Como evitar uma vida sem significado

Como dar significado a sua vida O coaching vai ajudar você a descobrir o significado da sua vida

Você já observou que nossa trajetória de vida é marcada por acontecimentos, desafios e escolhas durante todo o tempo? Desde as coisas mais irrelevantes até as maiores: o que comer no almoço de hoje, que faculdade fazer, comprar esse ou aquele sapato, resolver problemas no relacionamento, aceitar ou não a promoção no trabalho, pagar as contas do mês, etc. Com tanta coisa acontecendo e tendo que lidar com cada uma delas o mais rápido possível, é comum que em algum ponto da vida nos deparemos com o seguinte questionamento: qual é o significado da minha vida?

A verdade é que muitas vezes, vivemos nossos dias dentro da zona de conforto. É muito mais seguro caminhar dentro da normalidade do que experimentar algo mais complexo e acabar se frustrando ou sofrendo.  Então, ao questionar qual é o significado da sua vida, muitas pessoas sentem um tremendo vazio.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Isso ocorre pois, por não terem de forma clara a resposta para esse questionamento, elas acabam sentindo que todas as suas conquistas anteriores foram irrelevantes, acreditam que é inútil sonhar, se deixam levar pelos problemas do dia-a-dia, passam a ter pensamentos negativos, realizam suas atividades de forma automática e não têm perspectiva de futuro. Consegue ver quão preocupante é, você não saber o significado da sua vida?

Não estou dizendo que todo e qualquer questionamento que você fizer durante a sua trajetória é preocupante. É completamente normal, em algum momento, sentirmos que não estamos no caminho certo, não conseguirmos controlar determinada situação ou termos a impressão que estamos longe do nosso propósito. A questão alarmante é quando nos deparamos com um vazio existencial tão grande, que não conseguimos identificar o significado da nossa vida e muito menos sabemos que recursos acessar para reverter tal situação. Quando isso acontece, nós ficamos sujeitos a:

  • Colocar em xeque nossa própria capacidade;
  • Sentir medo;
  • Paralisar nossa vida;
  • Nos entregar a vícios e dependências;
  • Não conseguir manter relacionamentos interpessoais;
  • Nutrir sentimentos negativos como mágoa e pessimismo;
  • Desenvolver doenças físicas e mentais;
  • Duvidar das nossas conquistas;
  • Termos dificuldade para mudar pensamentos e comportamentos sabotadores;
  • Maximizar nosso nível de estresse;
  • Viver no limite das situações;
  • Sofrer de baixa autoestima;
  • Questionar elogios de outras pessoas;
  • Não assumir erros;
  • Aumentar os problemas financeiros;
  • Nos sentirmos rejeitados.

Quando nos encontramos em situações como as descritas acima, de não saber qual é o significado da nossa vida, isso se torna uma angústia ainda mais latente. É preciso evitar uma vida sem significado e encontrar nosso propósito, pois se não fazemos isso, seguimos nossa trajetória de forma aleatória, apenas sobrevivendo um dia após o outro, sem dar sentido a momentos que poderiam ser incríveis.

Dar significado a vida não quer dizer que você nunca mais sentirá medo ou terá dúvidas. Quer dizer que você será capaz de enfrentar todos os obstáculos a frente e mais do que isso, colherá bons frutos de cada um deles. Mas afinal, como evitar uma vida sem significado? Esse caminho nada mais é do que o nosso desenvolvimento pessoal!

Passos para evitar uma vida sem significado

Veja a seguir, o caminho a percorrer rumo ao seu desenvolvimento pessoal e alcance de uma vida com significado:

Procure se autoconhecer

O primeiro passo é você se conhecer, pois de nada adiante dominar as diversas questões do mundo, se você não consegue perceber como as mesmas te influenciam, seja de forma direta ou indireta.

Ao desenvolver seu autoconhecimento, você é capaz de identificar suas habilidades, pontos de melhoria, medos, anseios, limitações, pensamentos e comportamentos negativos, expectativas, além de potencializar competências, ter inteligência emocional, traçar metas e objetivos condizentes, enfrentar eventuais mudanças e assim, ter autonomia sobre a sua vida.

Viva suas emoções

A nossa mente exerce grande poder sobre nossas ações e por conta disso, temos a mania de querer controlar nossas emoções e muitas vezes, fazemos isso de forma errada. Por medo de sofrer e nos desgastar, nós tentamos abafar a dor e a tristeza, mas esquecemos que para minimizar tais sentimentos, eles precisam ser vividos e compreendidos, só assim conseguimos evitar uma vida sem significado.

