 

O que você achou deste tema? Gostou de saber mais sobre inteligência financeira? Deixe seu comentário e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários. 

Imagem: Por Rawpixel.com

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010