No mundo corporativo, existem vários termos e conceitos oriundos dos países de língua inglesa. Termos que são incorporados e se tornam comuns nos estudos e também no dia a dia das empresas. Dentre estes termos está o outsourcing. Quer saber mais sobre este termo? Continue a leitura, querida pessoa!
Afinal, o que é outsourcing?
Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função. Outsourcing é muito comum em empresas que necessitam algum serviço que a empresa contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar. São aqueles serviços que são extremamente necessários ao seu funcionamento e que podem ser atribuídos a uma corporação especializada.
Se há alguns anos, o outsourcing limitava-se a serviços afastados do negócio vital da empresa, atualmente o lema predominante entre os empreendedores é “concentre-se no que faz de melhor e deixe o restante para especialistas”. A terceirização pode ocorrer em qualquer área da empresa, seja ela limpeza, financeiro ou mesmo tecnologia e comunicação. Atualmente, o processo está mais voltado a uma parceria estratégica entre contratante e contratado que gere oportunidades em atividades, funções e processos e ofereça resultados inovadores como destaques neste mercado tão competitivo.
O conceito de outsourcing, portanto, tem mudado e adquirido grande destaque no novo mercado global. A relação entre a empresa contratante e a subcontratada objetiva um relacionamento mutuamente benéfico de médio a longo prazo. Muitos já o classificam como um dos maiores negócios do futuro.
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Quais são as vantagens do outsourcing?
O outsourcing proporciona diversas vantagens, por isso é considerado uma das ferramentas mais importantes da gestão empresarial. A subcontratação de serviços pode aumentar significativamente a rentabilidade da organização contratante por uma série de fatores. O principal deles é a maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existem na organização sem necessidade de grandes gastos. Isso permite melhor controle dos custos.
Delegar atividades a empresas especializadas é uma forma de entregar melhores resultados aos clientes. Essa parceria também proporciona a exploração de novos mercados e indústrias e a gestão de tarefas e otimização dos processos. Com isso, as organizações podem construir uma estrutura que as tornem mais flexíveis e adaptáveis ao dinamismo característico do mercado atual. Outra vantagem relacionada a isso é a diminuição e compartilhamento dos riscos em novos investimentos. Muitas vezes, o outsourcing vem pra atender uma necessidade ou demanda bastante pontual e isso faz com que seja mais prático contratar um outsourcing do que criar um novo departamento para executar tal função.
Quais são as desvantagens do outsourcing?
Apesar de ser um negócio bastante benéfico em muitos aspectos, o outsourcing também tem algumas desvantagens. Assim como outros negócios, o outsourcing pode ocasionar riscos para empresas que não souberem implementá-lo corretamente. As desvantagens estão principalmente associadas à contratação inadequada da prestadora de serviço. Podem haver conflitos de interesse, caso a subcontratada desempenhe as mesmas atividades a concorrentes. É fundamental se atentar à qualidade do serviço prestado, pois isso pode influenciar a satisfação dos clientes e dos empregados. As organizações terceirizadas, ainda, podem não superar as expectativas, uma vez que estão alienadas da cultura e estratégia da contratante, e oferecer atividades que não estejam relacionadas aos processos.
A gestão de outsourcing é fundamental para evitar problemas, como perda de controle das atividades ou confidencialidade de informações e até mesmo aumento dos custos. O próprio acompanhamento do serviço prestado por essas empresas pode requerer gastos acima do orçamento quando a contratação não é estrategicamente projetada. Outras desvantagens muito recorrentes disso são dependência excessiva ao subcontratado e perda de conhecimentos técnicos.
Para evitar prejuízos ao investir em outsourcing, é fundamental que as empresas procurem parcerias com experiência no mercado. As prestadoras de serviço devem ser, preferencialmente, especialistas e referências na respectiva atividade. Cabe à organização contratante elaborar uma estratégia que a permita definir quais serviços devem ser terceirizados, selecionar as prestadoras que ofereçam as soluções adequadas e acompanhar o desempenho das atividades.
A forma como as corporações encaram o outsourcing também faz toda a diferença no sucesso ou fracasso dessa estratégia. Ao invés de considerar o processo como uma solução definitiva, as empresas devem encará-lo como uma possibilidade de concentrar seus esforços e recursos em atividades vitais para a manutenção de seu negócio.
Diante disso, é importante que gestores e líderes analisem se o outsourcing é realmente vantajoso para a organização. Avaliar riscos, ganhos e possíveis retornos são fatores importantes na hora de tomar esta decisão. Mesmo que seja uma demanda sazonal, contratar um outsourcing não é uma decisão a ser tomada de maneira rápida ou de forma impulsiva.
Agora, conte pra gente: você já contratou algum outsourcing? Como foi a sua experiência? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
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Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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