Foque no positivo

Veja bem, existe uma grande diferença entre viver a dor e viver na dor. Nós precisamos compreender nossas emoções negativas e o motivo pelo qual estamos nos sentindo assim, mas não devemos nunca deixar que as sensações negativas tomem conta da nossa vida. Isso quer dizer que é de extrema importância focar no positivo, devemos sim reconhecer nossos medos, erros, limitações e incertezas, mas é preciso substituí-los por pensamentos, comportamentos e ideias positivas para que a nossa vida se movimente e tenha significado.

Seja responsável pelos seus atos

Existem certas circunstâncias que estão fora do nosso controle: a morte de um ente querido, um acidente de carro, uma doença grave, mas em grande parte, nós somos responsáveis pelos nossos atos. Por conta disso, é muito importante tomarmos conhecimento daquilo que fazemos (ou deixamos de fazer), dos sentimentos que tais atos desencadeiam, bem como as consequências, positivas ou negativas de cada um deles. Ao fazer esse movimento, nos tornamos conscientes de que somos responsáveis pela nossa vida e pelo rumo que ela toma ao longo da nossa caminhada.

Alinhe seus pensamentos e comportamentos

Uma vez que tomamos nota de que somos responsáveis pelos nossos atos, é preciso mudar pensamentos e comportamentos que atrapalham a nossa evolução enquanto ser humano, bem como potencializar aqueles que estão de acordo com os nossos valores e ajudam na nossa trajetória de vida.

Esteja perto das pessoas que você gosta

De nada adianta organizarmos nossas questões pessoais se caminharmos sozinhos. Seja a pessoa que for, nós somos seres sociais e precisamos estar em contato com outros indivíduos, nos sentirmos amados, ouvidos, respeitados, além de trocar experiências, seja em uma relação familiar, afetiva ou de amizade. Quando entramos em contato com o outro, nós crescemos enquanto pessoa e damos significado a nossa vida.

Não se compare ao outro

Enquanto seres falhos que somos, temos a péssima mania de nos compararmos ao outro, comparamos nossas carreiras, nossas casas, nossas famílias, nossos carros, nossas roupas, nossos amigos e por aí vai. Por conta dessas constantes análises, nos deixamos influenciar e nos esquecemos que cada pessoa é única, temos diferentes formas de agir e pensar, temos diferentes trajetórias, diferentes escolhas e diferentes experiências, sendo assim, ninguém nunca terá a vida igual a do outro e é justamente aí que está a beleza do mundo.

Ao nos compararmos ao outro, estamos sujeitos a nos frustrarmos, nos sentirmos carentes, acharmos que não temos tudo que queremos, nos influenciarmos negativamente e viver uma vida sem significado, pois deixamos a nossa de lado e desejamos sempre viver a vida do próximo.

Cresça com as dificuldades e valorize suas conquistas

Acredite: nada acontece por acaso, uma vez que tudo nesta jornada evolutiva tem um propósito e um objetivo bem definidos. E mesmo que muitas vezes nos lamentamos e perguntamos: Porquê? O mais importante é lembrar-se que você é o protagonista e, como tal, deve tomar a dianteira de sua vida.

 

Pratique mindfulness

Quando deixamos de viver o presente e ficamos preocupados com o que está acontecendo à nossa volta, desemprego, demissões, não costumamos cumprir com os nossos afazeres. Uma boa tática é praticar Mindfulness. No final você sentirá uma sensação de bem estar e começará a ver sentido na vida. Ficará relaxada e sua mente agradecerá.

 

Não Se Preocupe Tanto Com Problemas

Muitas coisas estão acima da compreensão humana por isso, não se preocupe tantos com os problemas. Entretanto, fique sempre atento a si mesmo e busque evoluir para que, a cada novo enfrentamento, você seja plenamente capaz de escolher as melhores formas para superá-lo.

Pare por 1, 2, ou 3 minutos e se lembre de alguns momentos de sua vida onde você achou que não conseguiria aguentar, dar conta, superar, vencer… Agora olhe à sua volta e perceba onde você está, sinta a sua força, sua capacidade, veja suas conquistas: tudo isso é resultado de sua perseverança. Você venceu!

 

Ouse e faça diferente!

Por isso, mais uma vez posso dizer: todo o seu esforço vai valer a pena! Sintonize-se e olhe para o ser humano que você é. Se não estiver satisfeito, ouse, faça uma autoanálise e mude o que você não gosta, mude o que não lhe faz bem!

 

Faça algo para você!

Seja um esporte ou conversar com um amigo reserve um período do seu dia para fazer algo que realmente goste. Isso será refletido na sua vida pessoal, profissional, com amigos e fará de você uma pessoa muito mais feliz.

