Confira 9 dicas de como aumentar a autoestima feminina

Autoestima Feminina Dicas para aumentar a Autoestima Feminina

 

Hoje eu quero falar com você, mulher. Conte-me, querida pessoa, como você se vê atualmente? Você está satisfeita com a sua própria imagem? Com o que tem feito? Como está a sua autoestima? Para a Psicologia, a autoestima é algo importante para os indivíduos, pois ela é a avaliação que a pessoa faz sobre si mesma. Isso se reflete em nossa personalidade, nas nossas relações e em todos os campos da nossa vida, seja pessoal ou profissional.

Por ser uma avaliação do indivíduo sobre si mesmo, quando falamos em autoestima falamos de algo extremamente particular. Apesar disso, é possível trilhar um caminho que te leve a descobrir o mulher incrivelmente iluminada que você é. 

Portanto, se você quer aumentar a sua autoestima, confira as dicas que separei especialmente para você, querida pessoa.

9 dicas para você aumentar a sua autoestima

Antes de compartilhar dicas que considero importantes para que você desenvolva a sua autoestima, quero que você, a partir de agora, conecte-se com você mesma, com o que há de melhor na sua essência e lembre-se sempre disso nos momentos em que não se achar merecedora de algo em sua vida. 

Tenha a plena consciência do ser incrível que é e siga em frente, fortalecendo-se diariamente, para que assim todos os seus sonhos e desejos se realizem com plenitude. 

  • Desenvolva o seu autoconhecimento

Ninguém ama o desconhecido. Ninguém consegue lidar com aquilo que não conhece. Como amar a si mesma sem ao menos conhecer a sua própria essência? Impossível! Por isso, busque descobrir quem você é. Reconheça suas qualidades, seus valores, sua missão, e até mesmo seus pontos de melhoria. 

Reconheça-se como alguém que possui potencial para expandir os horizontes, ampliar as habilidades, compartilhar coisas boas com quem está ao redor. Desenvolver o autoconhecimento é o primeiro passo para ter uma relação de amor duradoura com alguém muito especial: VOCÊ MESMA!

  • Trabalhe a sua autoconfiança

Quando uma mulher não confia em si mesma, ela, com certeza tem a autoestima verdadeiramente comprometida. Além disso, essa falta de autoconfiança dificulta o desenvolvimento de uma relação saudável consigo mesma, interferindo, de forma negativa, em seu crescimento e no alcance de seus objetivos pessoais e também profissionais. 

A partir do momento que você se conhecer com profundidade, você será mais autoconfiante, pois saberá lidar melhor com o seu próprio eu, ou seja, passará a reconhecer o seu próprio valor e cada vez mais vai valorizar quem você é, orgulhando-se sempre da mulher que tem se tornado com o passar dos anos. 

  • Honre e respeite a sua própria história 

Você viveu momentos que te causaram dor. E essa dor pode ter gerado em você uma crença limitante. Não podemos mudar o passado, mas podemos dar a ele significados que podem tornar o nosso presente melhor. Honrar e respeitar a sua história é dar a estes momentos de dor vividos no passado um novo significado, extraindo as melhores lições dessas situações e aproveitando também os momentos de alegria, para tornar a vida mais leve e tranquila.

  • Pratique o autocuidado

A autoestima é fruto não só de fatores emocionais, mas também de fatores físicos. Por isso, é essencial que você pratique algumas ação de autocuidado, como dar atenção à sua saúde, tirar um tempo para olhar para si mesma, para fazer algo de que verdadeiramente goste, e que, com o passar do tempo, foi deixando sempre para depois, entre diversas outras formas que você acredite que vão te trazer de volta a alegria de viver e o orgulho de ser quem você é. 

Procure ler livros edificantes, faça uma viagem, se alimente bem, cuide da sua aparência como achar que deve cuidar. “Quem ama, cuida”, lembre-se sempre disso!

  • Esqueça os padrões

No item anterior falei sobre cuidar da aparência, entretanto, quem decide como fazer isso é somente você e mais ninguém. Por isso, aqui, a minha dica é que você esqueça e deixe de lado todo e qualquer tipo de padrão de beleza que lhe foi imposto ao longo de sua vida, pois eles são praticamente irreais e só servem para mexer com a autoestima de qualquer ser humano, principalmente das mulheres. 

