Perguntas poderosas para a autorreflexão

Autorreflexão Autorreflexão – Entenda mais sobre o processo

O processo de autorreflexão é bastante relevante para que possamos evoluir enquanto pessoas. Olhar para si mesmo com sinceridade e observar o que pode ser melhorado contribui para que possamos nos manter em uma crescente de melhoria. No artigo a seguir você poderá conferir perguntas poderosas que te ajudarão nesse processo de autorreflexão.

Essas perguntas têm o objetivo de conduzir esse processo que demanda encontrar respostas qualificadas para quem se é. Também é uma forma de entender quem você quer ser no futuro. A partir dessas respostas, será possível elaborar um caminho a ser percorrido para alcançar essa evolução desejada. 

Autorreflexão: o que é e qual sua importância?

Antes de iniciar o processo de questionamento interno, é importante entender o conceito de autorreflexão. Trata-se de um exercício pessoal que auxilia na busca pelo autoconhecimento, contribuindo para que possamos compreender melhor a nós mesmos.

Ter a autorreflexão como parte da vida é fundamental para não se desconectar de si mesmo, que no fim das contas é a pessoa que mais deve importar. O desenvolvimento de habilidades como inteligência emocional e autoconfiança depende de fazer esse processo de autorreflexão constantemente.

Tenha em mente que a autorreflexão é fundamental para o crescimento como pessoa. Esse processo permite ter consciência a respeito de tudo o que você fez e como essas ações afetaram a sua vida.

A partir desse olhar para si mesmo, é possível entender quais atos foram impulsivos e como deixar de tê-los. Também é uma forma de evitar as decisões erradas que podem gerar uma série de consequências para você mesmo e para as pessoas que você ama.

Com a autorreflexão é possível desenvolver um senso de responsabilidade que será crucial para o bom andamento dos seus projetos, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Perguntas poderosas para a autorreflexão

Agora que apresentamos o conceito e a importância de fazer autorreflexão, chegamos às perguntas poderosas. Faça esses questionamentos a si mesmo para entender quem você é nesse momento e quem deseja se tornar. 

Quem eu sou?

Essa pergunta pode parecer bem complexa, mas se você mesmo não sabe quem é, quem poderá te dar essa resposta? Com o passar do tempo, essa questão se tornará mais fácil de responder. O ideal é que a resposta seja cada vez mais objetiva e clara. 

Qual é a minha missão de vida e propósito?

Aqui você vai avaliar quais são seus objetivos e qual é a sua maior missão aqui na terra, o motivo pelo qual acorda todos os dias. Quando você conhece o seu propósito, tem mais facilidade para planejar o seu futuro. Afinal, só podemos traçar um caminho se sabemos para onde estamos indo, certo? 

Quais são os meus valores?

Aqui você irá colocar em xeque quais fatores moldam o seu caráter, que te guiam como ser humano e o que você acredita. Trata-se de um ponto muito relevante para que possamos nos compreender e respeitar as pessoas que estão à nossa volta. Os valores são os traços que formam o seu caráter. 

Quais crenças guiam e limitam minha vida?

Ter crenças é algo positivo, mas você já parou para pensar em quais delas te limitam de alcançar seu potencial? Faça essa reflexão e coloque o resultado no papel. Entender suas limitações é determinante para saber como superá-las para ser quem você deseja ser. 

Quais são os meus diferenciais e pontos fortes?

O que você tem de diferente de todas as outras pessoas no mundo e por que isso te torna único? O que você faz de melhor e como isso pode te ajudar e às pessoas ao seu redor? São esses pontos que te levarão à conquista dos seus objetivos, quando você os conhece, pode aprimorá-los constantemente. 

Quais são os meus pontos que precisam de melhoria?

Após avaliar o que você tem de bom, é interessante pontuar o que não gosta tanto em si mesmo. Todos nós temos defeitos e isso é normal, mas é preciso conhecê-los e saber como transformá-los em coisas positivas. A autorreflexão se caracteriza por nos permitir evoluir, então use isso a seu favor para crescer melhorando os pontos que não são tão bons. 

Qual frase me define?

Qual frase você leu e ouviu que fez com que criasse uma grande identificação? E por que acredita que ela se encaixa tão bem com você? Reflita sobre isso!

Como quero estar daqui a 5, 10 e 20 anos?

Essa projeção é fundamental para que você conheça os degraus que precisará subir para chegar a esse lugar desejado.

Quem sou eu hoje e quem quero ser no futuro?

Essa resposta se relaciona com a pergunta acima, mas vai mais além ao englobar quais são as diferenças que você deseja observar no futuro. 

Quais são meus objetivos profissionais?

Qual é o seu sonho para sua carreira? Quanto espera crescer? Quer continuar na área em que atua agora? 

O que espero da minha carreira?

Como você espera que sua carreira cresça e prospere? Quais são as suas expectativas?

Quais são as minhas maiores conquistas?

Avalie todos os anos que você já viveu e pontue tudo o que teve orgulho de ter conquistado, como um emprego, a admiração de alguém, ter concluído um curso ou faculdade, ter feito a diferença para alguma pessoa. Vale tudo aquilo que considerar positivo!

Como colegas, amigos e a família me veem?

Você pode tanto colocar o que seus amigos e familiares já falam, quanto chegar neles e pedir uma resposta sincera da visão que eles têm sobre quem você é.

Como eu me relaciono com as pessoas e o mundo?

Você é uma pessoa que tem qual tipo de relacionamento com seus amigos, família, colegas e pessoas que não conhece? A maneira como se relaciona com essas pessoas é positiva ou negativa?

Sou um bom líder?

Você sabe como administrar as pessoas? Sua equipe te admira ou te teme? As pessoas que trabalham contigo querem estar ao seu lado ou evitam a sua presença? Pensar seriamente sobre isso te ajudará a descobrir o tipo de profissional que você é para quem trabalha ao seu lado.

Sou um ser humano amado e capaz de amar?

Você sente que é amado pelas pessoas que o cercam? Ama quem está ao seu redor?

Sou reconhecido pelo que faço?

Essa pergunta vale tanto para o âmbito profissional quanto pessoal. O seu esforço é reconhecido? Você é uma pessoa reconhecida pelas coisas que faz? E como sente esse reconhecimento?

Respeito a mim e as pessoas que convivem comigo?

Você respeita as pessoas ao seu redor como queria ser respeitado? Você preza pelos outros e os trata com o respeito que merecem?

Lido bem com as diferenças?

O mundo é feito de pessoas, crenças e comportamentos distintos. Você sabe lidar com quem é diferente e que não tem pensamentos iguais aos seus? Ou tem dificuldade em entender o que não te é familiar?

Sou aberto a mudanças?

Tudo muda o tempo todo. Você consegue lidar bem com isso? E, se não, por quê?

Eu busco melhoria contínua?

Você é do tipo de pessoa que busca por melhorias ou se conforma com situações confortáveis? Tem dificuldades em evoluir? Se sim, por quê?

Essas perguntas são poderosas porque ajudarão a guiar o seu processo de autorreflexão. Este conteúdo te ajudou? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para levar o autoconhecimento adiante!

Copyright: 1408495376 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63