Entenda a diferença entre Departamento Pessoal, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (RH)

RH e gestão de pessoas Conheça a estrutura dos departamentos de Gestão de Pessoas, e Recursos Humanos

 

A estrutura de uma empresa varia de acordo com o seu porte, atividade e gestão. Tais fatores interferem diretamente no modo como esta organização empresarial será gerenciada e quais departamentos existirão. Mas, existem alguns departamentos que são fundamentais para todas as empresas. São eles: departamento pessoal, gestão de pessoas e RH. Mas, você sabe quais são as atribuições de cada um destes departamentos? 

Para que você saiba com precisão quais são as atribuições e diferenças entre cada um destes departamentos tão necessários para as empresas, preparamos este artigo. Continue a leitura! 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que faz o Departamento Pessoal?

Muita gente confunde o Departamento Pessoal – ou o conhecido DP – com a área de Recursos Humanos. Em muitos lugares, essa confusão acontece porque o DP e o RH se concentram na mesma sala ou no mesmo local. Mas, o Departamento Pessoal tem atribuições bastante diferentes dos Recursos Humanos. O Departamento Pessoal se originou na década de 30 e tem como atividades:

  • Contratar e demitir colaboradores
  • Realizar os devidos pagamentos
  • Realizar o pagamento de vale transporte e alimentação
  • Definir a carga horária de trabalho dos colaboradores
  • Realizar os contratos
  • Realizar os registros de carteira de trabalho
  • Aposentadoria
  • Férias
  • Cálculos de indenização trabalhista
  • Licença maternidade
  • Pagamento de 13º salário
  • FGTS e INSS.

O que se pode entender é que é de responsabilidade do Departamento todas a parte burocrática ligada a pagamentos em uma empresa – especialmente, pagamentos e provimentos aos colaboradores. Vale ressaltar que é responsabilidade do DP a emissão dos contracheques e também pela entrega dos mesmos aos colaboradores. 

O que faz os Recursos Humanos? 

A criação deste departamento é algo recente. Na década de 90, as organizações observaram que para alcançar resultados de excelência, era preciso adotar medidas de valorização e retenção de profissionais, fazendo com que os mesmos sintam-se bem na organização. Nesse sentido, foi criado o Departamento de Recursos Humanos. E quais são as principais atribuições e responsabilidades do RH? Confira nos próximos tópicos: 

  • Seleção e recrutamento de profissionais
  • Integração de novos colaboradores 
  • Qualificação dos profissionais da empresa
  • Criação e premiação por metas alcançadas
  • Administração de comportamentos internos que possam interferir na produtividade da empresa
  • Potencialização do capital humano
  • Verificação dos profissionais que estão aptos a exercer funções na organização
  • Realização de palestras motivacionais
  • Trabalhos em prol da saúde mental dos colaboradores
  • Avaliação de desempenho de equipes 
  • Plano de carreira
  • Levantamento de necessidades dos colaboradores

Aqui é possível perceber que as responsabilidades do departamento de Recursos estão ligadas diretamente aos colaboradores. Tudo que estiver ligado a produtividade, contratação, desligamento e motivação dos colaboradores é dever do RH. É importante que os profissionais de RH estejam atentos às necessidades dos colaboradores e busquem ferramentas eficazes para garantir que o trabalho tenha a fluidez necessária e assim, a empresa alcance os objetivos traçados. 

O que faz a Gestão de Pessoas?

Para entender o que este departamento faz é preciso estudar cada parte deste termo. A começar pela palavra “gestão”. O termo “gestão” refere-se à administração e gerenciamento. 

Portanto, o Departamento de Gestão de Pessoas é o conjunto de atividades realizadas pelos gestores que compõem as diversas áreas de uma empresa. Tais ações têm como objetivo, administrar de forma eficaz os profissionais, os bens e serviços. Algumas atividades são:

  • Relacionamento interpessoal
  • Desenvolvimento profissional dos colaboradores
  • Cultura organizacional
  • Comunicação holística
  • Criação de processos motivacionais
  • Incentivo ao trabalho em equipe
  • Planejamento estratégico
  • Capacidade de flexibilidade
  • Liderança.

Como foi possível perceber, cada departamento tem sua parcela de responsabilidade nos processos da empresa. Enquanto o Departamento Pessoal tem como objetivo auxiliar a empresa no que diz respeito às suas atividades administrativas, o Recursos Humanos é responsável pelo desenvolvimento pessoal. Já o Departamento de Gestão de Pessoas é responsável pela criação e gestão do relacionamento interpessoal e garantir que este relacionamento aconteça de maneira saudável. Nesse sentido, as três definições estão interligadas no meio corporativo e precisam ser trabalhadas para que os processos, os colaboradores e toda a empresa funcione de maneira eficaz.

Nenhum destes departamentos estão hierarquizados. Cada um destes departamentos têm importantes contribuições para as empresas e são de extrema importância para que as organizações empresariais tenham crescimento, lucratividade e sucesso em seus respectivos mercados. 

Os três departamentos existem na sua empresa? O trabalho realizado em cada um deles agrega valor aos processos da mesma? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: kangshutters



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010