O que é uma relação ganha-ganha?

Negociação ganha-ganha

Veja como é estabelecido a relação ganha-ganha.

A relação ganha-ganha está se tornando cada vez mais empregada no universo corporativo. Já existe o entendimento de que construir parcerias é a estratégia mais inteligente para o crescimento do mercado como um todo.

A competição entre as companhias está sendo deixada em segundo plano para o fortalecimento de todas. Continue lendo para entender melhor no que consiste essa relação.

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Afinal, o que é a relação ganha-ganha?

Visando melhorar os negócios, muitas empresas vêm apostando no estabelecimento de parcerias. Já se reconhece que a competição leva as transações comerciais ao desequilíbrio e, consequentemente, a uma relação de ganha-perde. É positivo para todos os envolvidos se comprometer a buscar alternativas para alcançar resultados mais satisfatórios.

Basicamente, na relação ganha-ganha ninguém perde, pois como o nome indica, o objetivo é que todos saiam ganhando conforme os seus interesses. O resultado positivo para todos é alcançado através de um relacionamento colaborativo com o objetivo do crescimento mútuo. A comunicação clara e o compartilhamento de opiniões é determinante para alinhar os interesses de todos. 

Relação ganha-ganha: como é estabelecida?

Como mencionamos acima, a relação ganha-ganha é uma ótima alternativa para estimular o crescimento de mercados. Quando há o crescimento de um segmento todos os envolvidos saem ganhando. 

No entanto, se comprometer em uma estratégia benéfica para todos pode ser um tanto quanto desafiador. Para quem tem dúvidas a respeito da mecânica desse tipo de relação, criamos um verdadeiro guia para iniciar essa negociação. 

1. Confiança é a base

Para que empresas estabeleçam entre si um relacionamento, é essencial que tenham confiança plena em todas as etapas do processo. A confiança é um elemento que deve estar presente desde o início da negociação. Todos os envolvidos devem estar dispostos a cumprir com o acordo sem restrições para as regras. 

Sendo assim, nas reuniões de negociação é essencial que sejam apresentadas todas as expectativas e condições. Nada deve ser surpresa para nenhuma das partes em nenhuma etapa da negociação ou da execução da parceria. O objetivo deve ser sempre o de reduzir ao máximo o risco de problemas no futuro. 

2. Diálogo aberto e franco

É natural no começo do processo de negociações adotar uma postura mais reservada. Afinal, ninguém deseja revelar seus pontos fracos e assim perder a vantagem que possui.

No entanto, quando se trata da relação ganha-ganha é fundamental criar um ambiente de diálogo aberto e franco. Todos devem sair ganhando, então todos devem estar a par de todas as situações e condições.

A partir do momento em que as partes têm seus pontos de vista colocados em pauta, expressam suas necessidades. Em um ambiente de comunicação mais clara, todos compreendem os pontos dos demais e assim fazem algumas concessões. 

Para que uma relação em que todos ganham seja alcançada, é preciso que todo mundo abra mão de algum ponto. No fim das contas, uma boa conversa é o suficiente para resolver grande parte das questões.

3. Entendimento das diferenças

Cada empresa possui suas próprias características e peculiaridades que precisam ser consideradas no âmbito de negociação. Essas diferenças criam impactos diferentes para cada decisão tomada dentro da relação ganha-ganha.

Todos os envolvidos devem se atentar para esse fato, de maneira a encontrar um método que contemple o melhor para todas as partes.  

Para que fique mais claro, daremos como exemplo a relação entre uma empresa do ramo alimentício e um dos seus fornecedores. A companhia precisa manter seu estoque devidamente abastecido.

Por sua vez, o fornecedor precisa manter o fluxo de caixa mais curto, isto é, reduzir o prazo de recebimento. Para que essa relação seja de ganha-ganha, é imprescindível que seja encontrado o equilíbrio em que ambas as partes se beneficiem. 

4. Tudo deve ser registrado

Quando a negociação da relação ganha-ganha chega ao fim, é necessário firmar um contrato. Nesse documento devem constar quais são as obrigações e direitos de cada uma das partes.

É importante mencionar que cada gestão corporativa tende a identificar comportamentos distintos como sendo de má-fé. O atendimento de prazos e respostas rápidas para problemas estão dentre os tópicos mais valorizados no momento de fechar um contrato. 

A credibilidade deve ser construída tanto pelos seus critérios quanto pelos critérios da outra parte. Mais uma vez ressaltamos o quanto é necessário trabalhar com uma comunicação clara e transparente. A troca de informações e de pontos de vista enriquece essa relação que se torna também de ganho de conhecimento.

5. Avaliação

Todo e qualquer processo deve ser avaliado para que seja possível determinar se ele está sendo ou não positivo. A relação ganha-ganha estabelecida com parceiros da sua empresa também precisa passar por constantes avaliações. O que se deve observar é se realmente todas as partes estão ganhando e se todas estão contribuindo para o resultado.

Pode acontecer de sua empresa estar ganhando, mas estar cedendo mais do que os parceiros. Se for essa a realidade da situação, é interessante analisar se mesmo assim é positivo para sua companhia se manter nessa relação. Tudo depende do quanto os ganhos estão impactando para o crescimento corporativo.

Caso sua análise leve à compreensão de que os ganhos não estão suprindo o tanto que se está cedendo, chega o momento de uma nova avaliação. O ponto a ser questionado diz respeito a manter o acordo previamente estabelecido com os parceiros, mas sob novas condições.

Lembre-se de que numa relação ganha-ganha há espaço para diálogos, porém, saiba que não será possível mudar as regras sem uma boa rodada de negociações.

Relação ganha-ganha e fornecedores

De maneira geral, a relação ganha-ganha se estabelece entre empresas e seus fornecedores. As duas partes podem crescer ainda mais se trabalharem juntas, observando as necessidades de cada uma. Em um mercado extremamente competitivo, toda vantagem que se obtém é um passo mais próximo do sucesso.

Então, saiba que vale a pena negociar com seus fornecedores para chegar a melhores soluções para os problemas de ambas as partes. De uma negociação às claras pode sair um excelente plano de negócios para o futuro. 

Sua empresa já trabalha com a relação ganha-ganha com parceiros? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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