Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Em um mercado globalizado onde tudo cresce, se desenvolve e evolui rapidamente, é essencial que as empresas estejam aptas a acompanhar esta dinâmica. Para isso, é preciso contar com o RH a fim de que se mantenha em movimento.

Existe um errôneo conceito geral de que o setor de Recursos Humanos serve apenas para selecionar, contratar, treinar e remunerar os profissionais de uma organização, mas a função deste setor vai muito além disso.

O RH também tem como responsabilidade auxiliar no aumento de performance da corporação através da promoção do desenvolvimento e eficácia na gestão de pessoas para melhor aproveitamento do potencial de cada talento, deste modo, maximizando e acelerando resultados.

Nesse sentido, o método mais efetivo é o treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois se trata de uma excelente forma de viabilizar a reciclagem de conhecimentos, aprimoramento de habilidades diretamente ligadas as atividades desempenhadas pelo profissional. E deste modo, habilitando-o a ser mais produtivo, contribuindo mais significativamente para o alcance de metas e objetivos.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Estrutura de um Treinamento Corporativo

Confira abaixo a etapas essenciais para elaboração de um treinamento eficaz.

Identificação das necessidades

A frase “Tempo é dinheiro” representa bem a importância de ser objetivo e pontual nos treinamentos aplicados em uma organização. Primeiramente, é preciso compreender com clareza a razão pela qual o treino será realizado, a fim de que se elabore conteúdos, ferramentas e técnicas que solucionem efetivamente a problemática identificada.

Mesmo aqueles treinamentos aplicados para um mesmo objetivo – desenvolver lideres, por exemplo – podem variar suas especificidades de acordo com cada contexto. Cada gestor possui um perfil de liderança, deste modo, a necessidade a ser resolvida de um, pode ser totalmente diverte de outro.

Quanto mais preciso e personalizado for o treinamento, maior sua assertividade e produção de resultados realmente satisfatórios.

Construção do treinamento

Para organizar um treinamento é preciso se orientar a partir de uns dados imprescindíveis. Como:

-Objetivo – estado desejado;
-Número de participantes – saber para quantas pessoas ele será aplicado;
-Metodologia – definir qual abordagem será mais efetiva para que os envolvidos se beneficiem;
-Tempo – quanto tempo durará e quais atividades serão realizadas no decorrer do treinamento;
-Dia, hora e local – quando e onde acontecerá;
-Mensuração – como será medida a efetividade do treino, avaliando as reações e feedbacks dos participantes.

Aplicação do treinamento

A aplicação do treinamento requer um profissional capacitado para tal, que possua o domínio do tema a ser abordado, amplo entendimento do cenário e do perfil dos profissionais que absorverão os conhecimentos ali aplicados.

Nesse sentido, o Coaching é um excelente método que auxilia o palestrante/treinador a aplicar seu conteúdo com efetividade, a partir da geração de rapport, promovendo envolvimento, engajamento, interação e comprometimento dos participantes para com os resultados esperados.

Avaliação dos resultados obtidos

O retorno que o treinamento corporativo proporciona é o principal ponto de interesse para uma empresa, que, na maioria dos casos, pode ser identificado a médio e longo prazo, exige mudanças de hábitos e comportamentos, a fim de que os resultados não sejam apenas conquistados, mas também mantidos.

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Empresas são resultados de pessoas, portanto, se você deseja ter uma organização extraordinária, torne seus profissionais extraordinários!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010