Qual a relação entre autocuidado e o desenvolvimento profissional?

Entenda qual é a relação que existe entre hábitos de autocuidado e o desenvolvimento profissional.

O nosso dia a dia é cheio de correria e muito vai e vem, não é mesmo? São diversas obrigações, tanto pessoais, quanto relacionadas ao trabalho, além de metas, prazos e objetivos a cumprir. Assim como nós, temos certeza que você também tem momentos conturbados, em que as demandas apertam e necessitam, a todo instante, da sua atenção integral. 

Porém, com toda essa correria, algo que acaba ficando de lado são as nossas rotinas de autocuidado. Infelizmente, esta é uma realidade que faz parte da vida dos mais diversos tipos de profissionais. No entanto, é preciso criarmos o hábito e a consciência de que inserir pequenos momentos de autocuidado em nosso dia a dia, se trata de um grande investimento em nós mesmos, que trará incontáveis benefícios à nossa carreira, de forma geral.

Para entender melhor como isso funciona, ou seja, a relação existente entre autocuidado e desenvolvimento profissional, continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

O que é autocuidado?

Trata-se de um termo que tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos tempos, na vida de muitas pessoas, e que faz referência aos momentos que dedicamos a cuidar de nós mesmos. Basicamente, são as ações que realizamos, visando a garantia de nossa saúde e qualidade de vida

No dia a dia, podemos chamar de autocuidado aquilo que fazemos para implementar melhorias em nossa rotina, que nos trarão uma sensação cada vez maior de total bem-estar. Com isso, diminuímos, de forma considerável, as chances de termos problemas de cunho físico ou mental em nossa saúde. 

É importante deixar claro, que a pessoa que investe em autocuidado também tem dificuldades em seu dia a dia, ou seja, nem sempre ela vai estar bem. Porém, a sua principal diferença para quem não se cuida tanto assim, é que ela tem uma compreensão maior sobre si mesma e se empenha em buscar soluções para suas questões, ao invés de se manter paralisada e em constante estado de reclamação. 

Isso quer dizer que estamos falando de uma pessoa que olha para si com carinho e compaixão, que respeita seus limites e tem atitudes capazes de melhorar, significativamente, a sua saúde, tanto física, quanto mental. Entre os exemplos que podemos citar, está o tempo que ela se dedica à prática de atividades físicas, de um hobby, o fato de dormir bem, entre outros fatores, que fazem toda a diferença, para a sua total qualidade de vida. 

[php_everywhere instance=”2″]

A relação entre autocuidado e desenvolvimento profissional

Agora que entendemos o que é autocuidado, fica bem mais fácil compreender porque se trata de algo que tem impacto direto e positivo no desenvolvimento profissional de qualquer pessoa. Confira:

Produtividade

O primeiro aspecto que melhora quando investimos em nosso autocuidado é a produtividade. Observe que nos momentos em que você está estressado e com muitas preocupações na cabeça, existe uma dificuldade maior em se concentrar em suas atividades profissionais, não é mesmo?! Como resultado, há uma baixa em sua produção e qualidade do que você entrega também fica comprometida. 

Neste caso, é fundamental dar atenção às suas rotinas de autocuidado, pois serão elas que vão ajudá-lo a ter criatividade e motivação, para atender suas demandas, sem se deixar impactar pelos problemas e desafios que surgem no dia a dia. 

Saúde mental

Se tem uma coisa que é diretamente impactada pelo autocuidado é a nossa saúde mental. Trata-se de algo verdadeiramente importante, que precisa de bastante atenção, pois, quando não estamos bem mentalmente, não conseguimos ir bem no trabalho. 

Diante disso, para que alcancemos o desenvolvimento pessoal que almejamos, precisamos dar atenção às questões relacionadas ao nosso autocuidado, uma vez que serão estas ações as responsáveis por trazer as melhorias que precisamos para a nossa saúde mental. 

Relacionamentos

Os relacionamentos que construímos no ambiente de trabalho também têm importância ímpar em nosso desenvolvimento profissional. Por esta razão, precisamos estar bem, para que, assim, consigamos nos relacionar de maneira saudável com as pessoas que nos cercam. 

Quando cuidamos de nós mesmos, desenvolvemos, tanto o autoconhecimento, quanto a inteligência emocional. Estes são fatores essenciais para construir relações maduras e saudáveis, em que todas as partes conseguem expressar suas emoções e sentimentos, bem como resolver seus conflitos. 

Diante disso, o autocuidado se faz verdadeiramente necessário, pois além de cuidar de nós, cuida de nossas relações. 

Qualidade de vida

Por fim, porém não menos importante, está a nossa qualidade de vida. Este é um aspecto que ganha bastante, quando investimos em nosso autocuidado. Isso porque, ao inserirmos práticas mais saudáveis em nossa rotina, nos sentimos melhor, com o nosso próprio ser e também com as escolhas que fazemos. 

Além disso, temos uma visão maior e melhor sobre tudo o que envolve a nossa vida, e isso nos dá a oportunidade de manter o que está funcionando e de modificar o que não funciona mais. Assim, nossas metas e objetivos são ajustados e isso tem um impacto realmente positivo sobre a nossa qualidade de vida e, consequentemente, sobre o nosso desenvolvimento profissional.  

Não é à toa que tanto tem se falado em autocuidado nos últimos tempos, pois temos entendido, cada vez mais, que é através dele, que conseguiremos conquistar tudo aquilo que mais almejamos, tanto pessoal, quanto profissionalmente. Invista no seu processo de autocuidado e depois deixe nos comentários os resultados que você está obtendo. 

Agora que você já compreendeu melhor esta relação, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, para que eles também entendam a importância e a relação do autocuidado com o desenvolvimento profissional?

<p>[php_everywhere instance=”1″]</p>

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010