O que é a tomada de consciência

tomada de consciência

Você tem consciência de tudo o que realiza no dia a dia?

Há algumas situações da vida em que simplesmente ligamos o piloto automático e continuamos seguindo com ela. Até o momento em que despertamos desse ciclo vicioso e ocorre a tomada de consciência. Veja mais sobre o assunto ao longo do artigo!

[php_everywhere instance=”2″]

Cenários de piloto automático

Para que você entenda melhor o que é uma situação de piloto automático, vou mostrar alguns exemplos. Confira!

Imagine acordar todos os dias, arrumar-se, pegar o transporte público, passar horas no trabalho, pegar o transporte de novo para voltar para casa, alimentar-se, descansar e dormir. No fim de semana, pode ser que vá até o cinema ou só fique em casa descansando mais. Dificilmente há tempo para um longo descanso, praticar exercício físicos, ir à consultas médicas regulares ou para os seus passatempos. No meio dessa rotina aparece a palavra descansar, mas será que ela é realmente cumprida? Durante a semana, a cabeça pode ficar a mil pensando nas atividades que fez durante o dia e também naquelas que terá que fazer no dia seguinte. É comum até mesmo já fazer a lista de prioridades mentalmente fora do local de trabalho. Pode até ser que o descanso físico aconteça, mas o mental não.

Agora pense em uma mãe solteira com 2 filhos. Claro que ela os ama incondicionalmente, mas deve se virar nos 30 para conseguir cuidar deles e ainda prover o sustento da casa. Ela acorda todos os dias, arruma-se, arruma os filhos, leva as crianças para a escola integral e depois vai até o escritório, passa horas no trabalho, pega as crianças de volta e vai para casa cuidar dos pequenos com banho, comida e brincando, depois se alimenta, cuida da casa e finalmente dorme. No fim de semana, é o momento de sair com os filhos para passear. Definitivamente, não há tempo para descanso, exercícios físicos, consultas médicas que não sejam do pediatra ou passatempos que não sejam os das crianças.

Se você leu algo que pareça com o seu cotidiano é o momento de repensar as coisas. Seguem algumas questões e recomendações para refletir:

  • Qual foi a última vez que você fez um check-up? Lembre-se de que sua saúde deve ser a prioridade, pois você depende dela para sua vida pessoal e profissional.

 

  • Qual foi a última vez que você dedicou tempo para o seu bem-estar? Também é importante se cuidar. E esse conceito varia de pessoa para pessoa. Tem gente que gosta de cremes e salões de beleza e tem gente que gosta de ficar um tempo sozinho.

 

  • Qual foi a última vez que passou um tempo com a sua família e amigos? Tenha sempre em mente de que sua família e seus amigos são pessoas extremamente importantes na sua vida. São eles que estão ali para apoiar vocês nos momentos bons e ruins. Nada mais justo do que ter um tempo com eles regularmente! Pode ter certeza de que fará bem para eles e para você.

 

  • Qual foi a última vez que conseguiu cuidar da casa? Ir ao mercado, fazer uma limpeza pesada, comprar artigos de decoração e trocar os objetos velhos são ações que demonstram cuidado com o lar. E não precisa ser mulher para ter esses cuidados. Sua casa é o seu reflexo, portanto, se você está atordoado com muitos compromissos, seu lar ganha um papel menos importante.

Hora de se libertar

Viver em uma situação que não permite que você não tenha tempo suficiente para outros compromissos fora do trabalho não é exatamente bom. Por mais que você goste do que faz é necessário que a vida pessoal e a profissional andem juntas. Porém, muitas vezes, a correria não permite um equilíbrio entre as duas partes.

Para conseguir se libertar dessa rotina estressante é preciso que a pessoa queira. Assumir que existe algo de errado e que precisa de mudança é o começo de uma grande alteração. Esse momento é chamado de tomada de consciência, que é basicamente quando o indivíduo finalmente passa a entender que precisa dar alguns passos para trás para dar muitos outros para frente.

Depois de entender que é hora de virar a chave é preciso canalizar todos os seus pensamentos para o mesmo caminho. Para isso, é muito importante quebrar alguns dogmas, modelos mentais e paradigmas que estava seguindo e que talvez precise de uma revisão.

A tomada de consciência funciona com algumas ferramentas, tais como o entendimento de que a rotina é desgastante e a motivação para buscar pelo alinhamento do lado profissional com o pessoal. A partir daí é preciso relacionar como todas essas ações podem ser cumpridas considerando a realidade e o ambiente da pessoa.

O papel do autoconhecimento

O processo de tomada de consciência é um atalho para começar o exercício do autoconhecimento, em que é possível identificar pontos fortes que podem ser mais empoderados e os pontos a melhorar que precisam de um plano de ação. Essa prática leva a uma evolução do ser humano tanto no lado profissional quanto no pessoal.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais completa instrução de coaching do Brasil. Com o curso você irá aprender sobre autoconhecimento, programação neurolinguística (PNL), gerência de tempo, perfil comportamental, feedback 360º projetivo, autofeedback, inteligência emocional e psicologia positiva. Além disso, também irá aprender a criar e sustentar relacionamentos interpessoais.

Além desses dois cursos, o IBC ainda disponibiliza muitos outros. Com certeza você vai encontrar algum que combine com o seu perfil e com o seu momento profissional e pessoal. Independentemente do curso que você escolher, tenho certeza de que você irá ver as primeiras mudanças de imediato e continuará a ver muitas outras ao longo do tempo, pois o desenvolvimento é constante.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Aproveite o seu momento

Agora que você já leu tudo sobre a tomada de consciência é hora de refletir. Será mesmo que você está fazendo tudo que gostaria de fazer? Lembre-se sempre de que seu bem-estar é muito importante e que quando nos cuidamos todos percebem.

Gostou do artigo? Comente se você tem mais alguma dica em relação a tomada  de consciência.

Copyright: 698251279 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wattanachon

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010