O emprego temporário e suas oportunidades

Saiba como o emprego temporário pode trazer vantagens para a sua carreira profissional. / Copyright: Uber Images. 

Com o final do ano chegando, as demandas das empresas aumentam por conta das vendas do natal e ano novo, o que possibilita a abertura de empregos temporários, uma ótima oportunidade para quem precisa complementar a renda ou no momento está sem emprego. Mas esse tipo de trabalho não é apenas uma realidade de final de ano, o mercado vem buscando profissionais para tais áreas, seja em datas comemorativas ou por conta da instabilidade econômica e a necessidade de um profissional temporário para auxiliar em determinado momento como, licença maternidade, férias, questões de saúde, etc. Sem contar nas empresas que não podem ampliar seu quadro de colaboradores, mas precisa entregar seu serviço/produto em um curto espaço de tempo e com prazos de entrega.

Mas você de fato sabe o que é um emprego temporário? Ele nada mais é, do que a pessoa prestar um serviço para a empresa em um momento de necessidade transitória, para tanto, ela recebe um valor monetário e ao término desse trabalho, ocorre o vencimento do contrato. Esse contrato tem duração de até 3 meses, mas pode ser prorrogado para um período maior, desde que autorizado pelo Ministério do Trabalho. Os direitos de colaborador temporário, são basicamente os mesmos de um contratado em tempo integral, tais como: 8 horas de jornada, Carteira de Trabalho assinada, recebimento de hora extra, FGTS, entre outros benefícios.  

Vantagens do emprego temporário

O emprego temporário pode ser uma ótima oportunidade para o colaborador e para a empresa. Para o primeiro, é uma chance de aumentar a renda e manter-se no mercado de trabalho, para a organização, é a maneira de atender uma demanda que o quadro de profissionais atual não consegue, seja por conta de uma data comemorativa ou insuficiência de pessoal. Saiba mais sobre algumas vantagens do emprego temporário:

  • É uma oportunidade para colocação ou recolocação no mercado de trabalho.
  • É vantajoso para profissionais com idade entre 16 e 18 anos, muitas vagas aceitam colaboradores com esse perfil, sendo assim, é a chance para pessoas que desejam ter a primeira experiência profissional e aperfeiçoar técnicas.
  • Grande parte dos empregos temporários giram em torno do comércio e das vendas, o que permite que o colaborador receba comissões e assim, consiga um bom valor no final do mês.
  • O processo de empregabilidade para vagas temporárias ocorre de maneira mais rápida que os empregos tradicionais. Geralmente eles duram uma semana. Com o processo mais ágil, existe economia de tempo no recrutamento.
  • Os empregos temporários proporcionam mão de obra para as empresas, o que atende as demandas do mercado.
  • O trabalho temporário pode ser um auxílio para a renda do colaborador enquanto ele procura um emprego em tempo integral.
  • Possibilita o networking, estabelece contatos profissionais, permite que o colaborador conheça pessoas e consequentemente gera novas oportunidades.
  • Concede continuidade no serviço da empresa, que poderia ser prejudicado por falta de colaboradores.
  • Redução dos níveis de desemprego e gastos com seguro desemprego.
  • Os contratos do emprego temporário são mais simples.
  • Proporciona experiência profissional ao colaborador na mesma proporção de uma vaga efetiva, o que deixa a pessoa a frente dos outros candidatos.

Dicas para tornar o trabalho temporário em integral

Engana-se quem acha que pelo emprego ser temporário, alguns cuidados não precisam ser tomados. Outra vantagem deste tipo de vaga é que muitos colaboradores começam em determinada empresa como temporário, mas ao término do contrato acabam sendo efetivados. Ou seja, a situação pode ser uma ótima oportunidade de crescimento profissional e uma forma de você ingressar no mercado de trabalho. Conheça a seguir algumas dicas para tornar o seu emprego temporário em integral:

  • O primeiro passo é que você tenha em mãos um currículo com todas as informações necessárias para o empregador entrar em contato com você, como: telefone, e-mail, endereço, experiência profissional, entre outras.
  • Tenha disponibilidade. Grande parte das vagas para trabalho temporário são de lojas em shoppings, o que significa que você pode trabalhar até às 22 horas, esteja ciente desta questão.
  • Caso você consiga a vaga, empenhe-se no trabalho e mostre seu comprometimento. Atenda bem os clientes, a satisfação deles pode gerar fidelização, o que pode ser bem visto pelo seu gestor.
  • Não se atrase para chegar ao trabalho e evite faltar.
  • Entenda o produto/serviço oferecido pela empresa que você está trabalhando.
  • Seja agradável com os outros colaboradores.
  • Conheça a empresa que você trabalha.

O importante é que você entenda que todo trabalho deve ser valorizado, seja ele efetivo ou temporário, pois é uma ótima oportunidade para aumentar a renda e adquirir experiência no mercado de trabalho e assim, mantê-lo a frente de outros profissionais. O Coaching integra um mix de ferramentas e técnicas, capaz de proporcionar a você, mudanças positivas que acarretem em desenvolvimento humano, capacitação e consequentemente no alcance da vaga de emprego que você deseja.

Você já trabalhou em um emprego temporário? Na área em que você atua, existem muitas vagas com esse perfil? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010