Players de Mercado: sua empresa representa este conceito? Descubra!

Players de Mercado Você sabe o que são Players de Mercado?

 

Praticamente todo e qualquer tipo de empresário e empreendedor tem como um de seus principais objetivos tornar os seus negócios relevantes, apresentando um diferencial competitivo perante seus concorrentes e conquistando e fortalecendo cada vez mais o vínculo com seus clientes

Para isso, estudam, pesquisam e constantemente elaboram, ao lado de suas equipes de trabalho, mecanismos e estratégias eficientes, que coloquem suas empresas em patamares cada vez mais elevados, tornando-se, assim, verdadeiros players em seus mercados de atuação.

No sentido de trazer mais esclarecimentos sobre este conceito e mostrar como você pode alcançar, efetivamente e na prática, este objetivo, hoje vou falar um pouco mais sobre player de mercado. Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira!

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O que é player de mercado?

Os players de mercado são grupos que dividem sua expertise em um segmento crescente, geralmente localizado em regiões aparentemente não tão promissoras, mas que no final das contas acabam apresentando um grande potencial lucrativo.

Quando uma empresa decide se tornar player de mercado, ela precisa ter, primeiramente, bastante visão e coragem, pois, em muitos casos, os empresários ou empreendedores acabam sendo pioneiros na região ou no segmento escolhido, sendo que uma de suas principais obrigações é justamente explorar o que nunca antes foi explorado e operar verdadeiras transformações, no sentido de tornar o setor lucrativo, fértil e repleto de oportunidades.

Em alguns casos, existem empresários que decidem atuar em mercados já explorados. Para isso, eles empregam seus esforços com o objetivo de se destacar e se diferenciar de seus concorrentes, para que assim se tornem referência e acabem ganhando a preferência do consumidor nesta disputa mais do que acirrada. 

O que é ser um grande player?

Grandes players é o nome dado a grandes investidores que são donos de um capital capaz de mudar uma perspectiva na região que escolhem representar. Esses players podem operacionalizar cartões de crédito, permitindo que o consumidor parcele as compras e fique diretamente vinculado à loja.  Ser um grande player de mercado é mudar a configuração de uma região antes tida como não lucrativa, transformando-a em uma região de grandes oportunidades dentro de um setor.

Esses players podem ser de qualquer parte do mundo, investindo na região a partir do Brasil ou até mesmo da Europa ou Estados Unidos, por exemplo. A rede Carrefour é uma verdadeira prova disto. Para ser um player de mercado, portanto, é preciso coragem e visão.

De quanto são seus investimentos?

O Carrefour abriu 12 lojas atacadão e 17 de proximidade do Brasil em 2015. Com investimentos de mais de 14 bilhões de euros, a rede espera que o nível de investimento em nosso país aumente cada vez mais, com a abertura de mais 70 minilojas. Isso mostra que, mesmo em tempos de crise, os players de mercado tendem a manter sua confiança nos brasileiros.

Para os players de mercado não existem barreiras físicas que impeçam seus investimentos, desde que seja identificada uma grande oportunidade. Existem players de mercado em várias áreas, mas as mais expressivas e fáceis de serem lembradas estão no setor varejista.

Como se tornar um player de mercado?

Agora que já entendemos de forma mais aprofundada do que se trata um player de mercado, se você deseja que a sua empresa se transforme em um, aqui vão algumas dicas essenciais e que vão te ajudar, efetivamente e na prática, neste processo. Continue a leitura e confira:

Estude e pesquise bastante

Se o seu objetivo é transformar um segmento ou região, algo que você vai precisar fazer constantemente é estudar e pesquisar bastante. Digo isso, pois é preciso analisar a localidade que se deseja explorar, suas potencialidades, o que é possível ser feito lá, os possíveis consumidores, as oportunidades que podem ser geradas, bem como o retorno que ela pode trazer para os negócios de uma forma geral, entre diversos outros fatores. 

Agora, se o seu objetivo é se destacar em um mercado já explorado, algo que você vai precisar estudar bastante são seus concorrentes, suas estratégias, assim como os clientes, fornecedores e demais stake holders, para que assim você defina de que forma vai se posicionar para implementar diferenciais que verdadeiramente façam com que se torne a referência que deseja ser. 

Valorize a cultura local

Outro forma de atuar na qual você deve investir, principalmente se escolher uma área inexplorada pelas demais empresas é valorizar a cultura local. Fazer isso vai aumentar ainda mais a suas chances de chamar a atenção e conquistar os clientes que fazem parte da região, bem como de obter o retorno esperado com as ações implementadas. 

Invista em produtos ou serviços que atendam suas necessidades, em embalagens que tenham características de sua cultura, em matéria-prima e trabalhadores locais, entre diversos outros mecanismos, que vão deixar a sua empresa cada vez mais próxima dos consumidores em potencial da região. 

Invista em personalização

Se o seu objetivo é se tornar player em um mercado já explorado, uma estratégia que você pode utilizar para se diferenciar é investir em serviços personalizados. Digo isso, pois ao personalizar atendimento, produtos ou serviços, você acaba se destacando perante seus concorrentes que não fazem isso. 

Sendo assim, o que você pode fazer é trabalhar de uma forma que faça com que seus clientes sintam-se realmente e verdadeiramente especiais ao estarem em contato com a sua marca. Para isso, você pode investir em melhorar a experiência de compra dos consumidores, diferenciar suas condições de pagamento, oferecer frete grátis, diminuir consideravelmente seus prazos de entrega, algo que encanta a praticamente todas as pessoas, oferecer descontos, colocar o nome do cliente nos produtos, e assim por diante. 

Esta é uma estratégia que tem grande potencial de conquistar e fidelizar o seu público, sendo algo em que vale realmente a pena investir.

Vença o medo

Como eu disse mais acima, para se tornar player de mercado é preciso ter coragem, já que você e sua empresa serão pioneiros. Entretanto, para isso, é necessário vencer o medo, ousar ir além e tentar explorar mercados e regiões que as outras empresas não tiveram ousadia para tal. 

Neste sentido, é preciso que você tenha confiança em si mesmo, na equipe que lhe acompanha nesta empreitada, no potencial de retorno que o negócio pode lhe trazer, pois somente assim você não se deixará vencer pelo medo e terá visão e coragem suficientes para chegar ao patamar que deseja e planejou para a sua empresa. 

Tenha um pensamento inovador

Para se tornar player de mercado é preciso desenvolver o pensamento inovador, ou seja, é necessário que você e sua equipe pensem constantemente como podem se colocar à frente de seu tempo e oferecer algo que nunca foi oferecido antes no setor em que atuam ou que pretendem explorar. 

Digo isso, pois é importante que as empresas atualmente estejam sempre se reinventando, já que somente assim é possível alcançar a diferenciação que o mercado tanto procura nos últimos tempos.

Para se transformar em referência é fundamental, acima de tudo, bastante esforço, pois é somente através disso que as suas chances de obter o retorno e o sucesso que você tanto almeja serão reais. Pense nisso e mãos à obra. 

Gostou deste artigo, querida pessoa? Já conhecia o conceito de player de mercado? A sua empresa representa um? Conte-me aqui nos comentários o que você achou e lembre-se de continuar compartilhando conhecimento com seus amigos, para que eles também aprimorem-se constantemente. 

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Copyright: Graphic farm / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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