É importante esvaziar a mente antes de dormir

Mulher dormindo

A qualidade do sono pode afetar substancialmente seu nível de desempenho profissional.

Nada melhor que uma boa noite de descanso para se sentir revigorado e bem disposto no dia seguinte. Uma noite mal dormida pode implicar na queda substancial de sua produtividade e gerar dificuldade de manter o foco.

Dessa forma, acarreta no aumento do estresse no trabalho, entre outras complicações físicas e psicológicas. Essas complicações podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, caso esse hábito ruim vire rotina.

Deitar, fechar os olhos e dormir, para quem sofre de insônia, se apresenta como uma tarefa complexa e desafiadora. E mesmo o cansaço de um dia corrido e atarefado, pode ser insuficiente para auxiliá-lo a cair no sono.

A solução para esse impasse são algumas práticas simples, mas bastante efetivas para ajudá-lo a dormir com qualidade. Continue lendo e saiba como ajudar a sua mente a se esvaziar antes de deitar a cabeça no travesseiro. 

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Por que é importante esvaziar a mente antes de dormir?

Para algumas pessoas é essencial fazer pelo menos uma hora de academia por dia para preparar o corpo para os desafios do dia a dia. Mas, você já pensou que a mente também precisa estar preparada?

A preparação da mente para aguentar firme um dia cheio no trabalho, por exemplo, é um pouco diferente. O ideal é não sobrecarregar seus pensamentos antes de deitar, pois isso faz com que você não consiga entrar no sono profundo.

Provavelmente, você já ficou rolando na cama porque estava preocupado com algum assunto específico. Saiba que, além de perder tempo de sono, você perde qualidade. Ao conseguir finalmente dormir, a sua mente não estará totalmente relaxada e, assim, não terá o descanso de que precisa. Por isso, é tão essencial fazer uma boa higiene mental antes de deitar.

Estar com a mente livre é bem importante para conseguir fechar os olhos e mergulhar em seus sonhos. Dormir é a maneira que a mente tem para se preparar para solucionar problemas e conseguir se concentrar em suas atividades. Dessa forma, é bem relevante prestar atenção ao que você está fazendo antes de se deitar. 

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Dicas para a Higiene do Sono

Assim como temos hábitos cotidianos para cuidar do corpo, do cabelo como tomar banho, escovar os dentes, devemos também ter cuidados com a mente. Um dos principais cuidados é priorizar a quantidade e qualidade de sono ideal. Deste modo, manteremos nossa saúde e renovaremos nossos sentidos e força.

A higiene do sono é, basicamente, adotar práticas simples para auxiliar na preparação de um dos momentos mais cruciais do dia, a hora de dormir. Confira a seguir dicas que vão te ajudar a esvaziar a sua mente: 

1. Crie rotina de horário para dormir 

O corpo se acostuma e respeita os horários que você estabelece em sua rotina diária. Nesse sentido, procure ir dormir sempre na mesma hora todos os dias, inclusive no final de semana. Tente manter esses horários por vários dias, assim fará com que seu organismo adote esses hábitos. 

2. Não leve trabalho para seu local de repouso

Se você trabalha home office, separe um cômodo da casa específico para desenvolver suas atividades. Para estudos e leituras, procure não fazê-los deitado na cama, deixe uma cadeira confortável e uma mesa para tal finalidade. 

Ao separar suas atividades profissionais do seu espaço de descanso, você possibilita que sua mente interprete a cama como um local para relaxar. Além disso, essa medida é essencial para melhorar o seu foco nas suas tarefas. Ler na cama pode fazer com que comece a se sentir cansado já na primeira página. 

3. Desligue os aparelhos eletrônicos

Os meios eletrônicos e a internet fazem parte do nosso dia a dia. Quando menos percebemos, já estamos checando e-mails, notificações das redes sociais, atualização de conteúdos de interesse e notícias. O mundo está em nossas mãos em apenas um clique. 

Mas, essa acessibilidade pode atrapalhar nossa qualidade de vida se não for utilizada com moderação, inclusive na hora do descanso. Por isso, ao deitar, desconecte-se para esvaziar a mente. Aparelhos como o smartphone ou o notebook emitem luz branca que tende a deixar a mente mais desperta. E você não quer ficar desperto na hora de dormir, não é mesmo? 

4. Mantenha o ambiente do quarto agradável

Deixe seu quarto completamente escuro, em temperatura ideal para que se sinta confortável, sem ruídos e barulhos. Outro fator importante é a organização, um quarto cheio de acúmulos deixa o ambiente sobrecarregado. A organização permite que você se sinta mais tranquilo e acolhido no seu quarto.

Outro fator relevante é que, ao saber onde estão as suas coisas, você não fica nervoso pensando no dia seguinte. Quantas vezes você perdeu o sono ao se dar conta que não fazia ideia onde estava uma roupa ou um material de que precisaria no dia seguinte? Invista na sua qualidade de descanso, organizando os seus objetos. 

5. Suspenda alimentos estimulantes e pesados

Café, refrigerante, chocolate, doces, frituras, massas, entre outros tipos de alimentos e bebidas que possam aumentar seu estímulo, são exponencialmente prejudiciais para a higiene do sono.

O indicado é fazer um lanche leve com ingredientes saudáveis para dormir satisfeito. Suspenda o consumo de alimentos potencialmente estimulantes algumas horas antes de ir se deitar. 

6. Tome um banho relaxante

Tomar banho antes de dormir ajuda a diminuir seu nível de energia e, também, a entrar em estado de relaxamento, atenuando seus pensamentos. Além disso, pode ser bastante satisfatório vestir seu pijama favorito de banho tomado. Criar uma rotina de hábitos antes de deitar pode ajudar sua mente a compreender que está na hora de dormir.

Coloque o banho na lista de tarefas a serem realizadas antes de deitar. Quando você entrar no chuveiro, seu organismo já entenderá que está chegando o momento de simplesmente relaxar e descansar. 

7. Procure relaxar ao menos 2h antes de dormir

Verificar contas a pagar, compromissos a fazer, discutir algum assunto incômodo com alguém são afazeres que despendem energia. Também elevam seu nível de estresse, por isso, faça-os no máximo 2 horas antes de deitar. Gerencie melhor seu tempo, solucione o que precisa antecipadamente, e deixe sua mente livre e leve na hora de dormir.

Ter o hábito de resolver os problemas assim que eles aparecem pode te ajudar inclusive a se tornar uma pessoa menos ansiosa. Reduzir a ansiedade é o segredo para se tornar uma pessoa mais tranquila e com facilidade para pegar no sono. Quando você deixa de fazer algo importante no momento em que surge, abre brecha para que esse assunto se torne um incômodo maior que irá tirar seu sono. 

8. Reconheça suas vitórias

Para ter uma boa noite de sono é essencial entender que, mesmo que tenha coisas pendentes para o dia seguinte, você conseguiu realizar outras. Então, ao invés de focar no que não deu para resolver, por que não reflete sobre aquilo que conquistou? 

Compreenda que nem sempre é possível cumprir todos os itens que estavam na sua lista pela manhã e não tem problema. Saiba que amanhã é um novo dia para que você possa colocar o seu trabalho e demais tarefas nos eixos. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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