Qual a importância do RH dentro da empresa?

recrutador completa uma pessoa na equipe

Saiba qual a importância do RH dentro da empresa.

O maior ativo das organizações é o capital humano, ou seja, os seus colaboradores. Por isso, é fundamental contar com um departamento especializado em utilizar esse recurso de maneira adequada: o Recursos Humanos. Também chamado de RH, este departamento é composto por profissionais especializados em gestão de pessoas.

É o setor responsável por conduzir os diferentes talentos da corporação de maneira favorável ao alcance dos objetivos da empresa. Assim, simultaneamente, promove o crescimento dos profissionais que compõem o seu quadro de funcionários.

Suas diversas atividades têm como objetivo orientar os processos da gestão de qualidade das pessoas, pautando suas decisões no conhecimento pleno das necessidades e expectativas da organização, bem como dos colaboradores.

Siga a leitura para saber mais sobre as funções do RH e sua importância dentro das empresas.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Atividades fundamentais do RH

Confira, a seguir, alguns exemplos de atividades exercidas pelo RH que enfatizam sua importância na organização.

Seleção e contratação

Todo processo de recrutamento e seleção de profissionais deve ser bem estruturado para que evite futuros problemas e prejuízos à organização. Para isso, é preciso ter conhecimento e competência técnica para que as decisões tomadas sejam positivas.

É função do setor traçar o perfil desejado pela companhia para direcionar o processo seletivo. Nesse sentido, o RH auxilia na construção de um time de colaboradores capazes de atender às necessidades organizacionais e entregar resultados satisfatórios.

Integração de novos colaboradores

Após a contratação, o RH tem a função de integrar os novos funcionários, de forma que tenham acesso a todas as informações necessárias para se adaptarem rapidamente. Cada companhia realiza essas integrações de uma forma, o que varia também se é apenas um novo colaborador ou vários.

Avaliações de desempenho

Empresas que possuem uma gestão voltada para a melhoria contínua devem avaliar periodicamente o desempenho da equipe. O setor de recursos humanos possui conhecimento e técnica para fazer essas análises da forma certa, visando alcançar os objetivos da companhia.

Por meio desse acompanhamento, torna-se possível dar feedbacks para que os profissionais saibam em que pontos estão indo bem e outros em que precisam melhorar. Além disso, através dessas avaliações é possível identificar colaboradores que estão preparados para serem promovidos e assumirem novas responsabilidades. 

Clima organizacional

Um ambiente de trabalho agradável estimula substancialmente o aumento de produtividade e motivação dos colaboradores. Visando aumentar a performance dos profissionais, o departamento de RH elabora diversas estratégias para manter o clima organizacional favorável.

O setor é responsável por promover treinamentos, palestras, workshops, confraternizações e atividades que quebrem a rotina. Basicamente, são ações que relembram a importância de todos os integrantes da empresa, reforçando o sentimento de pertencimento e valorização dos colaboradores.

Essas são estratégias que impactam diretamente na redução da rotatividade, aumento do comprometimento e, consequentemente, maximização de desempenho e resultados. É por isso que se diz que o setor de RH possui uma função estratégica dentro de uma empresa.

Retenção de talentos

O cenário atual do mercado de trabalho é composto, em grande parte, pela geração Y. São profissionais que possuem algumas características que levam as organizações a gerarem mudanças em suas estratégias de gestão. Afinal, eles mostram que muito do que era efetivo há alguns anos hoje se tornou obsoleto.

Os jovens profissionais são desapegados, estão sempre em busca de crescimento, aproveitam as oportunidades que estão de acordo com suas metas e objetivos. Eles não valorizam a ideia de se manter e construir a carreira em uma única empresa.

Nesse contexto, fica notório que reter talentos é um grande desafio e preocupação das organizações. Novamente, é preciso contar com os profissionais capacitados do RH para conseguir atingir o objetivo de manter esses talentos, o que pode ser feito de diferentes maneiras.

Treinamentos

Os treinamentos são mais um recurso importante do setor de RH. Através de formações de diferentes tipos é possível direcionar os funcionários para que trilhem um caminho de desenvolvimento.

É função do departamento de recursos humanos definir, juntamente com a gestão, os tipos de treinamento que serão realizados. Vale mencionar que essas formações podem tanto estar relacionadas a aspectos técnicos, voltados para as funções em si, quanto comportamentais.

Vale destacar que ambos os tipos de formação possuem uma grande relevância para as companhias. Afinal, entender tecnicamente as funções desempenhadas é tão importante quanto ter habilidades voltadas para o comportamento, como liderança, trabalho em equipe, proatividade, entre outras.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestão!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

5 Pontos importantes para um setor de RH eficaz

Além de realizar as atividades citadas, o setor de RH precisa levar alguns pontos importantes em consideração para realizar um trabalho eficaz, acompanhe!

1. Boa comunicação

A comunicação é a chave para o entendimento em relacionamentos profissionais e pessoais. Os membros do setor de RH, em especial, devem buscar se comunicar de forma adequada com o restante da empresa. Esse é um aspecto fundamental para que as ações realizadas sejam bem-sucedidas e os resultados almejados possam ser alcançados.

2. Organização

Como pudemos ver ao longo do artigo, o setor de RH possui diversas funções de grande importância. Para dar conta de tantas demandas é fundamental que os profissionais sejam organizados. Manter listas de tarefas e gerenciar bem o tempo é indispensável para concluir todas as tarefas com eficiência.

3. Acolhimento e firmeza

Os profissionais do RH precisam reunir duas características que parecem contrárias, mas que podem se relacionar: acolhimento e firmeza. O acolhimento é necessário para mostrar aos colaboradores que eles são parte da companhia e podem contar com ela. Já a firmeza é importante em momentos de feedback e outras situações que envolvam passar uma mensagem aos profissionais com objetividade.

4. Abertura ao diálogo

É necessário que o setor de RH não seja apenas um local de onde saem as informações para os funcionários da empresa. O departamento deve se mostrar aberto ao diálogo, a ouvir a equipe, entender suas necessidades e juntos chegarem às soluções.

5. Ensinar pelo exemplo

O setor de recursos humanos é responsável por determinar e comunicar normas aos funcionários. Contudo, é necessário que haja coerência entre palavras e ações. Os membros do RH devem sempre ensinar pelo exemplo, cumprindo à risca as determinações que transmitem aos demais.

Viu só como o RH é importante para o bom desempenho de uma empresa? Aproveite para deixar seu comentário a respeito abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63