Ócio Criativo – O que é e como implementar na sua rotina?

Colegas de trabalho fazendo uma pausa e se divertindo

Confira 5 dicas de como implementar o ócio criativo na sua rotina.

Como é o seu dia a dia? Você está sempre correndo acelerado de um lado para o outro? Se essa é a sua rotina, saiba que não precisa e nem deve ser assim. Para ser um profissional de excelência, é bem importante ter momentos do chamado ócio criativo. O equilíbrio entre cumprir suas obrigações e exercitar a sua criatividade é fundamental.

Siga a leitura para saber mais sobre o ócio criativo e como implementá-lo na sua rotina.

[php_everywhere instance=”2″]

Produtividade e vida pessoal 

Apresentaremos dois cenários possíveis de vida e você deve escolher aquele com que mais se identifica.

O primeiro cenário é o de uma pessoa que tenta produzir cada vez mais, realizando diversas tarefas até chegar à exaustão. No segundo cenário, temos um indivíduo que realiza todas as tarefas consideradas mais relevantes e depois disso descansa. Essa pessoa dedica parte do seu tempo a tarefas pessoais que são importantes para si mesmo. 

No segundo cenário, temos um perfil cada vez maior entre os profissionais. As pessoas estão percebendo o que significa de verdade ter um dia produtivo. Por que não terminar o trabalho às 15 horas e encontrar os amigos para um café no meio da tarde de uma quarta-feira? Se você, por algum momento, considerou que o indivíduo do segundo cenário é preguiçoso, saiba que precisa rever seus conceitos. 

Ócio não é negativo

Geralmente, quando alguém emprega a palavra “ócio” em uma frase, utiliza a conotação negativa. O conceito de ócio pode ser relacionado com ideias negativas, como preguiça, falta de gerenciamento do tempo ou procrastinação. No entanto, nem sempre ócio é algo negativo, por vezes é, inclusive, essencial para um bom desempenho profissional. 

O chamado ócio criativo é determinante para que os profissionais sejam mais felizes e realizadores em suas tarefas. Quanto mais feliz alguém está no seu trabalho, maior é a tendência de que os resultados obtidos sejam positivos. Contudo, é fundamental dizer que ócio criativo não quer dizer desperdiçar seu tempo não fazendo nada. 

Afinal, o que é ócio criativo?

Em linhas gerais, o ócio criativo é um tempo devidamente planejado para não se apressar e nem se sentir insatisfeito. É um momento em que o indivíduo não se sente oprimido por suas obrigações. Nesse período, não estamos fazendo e sim sendo algo. Trata-se de saber conciliar os momentos de trabalho e lazer, ter uma vida equilibrada. O ideal é não estar sobrecarregado em nenhum departamento. 

Basicamente, significa que o indivíduo precisa saber como separar os momentos de trabalho e aqueles dedicados à sua diversão. O conceito nasceu nos anos 2000, através de estudos realizados pelo sociólogo Domenico de Masi. 

A pesquisa de Masi revelou ser relevante adicionar atividades de descanso e lazer no meio da jornada laboral. É uma forma de ajudar o cérebro a produzir ideias novas. O ócio criativo ainda contribui para que os profissionais se tornem mais produtivos e motivados. 

Confira 5 dicas de como implementar o ócio criativo na sua rotina

Gostou da ideia de implementar o ócio criativo na sua rotina, mas não sabe como fazer? Continue lendo e confira 5 dicas que vão te ajudar nessa tarefa. 

1. Questione-se: preciso realmente fazer essa atividade?

A primeira dica para conseguir implementar o ócio criativo na sua rotina é se perguntar: “Preciso realmente fazer essa atividade?”. A ideia é não se sentir mais oprimido por uma lista sem-fim de tarefas. Tenha o hábito de se questionar a esse respeito diante de toda e qualquer tarefa. Nem tudo que está na sua lista precisa ser feito agora. 

Se,ao se questionar a resposta for um “não” absoluto, é possível simplesmente excluir a atividade da sua lista. Lembre-se do Princípio de Pareto (regra 80/20), que sugere que 80% dos nossos resultados são provenientes de 20% dos nossos esforços. 

O ideal é concentrar o seu foco e energia na realização de tarefas mais relevantes. Permita-se ignorar ou excluir atividades que não são importantes. Nem tudo precisa realmente ser feito nesse instante. 

2. Questione-se: outra pessoa pode concluir essa atividade? 

Você tem complexo de super-herói? Acha que consegue fazer tudo ao mesmo tempo agora? Essa é uma postura bastante perigosa para a sua qualidade de vida e para a qualidade do seu trabalho.

No início do dia, faça uma revisão da sua lista de atividades. Questione-se sobre a possibilidade de outra pessoa realizar algumas tarefas enquanto você faz o que é mais importante. Saiba delegar tarefas para liberar mais tempo para o seu ócio criativo.

3. Saiba lidar com a sua lista de tarefas

Tarefas importantes tendem a se tornar potencialmente assustadoras, sendo evitadas ao longo do dia. Essa é uma abordagem nada estratégica, pois, ao se concentrar em realizar essas atividades, você descobre que nem eram tão difíceis quanto pareciam. Procrastinar a realização delas pode ser bastante desgastante também e consumir tempo e energia que não temos sobrando. 

O ideal é iniciar o dia já realizando as atividades mais importantes para conquistar o sucesso na sua empreitada. Essa sugestão simples te ajudará a ter mais tempo para o seu ócio criativo e ainda deixará seu dia mais leve. 

4. Faça pausas diárias

O segredo para que a estratégia do ócio criativo funcione é entender quando seu dia está concluído e quando fazer pausas. Defina de forma clara quando o seu expediente termina e quais são os momentos em que pode fazer pausas. Tendo feito essa definição, basta segui-la sem se sentir culpado. Todo mundo merece um tempo sem fazer nada. 

5. Inclua o tempo livre na sua agenda

Nem todos os momentos da sua agenda precisam estar preenchidos com alguma atividade. O ideal é justamente o contrário, ter espaços ocupados por momentos ociosos. Programe com antecedência seus tempos de “inatividade” para não acabar cansado antes de chegar à conclusão das suas atividades.

Como o tempo ocioso será utilizado depende do que você deseja fazer para recarregar as suas energias. Você pode optar por ler, assistir televisão, meditar, observar as estrelas, enfim, o que desejar. O ócio criativo é uma forma de desfrutar a dádiva de estar vivo. 

Gostou de saber mais sobre o ócio criativo? Inclua esses momentos na sua rotina, lembrando-se sempre de prezar pelo equilíbrio.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010