Sendo assim, esqueça estes padrões e trabalhe a sua mente no sentido de lembrar-se sempre de nunca esquecer que você é uma mulher linda e MA-RA-VI-LHO-SA exatamente do jeito que é, independentemente do corpo que tem, do jeito como usa o cabelo, se passa maquiagem todos os dias ou não, se usa salto alto ou não, se optou por ser mãe ou não, entre diversos outras caixas que a sociedade tenta te colocar, mas que você só se encaixa se achar que deve.

  • Evite comparar-se

Este é um dos maiores bens que você pode fazer a si mesma. Digo isso, justamente pelo fato de que cada pessoa tem a sua trajetória, jeito de ser, forma de lidar com as situações e desafios do dia a dia, entre outros pontos, que torna cada mulher um ser verdadeiramente único e especial. 

Sendo assim, nada de achar que a colega de trabalho, ou a sua amiga, é melhor, mais bonita e bem-sucedida que você, já que você também é uma pessoa incrível, que merece aproveitar o melhor que a vida tem pra te oferecer. 

Comparações servem somente para te colocar para baixo. Dessa maneira, sempre que começar a se comparar com outra mulher ou com quem quer que seja, comece a pontuar suas qualidades, as melhores habilidades e competências que você tem, pois assim, você se lembrará do ser extraordinário que é e aumentará significativamente a sua autoestima. 

  • Cerque-se de pessoas que te fazem bem

Construir relações saudáveis é outra excelente forma de potencializar ainda mais a sua autoestima. Isso porque as pessoas que nos querem bem geralmente são as que recorremos quando precisamos de colo. São elas que vão te lembrar a mulher poderosa que você é, mesmo quando você estiver com dificuldades ou não estiver conseguindo se lembrar. 

Assim, tenha sempre por perto seus amigos, familiares, parceiro (a), entre outras pessoas com as quais você sabe que pode contar, não só nos momentos de dificuldades, mas também para celebrar a alegria e felicidade de terem uns aos outros. 

  • Empodere outras mulheres

Um problema pelo qual você pode estar passando ou já tenha passado, outras mulheres também podem estar enfrentando. Sendo assim, algo que você pode fazer por você e por estas mulheres é ajudá-las a trabalhar o seu próprio empoderamento. 

Mostre a elas, sempre que tiver oportunidade, que as admira, que tem orgulho da história que construíram com o passar do tempo, da força que tiveram e que têm para lutar por seus sonhos e objetivos, por não terem se deixado abater, apesar dos pesares, entre outros pontos, que as torna extraordinárias como são. 

Fazendo isso, quando você menos perceber, terá construído uma rede de mulheres que se ajudam e empenham-se em empoderar umas às outras a todo momento. 

  • Faça Coaching

Além de tudo isso que compartilhei até aqui, algo que você também pode fazer por si mesma e pelas mulheres que te rodeiam é investir em uma formação em Coaching, para aumentar ainda mais a sua autoestima. 

Através da melhor e mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC, você tem acesso a poderosos conhecimentos, bem como técnicas e ferramentas, que vão te ajudar a desenvolver o seu autoconhecimento, a sua autoconfiança, a honrar e respeitar a sua própria história, reconhecer o seu valor, entre outros pontos, essenciais para que você admire-se cada vez mais da mulher que é e do caminho que percorreu para se tornar este ser MA-RA-VI-LHO-SO!

Foi assim com a Helen Caetano e pode ser assim com você também!

Invista no seu autocuidado e na sua autoestima!

Agora me conte, querida mulher: como está a sua autoestima? Use o espaço abaixo para me contar a sua experiência, opinião e sugestão sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva e poderá ajudar outras mulheres, curta e compartilhe em suas redes sociais, para que assim você cumpra a sua missão de empoderá-las cada vez mais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 89223247 Aleksandr Markin – https://www.shutterstock.com/pt/g/mrmarkin

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010