 

Tenha força de vontade e determinação

Sabe quando uma pessoa faz de tudo por seus sonhos e busca forças em seu íntimo, no mais profundo do seu ser, para buscar energia para seguir em frente? Pessoas de sucesso são assim, não desistem, pois têm uma força de vontade tão profunda e uma determinação tão poderosa de que vão vencer que, nada nem ninguém, podem fazê-los desistir de suas realizações.

Acredite em seu potencial

“Se você pode sonhar, você pode fazer”, disse Walt Disney. Tal fala reflete algo imensamente poderoso: a capacidade infinita que cada um de nós possui para realizar sonhos. O primeiro passo para que algo se torne real é pensar, sonhar. A partir do momento em que você consegue criar algo – e, principalmente, acreditar – mentalmente, você também pode criar fisicamente. Lembre-se que que as grandes conquistas não acontecem e nunca aconteceram de uma hora para outra. São frutos de pensamentos pautados pela certeza de que há potencial para se tornar realidade de maneira gradual, contínua e diária. Não tenha medo de ousar ir além: quanto mais você enfrenta seus medos, mais confortável você fica em enfrentá-los, até que chega um momento em que o medo não existe mais.

 

Reconheça seu valor

Todas as pessoas gostam de ter a certeza de que são úteis. Isso mostra que você faz a diferença. Muitas vezes, as pessoas esperam que o outro diga “você é útil” ou “você tem valor para este lugar”. E é aqui que a automotivação entra em ação. Porque não basta que o outro diga isso, você também precisa sentir isso. Para que a sua motivação seja cada vez mais constante é importante entender os seus porquês. É importante também entender o que você pode agregar ao meio em que você está inserido. Reconheça que sua existência é importante para várias pessoas a sua volta. Esse valor é seu, diz respeito aos seus valores, portanto, nada mais justo que ele seja reconhecido por você em primeiro lugar.

 

Coaching como auxilio para viver uma vida com significado

Com todas as reflexões e pontos abordados até aqui, você consegue responder a pergunta feita no começo desse artigo? Você sabe qual é o significado da sua vida? Mesmo se você ainda não saiba responder a este questionamento, grave está afirmação: todo ser humano, independentemente da sua história e trajetória, é importante! Toda vida merece e tem significado e com você não é diferente.

Nesse sentido, o processo de Coaching tem como foco, através de técnicas e ferramentas de diversas áreas como administração, psicologia, recursos humanos, entre outras, além de perguntas poderosas, provocar em você, uma reflexão interna capaz de gerar mudanças, entendimento a respeito de qual é a sua missão de vida e consequentemente, sua evolução enquanto ser humano. A metodologia ainda permite que você:

  • Desenvolva seu autoconhecimento;
  • Identifique suas habilidades;
  • Entenda quais são seus pontos de melhoria;
  • Potencialize suas competências já existentes;
  • Reconheça suas crenças e valores;
  • Assimile e minimize suas limitações;
  • Elimine pensamentos e comportamentos negativos;
  • Desenvolva sua inteligência emocional;
  • Maximize sua autoconfiança;
  • Determine quais são suas prioridades;
  • Compreenda qual é a sua motivação;
  • Defina metas e objetivos condizentes com os seus valores;
  • Saia da sua zona de conforto;
  • Planeje ações para alcançar aquilo que deseja;
  • Consiga se adaptar às mudanças;
  • Identifique meios para solucionar seus problemas;
  • Equilibre sua vida pessoal, profissional e espiritual;
  • Provoque mudanças latentes em um curto espaço de tempo;
  • Descubra quais são seus sonhos e desejos.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Buscar por uma vida com significado não é uma tarefa fácil, muitas vezes você se verá a frente de desafios e obstáculos, mas somente os vivendo e os superando, você será capaz de compreender o significado da sua vida. Agora uma reflexão: mesmo após compreender o quanto o processo de Coaching é eficaz para que você identifique e viva a sua missão, você vai continuar parado? Quer continuar reclamando que não sabe o significado da sua vida e vai deixa-la passar? Seja a mudança necessária para o seu desenvolvimento pessoal!

O Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching é o melhor e mais completo curso de Coaching do Brasil. A formação visa, através de técnicas, ferramentas e conhecimentos, proporcionar subsídios para que você se livre da estagnação e assim, saiba qual é o seu papel no mundo, alcance a transformação e assim, finalmente entenda o significado da sua vida.

Saiba mais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:528322144 – https://www.shutterstock.com/pt/g/eakachai%20leesin



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010