Confira dicas de como evitar o estresse no trabalho

Mulher estressada no trabalho

Confira algumas formas de evitar o estresse no trabalho.

Metas, faturamento e resultados são algumas palavras que compõem a vida diária de um profissional e que podem gerar o temível estresse, um dos grandes males da sociedade moderna.

O estresse causa uma série de prejuízos à saúde física e mental, entre eles: problemas cardiovasculares, pressão alta, gastrite, queda do sistema imunológico, insônia, dificuldade de concentração, depressão, entre outros.

Existem algumas formas de evitar o estresse no trabalho, tais como:

1. Identificar o que está causando o estresse

É o relacionamento com os colegas? O temperamento do chefe? O excesso de demandas? A cultura organizacional autoritária? A infraestrutura inadequada? Os processos ineficazes? Verifique quais são as causas do seu estresse no trabalho, pois esse é o primeiro passo para encontrar as soluções.

2. Estabelecer prioridades entre as atividades do dia

O dia de trabalho é composto por diversas atividades. Dessa forma, uma maneira de amenizar o estresse é definir prioridades e estabelecer uma ordem para realizar as tarefas. Na dúvida, pergunte ao supervisor o que deve ser feito primeiro. Apenas não queira fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Faça uma coisa de cada vez.

3. Administrar bem o tempo

Não é saudável trabalhar 12h por dia. Também não é benéfico para o corpo e para a mente ficar 8 horas sentado na mesma posição. Por isso, converse com os seus superiores sobre o excesso de demandas, se houver. Além disso, faça pausas e não negligencie o seu tempo de descanso, como os fins de semana.

4. Ter foco total durante o horário de trabalho

Elimine as distrações durante o seu expediente, de modo que você consiga realizar tudo o que foi proposto, evitando a preocupação e a autocobrança. Além disso, as distrações acabam com a sua produtividade e fazem com que as atividades se tornem mais lentas e trabalhosas do que de fato são.

5. Definir metas alcançáveis

As suas metas de trabalho devem ser estimulantes, mas também não podem ser impossíveis de alcançar. Muita gente começa a acreditar que é incapaz simplesmente porque as metas da vida profissional estão extremamente exigentes. Verifique se este é o seu caso.

6. Tirar pequenos intervalos a cada 3 horas para descansar

De tempos em tempos, o corpo e a mente precisam de mudanças de posição e de atividade para recuperar as suas energias. Por isso, a cada 3 horas, levante-se da mesa de trabalho, alongue-se, tome um café e tenha uma conversa amena com um colega. Isso fará bem a você.

7. Aproveitar para comer algo leve e manter uma alimentação balanceada

As refeições muito pesadas durante o expediente podem deixá-lo mais sonolento e com menos disposição para a realização das atividades. Por isso, dê preferência a alimentos leves, como saladas e carnes magras. Deixe as refeições mais pesadas para o fim de semana.

8. Cultivar relacionamentos interpessoais positivos na empresa

Conviver bem com as pessoas ao seu redor, mesmo no ambiente de trabalho, ajuda a amenizar os efeitos do estresse. Por isso, procure construir relações de amizade com os seus colegas. Aproveite as pausas e horários de refeições para socializar, trocar ideias e divertir-se na companhia deles.

9. Praticar exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos intensifica a produção de alguns neurotransmissores que aumentam a sensação de prazer e bem-estar no dia a dia. Por isso, é importante fazer da atividade física uma rotina, pois ela alivia os efeitos do estresse, ao mesmo tempo em que beneficia a saúde de maneira geral.

10. Dormir bem

Assim como o exercício físico, o sono equilibrado também tem função fundamental sobre a saúde mental. É durante o sono que organizamos as informações e recuperamos as energias do corpo e da mente. Sem essa recuperação dos níveis de energia, certamente ficaremos mais cansados, estressados e pouco produtivos.

11. Equilibrar-se entre as diferentes áreas da vida

Lembre-se de que o trabalho é importante, mas ele é apenas uma das diferentes áreas que compõem a sua vida. Por isso, equilibre o seu tempo e a sua dedicação a todos esses “setores”, que devem incluir a família, os amigos, o descanso, o lazer, o autocuidado, os hobbies etc.

Encare o estresse como amigo

O maior segredo para evitar o estresse, tanto no trabalho como na vida pessoal, é parar de querer evitá-lo. Isso mesmo! A psicóloga estadunidense Kelly McGonigal realizou um estudo com 30 mil adultos dos EUA, ao longo de oito anos, e concluiu que o estresse pode ser algo positivo. De acordo com a especialista, ele se torna negativo apenas para quem acredita que ele só tem malefícios.

Segundo McGonigal, os pensamentos refletem na forma com que as pessoas enxergam a realidade e, portanto, influenciam as ações e reações perante o que acontece no dia a dia. Portanto, mudar a forma como você encara o estresse significa mudar a sua resposta corporal em relação a ele. Assim, o estresse pode ser uma força que nos impulsiona à ação, desde que não ultrapasse os limites do que é saudável.

A psicóloga alerta, porém, sobre os malefícios do estresse, apontando os seguintes dados:

  • Pessoas que passam por muito de estresse correm 43% de risco de morte;
  • 182 mil americanos morreram prematuramente por conta do estresse, ou seja, 20 mil mortes por ano;
  • O estresse é a 15ª causa de mortes nos EUA, matando mais do que o câncer de pele, o HIV e os homicídios.

E você, ser de luz, como administra o estresse no trabalho? Em quais aspectos você pode melhorar nesse aspecto? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds