Kaizen – Qual sua origem e como aplicar?

Palavra Kaizen

Veja quais são os benefícios que o método Kaizen pode proporcionar para a sua empresa.

O método Kaizen foi criado no Japão durante os esforços para reconstruir o país após a Segunda Guerra Mundial. Na época, diversos especialistas em negócios dos Estados Unidos trabalharam em conjunto com os japoneses para melhorar os processos das fábricas.

Uma das técnicas de gestão desenvolvidas nessa época foi a Kaizen, que é conhecida pela sua aplicação na fábrica da Toyota. Por envolver pequenos passos e ter uma abordagem com custo e risco baixos, o método é utilizado até hoje por muitas empresas.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é Kaizen?

O nome Kaizen é formado por duas palavras em japonês, que são: kai (melhoria) e zen (benéfico). Assim, representa a ideia de melhoria contínua, de buscar sempre o aperfeiçoamento.

Kaizen é, ao mesmo tempo, uma filosofia e um plano de ação. De acordo com o método, o foco está na construção de uma cultura empresarial que envolva ativamente todos os funcionários. Eles não apenas contribuem dando sugestões, mas também implementando as melhorias propostas.

Todos são incluídos, independentemente de nível hierárquico, o que inclui desde o gestor até os colaboradores que compõem a linha de montagem. O objetivo é alcançar melhorias para o processo de produção em conjunto.

O método é baseado em cinco tópicos, que são:

  • Trabalho em equipe;
  • Disciplina pessoal;
  • Moral elevada;
  • Círculos de qualidade;
  • Sugestões para melhorias.

A partir deles, surgem mais três fatores:

  1. Eliminação de desperdícios e de ineficiência;
  2. Estrutura 5S para uma boa administração;
  3. Padronização.

Princípios do método Kaizen

O método Kaizen possui dez princípios que devem ser considerados ao implementá-lo, tanto em empresas quanto na vida pessoal, acompanhe.

  1. Abandone as suposições, evitando desperdiçar tempo com o que não é concreto.
  2. Permaneça proativo na resolução de problemas. Em vez de se lamentar, identifique como pode agir.
  3. Não aceite o status quo, enxergue além das aparência, busque informação.
  4. Deixe de lado o perfeccionismo, lembre-se sempre que feito é melhor do que perfeito.
  5. Conforme encontrar erros, procure soluções.
  6. Construa um ambiente onde todos sintam que podem contribuir.
  7. Não aceite problemas óbvios, pergunte “por que” quantas vezes forem necessárias para chegar à causa raiz do problema.
  8. Reúna informações e opiniões de muitas pessoas diferentes para obter novas visões.
  9. Seja criativo e busque soluções de baixo custo, fazer pequenas melhorias pode gerar grandes benefícios.
  10. Nunca pare de realizar melhorias.

Benefícios do método Kaizen para uma empresa

Veja, a seguir, quais são os benefícios que o método Kaizen pode proporcionar para a sua empresa.

Colaboradores satisfeitos

No método Kaizen há um grande empenho para incentivar o trabalho em equipe e a mudança. O fato de todos serem encorajados a contribuir e verem os resultados de suas sugestões faz com que os colaboradores fiquem satisfeitos. Através da satisfação, têm a motivação fortalecida para se dedicarem cada vez mais às suas funções.

Melhor aproveitamento dos recursos

A metodologia se concentra em aperfeiçoar os produtos através da melhor utilização dos recursos atuais, o que inclui principalmente a equipe, para alcançar melhorias de forma contínua. Fazendo pequenas alterações regularmente, não é preciso se preocupar com mudanças massivas ou investimentos caros para obter as vantagens desejadas.

Mais segurança

À medida em que melhorias são realizadas em uma empresa e em seus processos, a segurança é aumentada naturalmente. A simples ação de manter a área de trabalho limpa e organizada faz com que o ambiente se torne mais seguro para os colaboradores.

Maior eficiência

Ao seguir os princípios do Kaizen, uma empresa terá áreas de trabalho bem planejadas, eliminando processos ou ações que sejam desnecessárias. O método também preza para que os funcionários recebam treinamento adequado para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Grandes benefícios através de pequenas mudanças

Dar uma série de pequenos passos, além de mais acessível e fácil para os funcionários, garante que as mudanças alcançadas possam ser sustentadas. São ações realizadas de maneira prática e que podem resultar em grandes mudanças e melhorias na qualidade, eficiência, segurança e produtividade.

Dicas para implementar o método Kaizen na sua empresa

Se deseja aplicar os princípios Kaizen de melhoria contínua na sua empresa, considere as dicas a seguir.

1. Conte com a participação e empenho de todos

Como pudemos ver ao longo do artigo, o método Kaizen precisa da participação de todos para trazer os resultados esperados. Cada indivíduo deve ter consciência da sua importância para o sucesso da empresa. Os líderes possuem um papel decisivo nesse sentido, porque é deles a responsabilidade de inspirar e motivar os seus liderados.

2. Garanta que todos compreendam o método

De nada adianta que apenas gestores e líderes conheçam e entendam o método. Para que todos permaneçam engajados, eles precisam compreender o sentido por trás de cada ação. Garantir que os funcionários entendam a história e a filosofia do Kaizen ajudará a sustentar uma cultura forte de melhoria contínua.

3. Capacite os colaboradores

Oferecer treinamentos para os colaboradores é mais uma ação importante para conseguir bons resultados através da aplicação do Kaizen. Afinal, é a equipe que irá aplicar as ações necessárias no dia a dia. Nesse sentido, os funcionários precisam estar preparados e com as habilidades necessárias bem desenvolvidas.

4. Concentre-se em pequenas mudanças

Como mencionado ao longo do artigo, o método Kaizen prioriza as pequenas mudanças. Nesse sentido, em vez de se atentar apenas a coisas grandiosas, é necessário observar detalhes dos processos que possam estar passando despercebidos. Eliminar uma etapa desnecessária pode resultar em grandes ganhos em produtividade e redução de custos.

5. Registre as mudanças para acompanhar o desempenho

É fundamental que toda a empresa consiga acompanhar o próprio desempenho. Fazer registros permite que sejam identificadas as áreas em que os esforços estão funcionando, ou não, para que se possa tomar decisões estratégicas sobre melhorias futuras. É assim que gestores e funcionários saberão se estão no caminho certo ou se precisam alterar algum ponto em seu planejamento.

O processo para implementar o Kaizen em uma empresa necessita de um compromisso de longo prazo com uma série de esforços e melhorias. Construir uma mentalidade de melhoria contínua na organização requer empenho e prática diária. Com o tempo, será possível sentir o aumento da eficiência, produtividade e qualidade das operações.

Você já conhecia o método Kaizen? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para amigos que possam se interessar pelo assunto!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010