Confira os tipos de consultoria organizacional

consultoria organizacional

A consultoria organizacional é o ramo profissional que identifica e propõe soluções dentro de empresas.

A consultoria organizacional é o ramo profissional que identifica e propõe soluções dentro de empresas. Tem como finalidade entender a necessidade das organizações e diagnosticar os principais problemas. Então, através disso, propor e implantar ações que gerem melhorias, alta performance, aumento da produtividade, além da conquista de grandes e efetivos resultados.

Nada mais é do que um “aconselhamento”, um apoio a empresários, gestores e líderes na formulação de estratégias e tomada de decisões que sejam positivas e lucrativas para as corporações como um todo. A consultoria é realizada por meio da ação de um profissional conhecido como consultor organizacional, que pode ser um colaborador de uma empresa ou o profissional que presta serviços para diferentes organizações e instituições.

Continue lendo para saber mais a respeito da consultoria organizacional e seus principais tipos.

Tipos de Consultoria Organizacional

As consultorias organizacionais são divididas em duas categorias principais: consultoria interna e a consultoria externa.

Consultoria Externa

A consultoria externa está relacionada à atuação do consultor empresarial, um profissional autônomo que apoia, ajuda e assessora uma determinada empresa na busca por mudanças. Tudo isso a fim de melhorá-la por meio de suas capacidades e aumentar seus resultados e lucros.

Consultoria Interna

A consultoria interna, por sua vez, é realizada por um consultor que trabalha ativamente dentro da organização e está inserido em sua cultura e valores organizacionais. Por estar presente diariamente dentro da empresa, é um profissional que conhece a fundo todas as demandas, processos internos e funcionários atuantes de cada departamento. Assim, ele está apto a propor soluções e ideias que cooperem e colaborem com uma melhor atuação empresarial no mercado.

Etapas da consultoria organizacional

Geralmente, as consultorias organizacionais passam por diferentes etapas. Veja quais são elas.

1. Contrato

Nesta fase, o consultor conhece e faz o contrato inicial com seu cliente, que é a empresa em questão. Ele começa uma pesquisa sobre os problemas organizacionais e principais anseios e expectativas da organização. A partir disso, consegue estabelecer prazos, metas e valores referentes à sua prestação de serviço.

2. Diagnóstico da situação real

O consultor consegue levantar dados fundamentais sobre a empresa, seus principais problemas e aspectos que precisam ser melhorados. Ele também estabelece os métodos e ferramentas que serão abordados e utilizados durante o processo.

3. Feedback

Nesta etapa, o consultor consegue fazer um diagnóstico preciso sobre a atual situação da empresa a partir dos dados analisados na fase anterior. Aqui, o consultor aponta os aspectos fortes e os de melhoria da organização.

4. Implantação de recursos

Com base no que foi discutido na etapa do feedback, aqui são decididas e colocadas em prática todas as decisões. Nesta etapa também entram as ações traçadas e planejadas na fase anterior.

5. Encerramento do processo

Nesta última fase, faz-se uma avaliação de como foi o processo, se ele deve ser ampliado a outras áreas da empresa, aliado a novas informações ou dados, ou encerrado, no caso de os resultados almejados terem sido concretizados.

Entre os diferentes tipos de consultoria disponíveis e aplicados dentro do contexto organizacional, estão as consultorias jurídicas, empresariais, econômicas e a consultoria em Coaching, voltada para os recursos humanos.

Esta última é bastante utilizada nos dias de hoje, visto que o Coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que tem sido cada vez mais difundido e aplicado no âmbito empresarial. Seu grande objetivo neste contexto é a conquista rápida e eficaz de grandes e efetivos resultados para empresas e corporações.

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Benefícios da Consultoria Organizacional para uma empresa

Se você está em dúvida sobre contratar ou não um serviço de consultoria organizacional para a sua empresa, veja quais são os benefícios que esse investimento pode proporcionar ao seu negócio.

1. Contar com o suporte de alguém que tem expertise no assunto

O primeiro e mais importante benefício da consultoria organizacional é o fato de poder contar com o suporte de alguém que tem expertise em empresas. Em vez de aprender errando, o que pode acabar prejudicando o negócio, se aprende através do conhecimento e experiência de um profissional.

2. Redução de custos

Existem empreendedores que deixam de contratar um consultor organizacional exatamente para poupar recursos. Contudo, agindo assim, não percebem que estão fazendo exatamente o contrário. A consultoria, mais do que uma despesa, é um investimento.

