8 Erros mais comuns no Marketing Digital e como evitá-los

Notebook aberto com texto Marketing digital escrito

Confira os erros mais comuns do marketing digital.

O marketing digital demanda um longo e elaborado processo para ser realizado. Diferentemente do que se costuma pensar, é uma atividade de grande complexidade e que, como tal, pode levar a alguns erros. No artigo a seguir iremos abordar os erros mais comuns e como evitá-los, direcionando as estratégias da sua empresa ao sucesso.

[php_everywhere instance=”2″]

Marketing Digital: conheça os 8 erros mais comuns e como evitá-los

As estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento no mercado altamente competitivo atual. Por se tratar de uma atividade tão complexa e ampla, pode gerar alguns erros ao longo do percurso. Confira abaixo os 8 principais erros e como evitá-los. 

1. Falta de planejamento

Uma estratégia de marketing nada mais é do que um plano de ações que devem ser detalhadamente descritas. Cada passo deve estar devidamente especificado, explicando assim por que será realizado.

O planejamento é fundamental para que as ações de marketing digital sejam consistentes e coerentes com a realidade do mercado. Contudo, a falta de planejamento é um dos erros mais comumente cometidos por diferentes empresas. 

A melhor forma de evitar que esse erro aconteça é basear todas as ações de marketing digital em um planejamento detalhado. Os planos devem descrever todas as etapas em detalhes de forma que possam ser devidamente realizados. 

2. Desconhecimento do público-alvo

A falta de conhecimento do público-alvo é um erro grave tanto no âmbito do marketing digital quanto da gestão do empreendimento. Os produtos e/ou serviços da sua companhia devem ser pensados para esse público. Afinal, se não se sabe qual é o perfil desse público, como entregar algo satisfatório? 

Sendo assim, é fundamental investir em pesquisas e ações específicas no sentido de mapear o público da sua organização. A partir desse trabalho será possível desenvolver uma comunicação mais eficiente que contribuirá para efetivar as vendas. Construir uma persona é uma excelente estratégia para ter uma maior aproximação com seu público. 

3. Manter o foco somente nas redes sociais

As redes sociais têm grande importância para a construção de um marketing digital efetivo. No entanto, não basta focar somente nesses perfis para ter uma estratégia de sucesso no mercado. Um bom site e blog são peças importantes para desenvolver uma relação mais consolidada com seu público. Nesses espaços é possível desenvolver conteúdos mais relevantes e marcantes. 

Cada canal digital tem suas particularidades e sua forma de chegar ao público. Por isso é tão essencial contar com um leque variado de ferramentas. Logo, as empresas não devem cair na armadilha de direcionar todos os esforços apenas para o gerenciamento das redes sociais. O ideal é entender quem é o público da sua empresa e quais são os canais que levam a uma comunicação mais eficiente. 

 4. Não investir no desenvolvimento de um bom site

No tópico acima mencionamos o quanto é importante diversificar os canais digitais de comunicação com seu público. Seguindo nessa linha de raciocínio, ressaltamos que é importante investir em um bom site para potencializar o alcance da sua empresa no mercado. O site corporativo deve apresentar boa performance e ser otimizado por profissionais qualificados.

Para ter o site do seu empreendimento nas primeiras páginas de resultados dos principais buscadores é fundamental que ele esteja otimizado. Esse é o tipo de investimento que oferece grande retorno. Lembre-se de que o site é o único ambiente da internet que você pode realmente chamar de seu. 

5. Não ter uma produção de conteúdo frequente

Ter um site devidamente otimizado é essencial para conquistar os primeiros lugares nos resultados dos buscadores. Contudo, não adianta muito ter um site bem desenvolvido se não há uma produção de conteúdo frequente e focada em qualidade. É a combinação dessas duas características. bom desenvolvimento e conteúdo de qualidade. que coloca um site dentre os primeiros resultados. 

As pessoas estão cada vez menos tolerantes com propagandas e sempre que podem evitam vê-las. Nesse contexto, é imprescindível que sua empresa invista na produção de conteúdo para conseguir estabelecer uma comunicação efetiva com o seu público. Os potenciais consumidores da sua marca desejam ter suas dúvidas solucionadas e as suas dores resolvidas. É a partir de uma produção de conteúdo efetiva que as pessoas se lembrarão da sua marca. 

6. Subestimar o poder de conversão do e-mail

Outro erro bastante recorrente do marketing digital é o de subestimar o poder de conversão do e-mail. Algumas pessoas insistem em propagar a frase “o e-mail morreu”, contudo, ela não é uma realidade no âmbito do marketing.

Certamente, o e-mail perdeu um pouco do seu espaço enquanto ferramenta de comunicação direta entre as pessoas. É muito mais rápido mandar mensagens por aplicativos como o WhatsApp. Porém, para os objetivos do marketing digital, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais efetivas.

Os smartphones tornaram possível que as pessoas tenham seus e-mails na palma da mão. Por sua vez, a otimização dos sites permite enviar links por e-mail que serão acessados nos dispositivos móveis, sem prejuízo de qualidade de imagem. Logo, a sua empresa pode ter ótimos resultados investindo em uma estratégia baseada no envio de e-mail marketing.

7. Não acompanhar os resultados

O acompanhamento dos resultados das diferentes atividades realizadas pelo marketing digital é essencial para construir novas estratégias ainda mais sólidas. Quando uma empresa deixa de acompanhar os resultados permite que pontos de melhoria escapem. Se há grande esforço para idealizar e colocar em prática uma ação, por que não monitorá-la? 

O ideal é que, antes de iniciar uma estratégia, a equipe tenha o sistema de avaliação devidamente pensado. Os indicadores a serem observados devem ser listados antes de iniciar o trabalho efetivamente. 

8. Não usar os resultados para melhorar

Se não acompanhar os resultados é um erro, não utilizar os resultados para melhorar também é. Algumas empresas acompanham os resultados de suas atividades, mas não utilizam essas observações para entender como desenhar estratégias mais fortes para o futuro. A partir dessa avaliação é possível ter insights para se destacar futuramente. 

Então, é importante que o setor de marketing tenha um momento para fazer essa análise dos resultados. A partir da compreensão dos erros e acertos é possível definir novas estratégias para o futuro.

Gostou de saber quais são os erros mais comuns do marketing digital e como evitá-los? Comente abaixo!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010