Quais as características de um Gerenciamento Empresarial?

Para um bom gerenciamento empresarial são necessárias algumas competências como conhecimento, habilidade e atitude

Em um mercado tão competitivo como o de hoje, os gerentes, para se destacarem em meio à multidão, precisam ter um diferencial. E nesse caso, competências e habilidades são elementos fundamentais para o desenvolvimento de um gerente dentro da organização.

Para que um profissional possa ter um bom gerenciamento, ele precisa buscar conhecer a cultura da empresa e desenvolver as habilidades exigidas.

Competências Gerenciais

O bom gerenciamento empresarial depende de algumas características que estão dentro das competências gerenciais, que agregam valor tanto ao profissional quanto à empresa. São elas:

[php_everywhere instance=”2″]

Conhecimento (Saber Fazer)

Característica essencial para realizar os processos da organização. E de acordo com o nível de conhecimento do gerente, este pode ser:

  • Conhecimento essencial: que consiste em saber como dominar os processos, conceitos e informações que são necessárias para o bom funcionamento da empresa;
  • Conhecimento específico: onde é necessário analisar tanto indivíduos quanto o contexto de trabalho.

Habilidade (Saber como Fazer)

Quando o profissional passa a utilizar o seu conhecimento da melhor forma possível, ele se torna uma habilidade. E de acordo com estudos de Katz, para que um gestor conquiste uma posição de destaque é preciso que ele tenha as seguintes habilidades:

  • Técnicas;
  • Conceituais;

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Atitude (Querer Fazer)

Ter atitude nada mais é do que a ação de fazer acontecer. Essa é uma característica que permite que o profissional possa interpretar e julgar a realidade e a si mesmo. Na área gerencial existem algumas atitudes que se destacam, como:

  • Saber ouvir;
  • Automotivação;
  • Autocontrole;
  • Saber dar e receber feedback;
  • Resolver conflitos;
  • Determinação.

Ficaram claras as características de um gerenciamento empresarial? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo. E que tal propagar o conhecimento adquirido? Curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: CoraMax / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010