Ao colocar em prática todos os apontamentos feitos pelo consultor é possível conseguir uma redução de custos significativa. Afinal, ele irá fazer uma ampla análise para identificar processos desnecessários, desperdícios, entre outros detalhes. Dessa maneira, conseguirá propor uma redução de custos responsável e que não prejudique o desempenho da empresa.

3. Economia de tempo

Um empreendedor que não tem experiências anteriores na gestão de um negócio pode levar muito tempo até aprender como fazer tudo funcionar corretamente. Com a ajuda de um consultor organizacional esse tempo pode ser poupado. Durante todo o processo de consultoria o gestor poderá aprender lições valiosas com o profissional contratado, obtendo um conhecimento que poderia levar anos para ter acesso.

4. Objetividade

O consultor é contratado para fazer o seu trabalho, o que envolve apontar falhas e sugerir melhorias. Parece que isso seja simples, mas para outros colaboradores, que convivem diariamente com o seu empregador, pode ser difícil alcançar esse nível de objetividade.

Essa é uma questão da cultura brasileira, em que as pessoas não costumam ser tão diretas na maior parte dos casos. Já o consultor precisa ser direto, porque, do contrário, o seu trabalho não terá como ser realizado. Assim, seus feedbacks são claros e devem ser recebidos de forma positiva.

5. Soluções personalizadas

Um bom consultor organizacional tem uma ampla bagagem de experiência, o que o permite identificar o que dá certo para cada caso. Quando o empresário tenta fazer uma análise do seu negócio por conta própria, apenas fazendo pesquisas de possíveis soluções para seus problemas, se esquece de que o que deu certo para uma empresa pode não dar para outra.

Mais uma grande vantagem da consultoria é que as soluções serão propostas de forma personalizada, sem padronização. Afinal, empreendimentos são feitos por pessoas e isso já mostra que não dá para querer que um determinado sistema funcione para todos.

Dicas para contratar um bom consultor organizacional

Se deseja fazer esse investimento para o seu negócio, antes de fechar contrato com o primeiro consultor organizacional que aparecer, procure ter calma para fazer uma boa escolha. O mercado de consultoria conta com uma série de profissionais e é válido seguir alguns critérios, observe.

1. Identifique os seus objetivos com a consultoria

Antes de mais nada, é importante identificar quais são os seus objetivos com a consultoria. É preciso focar nos principais pontos que deseja trabalhar, se são os processos, as finanças, os recursos humanos. Embora existam profissionais que ofereçam um atendimento amplo, o melhor é sempre optar por experts nas áreas que deseja melhorar.

2. Tenha clareza sobre o seu desejo de mudança

Mais uma dica relevante está ligada ao seu desejo de mudança, que precisa ser genuíno. Afinal, não adianta contratar o melhor profissional da cidade se não houver abertura para rever atitudes e mudar.

Lembre-se que irá pagar o profissional para transformar pontos do seu negócio que precisam ser aperfeiçoados. Se houver resistência da sua parte durante o processo, todo o investimento será em vão.

3. Peça indicações a amigos empreendedores

Para encontrar bons profissionais, comece pedindo indicações a amigos empreendedores. Como a consultoria é um serviço que está em alta, é bem provável que seus conhecidos tenham boas indicações a fazer.

4. Verifique se o profissional tem as expertises que você busca

Ao reunir uma lista de consultores, vá analisando as expertises de cada um, colocando os que tiverem experiências nas áreas do seu interesse à frente. Assim, conseguirá eliminar candidatos que não estiverem de acordo com o que busca, até que identifique o que está mais preparado para assumir essa missão.

5. Converse com outros clientes do consultor

Ao longo da sua análise dos possíveis consultores, converse com outros clientes que já tenham sido atendidos por eles. Geralmente, esses profissionais compartilham depoimentos de ex-clientes em seu site corporativo e redes sociais. Mesmo que tenha esse tipo de conteúdo, poder conversar com essas pessoas te dará maior confiança para se decidir.

No final das contas, é importante que, além de experiência, o consultor organizacional seja alguém que lhe inspire confiança. Assim, conseguirá entregar sua empresa nas mãos dele com segurança e a certeza de estar fazendo a melhor escolha.

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Imagem: Por kan_chana

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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