Processo Empresarial: entenda o que é o conceito e a importância em seu gerenciamento

processos empresariais

Tudo sobre o processo empresarial e seus resultados na prática

Para que você compreenda o que verdadeiramente significa processo empresarial, tente visualizar uma fábrica de carros, por exemplo, nela existem diversos profissionais que executam suas funções e claro, cada uma delas é extremamente importante para a entrega final do produto. Todas as etapas, fazem parte e estão fortemente ligadas ao processo empresarial que a organização possui.

É extremamente importante entender que esse processo é contínuo e muitas vezes repetitivo, essa é a primeira informação que você precisa saber sobre processo empresarial. Posteriormente, você verá que esse processo se dá por uma série de sequências que são adotadas pela empresa, para que ela alcance todos os resultados desejados.

Em poucas palavras, o processo empresarial é basicamente a união de todas as etapas que uma empresa estabelece para que ela consiga chegar a um resultado que deseja.

Pense por exemplo, em um objetivo relativamente “comum” para uma empresa: aumentar o número de vendas. Agora pense nas etapas que toda a organização precisa seguir até que esse objetivo seja cumprido:

  • Talvez algumas boas estratégias de marketing?
  • Um atendimento diferenciado?
  • A forma como o produto ou serviço é entregue?
  • Um pós-venda?

Tudo isso faz parte do processo empresarial que a própria empresa irá definir. Todos os passos desde a primeira interação com o cliente, até o momento em que ele chega a loja para formalizar a compra de um produto ou serviço, está dentro do processo empresarial.

Veja algumas das categorias que selecionei para que você possa conhecer ainda mais o processo empresarial:

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Processo de negócios

São atividades ou tarefas estruturadas e conexas que produzem um serviço ou produto para os clientes ou para um cliente particular da organização em questão.

Processos organizacionais

São processos centralizados dentro da empresa, que auxiliam no funcionamento coordenando diversos subsistemas da mesma, buscando sempre uma excelente performance geral. Está sempre garantindo um apoio aos processos de negócios.

Processos gerenciais

São processos com foco nos gerentes e em suas relações. Para esses processos, abrangem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Cada categoria se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional.

Com base nisso, entenda qual é a verdadeira importância do processo empresarial para uma empresa.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

A importância do processo empresarial para uma organização:

O ideal é que todos os processos empresariais sejam muito bem desenhados e elaborados, isso se deve por conta da redução de custos para a empresa. Todas as operações se tornam ainda mais assertivas e os erros são minimizados quando os processos são bem definidos.

Outro ponto positivo de elaborar assertivamente o processo empresarial de uma organização, está no aumento da produtividade, e qualidade dos serviços que a empresa e as equipes vão entregar ao cliente final. Deixando-os ainda mais satisfeitos, o que pode aumentar a chances de um marketing boca a boca, que é quando um cliente indica a sua marca/empresa para outras pessoas.

Quando o processo empresarial possui fluxos bem definidos e uma gerência competente, a empresa tem a chance de crescer significativamente, além de estar mais preparada para acolher de maneira extraordinária aos seus clientes; deixando seus concorrentes sem “armas para contra-atacar”.

Se o que você precisa saber para aplicar o processo empresarial na sua empresa, é apenas quais benefícios o mesmo oferece; saiba que além de todos os benefícios citados anteriormente, ainda temos a benfeitoria de poder acompanhar tudo o que é realizado, dentro e fora da empresa, em pequena, média ou grande escala. Além de também ser possível utilizar melhor os recursos e investir em ferramentas que aceleram e facilitam os objetivos da empresa como um todo.

Agora que você compreende qual é o papel do processo empresarial, comece aplicando essa estratégia em sua empresa, o quanto antes. Aproveite para deixar um comentário no espaço abaixo, e se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:435601183 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nicoelnino

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63