Marketing de Recrutamento – O que é, qual a sua importância?

Marketing de Recrutamento

Confira 10 dicas para implementar o Marketing de Recrutamento na sua empresa.

Você já ouviu falar a respeito de marketing de recrutamento? Geralmente, o marketing é conhecido pelas estratégias para atração e retenção de clientes, porém, quando se trata de recrutamento o objetivo é atrair os melhores talentos para a companhia.

A equipe de colaboradores possui um grande impacto sobre o desempenho de um negócio. Dessa maneira, investir em estratégias para atrair os melhores profissionais do mercado é importante para manter um alto padrão nos processos.

Continue acompanhando para entender melhor o que é o marketing de recrutamento, sua importância para as empresas e dicas de como implementar no seu negócio. Boa leitura!

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O que é Marketing de Recrutamento?

Como mencionado, o marketing de recrutamento visa atrair os melhores candidatos para uma empresa. Então, assim como são aplicadas estratégias para atração e retenção de clientes, isso também é feito voltado para profissionais.

As ações realizadas pelo setor envolvem desde a criação de anúncios de vagas e definição dos canais de divulgação, incluindo também a construção de uma imagem de boa empregadora para a empresa.

É bastante comum vermos matérias em revistas e portais especializados listas com as melhores empresas para trabalhar a cada ano. As companhias que aparecem no topo desses rankings acabam tendo mais visibilidade entre os profissionais, gerando maior desejo em trabalhar nelas.

Qual a importância do Marketing de Recrutamento?

Os melhores profissionais são desejados por diversas empresas. Então, os indivíduos que estão nessa posição podem escolher os empreendimentos para o qual irão enviar seu currículo e se candidatar a vagas. No caso de aprovação em mais de um processo seletivo, irão optar pela oportunidade que parecer mais vantajosa.

É fato que ninguém deseja trabalhar em uma organização com fama de má empregadora. Além do valor do salário, são analisados outros aspectos, como: benefícios, clima organizacional, oportunidades de crescimento, os valores da empresa, incentivos, entre outros.

Considerando tudo isso, podemos dizer que o marketing de recrutamento é importante para garantir que as seleções de novos funcionários sejam realizadas de modo eficaz e que os melhores profissionais sejam atraídos.

Dicas para implementar o Marketing de Recrutamento na sua empresa

Para ter um bom desempenho no marketing de recrutamento é preciso, de fato, ser uma boa empresa para se trabalhar. Além disso, existem algumas ações importantes a serem adotadas para atrair os melhores talentos e, claro, retê-los, acompanhe!

1. Desenvolver uma marca empregadora

Em primeiro lugar, é importante investir em ações para que a empresa seja vista como uma boa empregadora. Existem muitas maneiras de fazer isso e, além das ações, é necessário pensar em como os profissionais em geral ficarão sabendo disso. Participar de projetos sociais e ser citada em matérias de jornais, revistas e portais são alguns dos caminhos.

2. Anunciar vagas de forma estratégica

Para que um processo seletivo seja bem sucedido, é preciso que a vaga seja criada e anunciada de forma estratégica. O modo como a mensagem será passada e os canais em que será feita a divulgação possuem um peso enorme sobre o sucesso da empreitada. É preciso sempre ter em mente o perfil de profissional a ser atraído.

3. Estar presente nas redes sociais

As redes sociais de uma empresa podem ser usadas tanto para atrair clientes para os produtos e serviços quanto para fortalecer a marca empregadora. Existem companhias que fazem isso em um só perfil e outras que mantêm contas separadas para cada finalidade.

4. Manter um banco de currículos atualizados

É natural que empresas recebam diversos currículos ao abrirem processos seletivos e, obviamente, apenas uma minoria é contratada. Para evitar perder bons candidatos é válido manter um banco com currículos atualizados. Assim, em caso de necessidade, ficará mais simples chegar a possíveis interessados.

5. Investir na produção de conteúdo

A produção de conteúdo voltado para o mercado de trabalho é mais uma atitude interessante a se ter. Através de blogs, redes sociais e site corporativo é possível fazer com que os profissionais conheçam melhor a empresa como empregadora, contribuindo para a geração de desejo de se trabalhar nela.

6. Fazer dos colaboradores atuais agentes para o fortalecimento da marca empregadora

Ninguém melhor do que os funcionários de uma empresa para mostrarem à sociedade o quanto são felizes trabalhando nela. Contudo, isso deve ser algo totalmente natural. O que a companhia pode fazer é criar formas de estímulo, veja dois exemplos:

  • Oferecimento de brindes com a marca da empresa, como mochilas, bonés, camisetas;
  • Realização de eventos em que os colaboradores podem levar a família.

7. Manter contato com candidatos interessados em vagas

Muitas vezes, ótimos candidatos aparecem, mas por algum motivo não são os escolhidos para a vaga. Nesse caso, é válido nutrir essas conexões, mantendo contato com eles através de e-mails periódicos e envio de anúncios de novas oportunidades.

8. Utilizar plataformas de recrutamento

As plataformas de recrutamento oferecem uma série de recursos capazes de facilitar os processos do RH. Através delas é possível direcionar as buscas com praticidade e eficiência, considerando o perfil que a empresa deseja atrair. Além disso, a divulgação também é facilitada, aumentando as chances de sucesso.

9. Acompanhar as métricas de recrutamento

Assim como no marketing voltado para vendas, no marketing de recrutamento também é importante acompanhar as métricas para verificar o desempenho. Alguns exemplos incluem: 

  • Nível de engajamento com o conteúdo publicado nas redes sociais e por outros meios;
  • Número de candidatos às vagas com o perfil desejado;
  • Interesse genuíno dos candidatos em conquistar a vaga;
  • Conhecimento dos candidatos sobre a empresa.

Também é válido realizar pesquisas com os candidatos para saber a opinião deles sobre o processo.

10. Buscar uma certificação

Por fim, existem as certificações de melhores empresas para se trabalhar. Para obtê-la é necessário contratar serviços de uma consultoria especializada. Assim, ao final do processo, após todos os requisitos serem cumpridos, a companhia recebe o selo, que representa a chancela de uma companhia renomada.

Gostou de saber mais sobre o marketing de recrutamento e a sua importância? Em um mercado competitivo, saem na frente as empresas que atraem os melhores talentos e oferecem a eles um ambiente agradável e com oportunidades de crescimento.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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