O que é Jornada do Candidato?

Recrutador observando miniaturas dos candidatos.

A jornada do candidato consiste nas etapas pelas quais os profissionais passam antes e durante o recrutamento e seleção.

A jornada do candidato consiste nas etapas pelas quais os profissionais passam antes e durante o recrutamento e seleção. Para as empresas, é fundamental conhecer as etapas dessa jornada, tornando-as mais eficientes. Atualmente, há o entendimento de que os candidatos devem ser vistos como clientes.

O processo se inicia a partir da descoberta da vaga pelo candidato, culminando na sua seleção para ocupar a vaga. Ao longo do artigo explicaremos quais são as etapas da jornada do candidato e como torná-las mais eficazes, acompanhe!

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Entenda o que é a Jornada do Candidato

Certamente, toda empresa deseja contar com profissionais de talento em seu quadro de colaboradores. Para encontrar e selecionar os melhores, as organizações devem ficar atentas à jornada do candidato. Essa jornada nada mais é do que o caminho a ser percorrido por cada participante para ocupar a vaga. As etapas da jornada têm início antes do processo seletivo e culminam na contratação.

Para que os processos seletivos da sua empresa sejam melhor aproveitados, é essencial compreender as etapas dessa jornada. Para começar, por que os candidatos se inscreveriam para as vagas da sua companhia? O que chama atenção dos profissionais? A seguir vamos apresentar as etapas mais detalhadamente.

Jornada do Candidato: conheça as etapas

Abaixo vamos apresentar o conceito das diferentes etapas da jornada do candidato, porém, saiba que pode variar de companhia para companhia. Antes de iniciar o planejamento da jornada do candidato é importante compreender o foco específico do seu empreendimento.

1. Descoberta

Os profissionais precisam ter conhecimento da existência de um processo seletivo para que possam se inscrever. A descoberta do processo de seleção pode se dar de várias formas, através de amigos, na internet etc. A companhia deve direcionar seus esforços para o lugar certo.

2. Interesse

Além de descobrir que há um processo seletivo, o candidato deve se interessar pelo anúncio. É importante que os profissionais se sintam instigados pela vaga, pela empresa e pela oportunidade de fazer parte da equipe. Somente com a descoberta e o interesse se chega à terceira etapa.

3. Candidatura

Um profissional somente dedica seu tempo a se candidatar a um processo seletivo se ele se sentir atraído pela vaga. A efetivação da candidatura indica que houve um envolvimento mais profundo do candidato com a companhia. Esse é um sinal de que ele deseja trabalhar na empresa.

4. Seleção

O processo seletivo nada mais é do que um conjunto de práticas estratégicas para escolher o candidato ideal para a vaga. Para que o profissional se mantenha firme em seu intento até o final do processo é necessário que a experiência seja positiva. Não é incomum que profissionais desanimem com certas vagas ao longo do processo de seleção.

5. Contratação

Por fim, a jornada do candidato leva à contratação do profissional selecionado. Para que o processo de contratação aconteça dentro das regras, é fundamental contar com o setor de Recursos Humanos (RH).

Jornada do candidato: dicas para melhorar o processo

Confira, a seguir, algumas dicas para tornar a jornada do candidato da sua empresa mais eficiente.

1. Direcione a divulgação para os canais corretos

A divulgação dos processos seletivos da sua companhia precisa ser direcionada para os melhores candidatos. Para isso, é crucial utilizar os meios mais efetivos e, de maneira geral, isso inclui a internet. Além de sites especializados no anúncio de vagas, é importante trabalhar bem com as redes sociais da empresa.

A divulgação das vagas em grupos específicos das redes sociais é uma excelente estratégia para tornar mais qualificada a sua audiência. O ideal é utilizar um software de recrutamento e seleção para auxiliar no gerenciamento dos vários canais disponíveis.

2. Marca empregadora

A capacidade de atração e retenção de talentos depende da construção de uma marca relevante perante os colaboradores. Estamos falando sobre o chamado famoso employer branding. Para atrair os melhores candidatos é necessário construir uma imagem que desperte o interesse dos profissionais. A formulação de uma marca empregadora depende da disposição de transformá-la.

3. “Venda o peixe” da sua empresa

O RH deve saber como “vender” a empresa para os candidatos mais talentosos. O objetivo é atrair a atenção dos talentos, fazendo com que eles se candidatem às vagas da companhia. Além de falar sobre valores financeiros, é essencial apresentar os propósitos da organização. Por exemplo, citar o plano de carreira oferecido pela empresa ajudará a atrair profissionais com desejo de ascensão.

4. Torne a experiência mais positiva durante a seleção

O processo seletivo pode se tornar desgastante para alguns profissionais por envolver uma série de etapas. O recrutador deve ficar atento para evitar que o processo se torne enfadonho e desagradável, afastando bons profissionais. Processos seletivos arrastados fazem muitos profissionais desistirem antes do fim.

Para tornar a experiência dos processos seletivos mais positiva, foque em cumprir os horários rigorosamente e envie feedbacks considerando o tempo hábil.  A comunicação com os candidatos deve ser clara, potencializando os resultados que serão alcançados.

5. Escolha o melhor e invista na integração à equipe

Para finalizar a jornada do candidato, é necessário escolher o melhor profissional para assumir a vaga. Além da contratação, é importante integrá-lo à equipe e ao ambiente laboral. Esse processo de integração deve ser feito de uma forma que contribua para acelerar a assimilação do profissional pelo grupo.

É importante que o processo de integração aconteça de forma estruturada. Promover esse contato entre o novo colaborador e a equipe ajuda a tornar mais eficaz o trabalho coletivo. O novo colaborador deve compreender bem quais são os valores e a missão da empresa. Mais do que isso, o funcionário recém-contratado deve se sentir parte do time.

A integração é a chave para que todos os passos anteriores da jornada do candidato sejam validados. Faz parte da construção de uma marca empregadora investir em uma melhor adaptação para os novos colaboradores. Ao ser contratado para assumir um novo desafio, o colaborador pode se sentir intimidado.

Gostou de conhecer mais sobre a jornada do candidato? Aplique as dicas na sua empresa e contrate com mais eficiência! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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