O avanço tecnológico mudou a forma como as pessoas interagem, os métodos de aprendizado e até mesmo a forma como as empresas alcançam resultados. Por meio de cursos, workshops e palestras, as organizações promovem a capacitação e aprimoram os conhecimentos e competências dos seus colaboradores.
Uma vez que a maioria dessas alternativas de capacitação exigem deslocamento e demais custos, muitas empresas estão optando pelo e-learning, uma tecnologia de aprendizagem que utiliza o meio virtual. O e-learning utiliza a internet e outras tecnologias móveis para comunicar e distribuir conteúdo, sem a necessidade de que o instrutor/professor e o aluno estejam de forma presencial no curso.
O processo ainda é novo, mas vem sendo muito utilizado no meio corporativo, especialmente por conta do aumento dos cursos online e treinamentos nas empresas. Ao aplicar este modelo de aprendizagem, a empresa consegue transmitir conhecimento de maneira uniforme e dinâmica, aplicando cursos de acordo com a sua necessidade, com conteúdo teórico, técnicas e explicações acerca de seus processos e atividades.
Como consequência, o colaborador é treinado e preparado para lidar com a rotina do meio corporativo da melhor forma possível, garantindo uma série de melhorias, aumento da competitividade e alcance de metas e objetivos. Ou seja, o objetivo do e-learning corporativo é o de garantir evolução profissional ao colaborador, alinhando habilidades e competências profissionais que tragam resultados de excelência para a empresa.
O e-learning é indicado para empresas que possuem um número elevado de colaboradores, sendo ideal especialmente para organizações que precisam oferecer cursos para um grande número de profissionais ou com alta rotatividade de colaboradores.
[php_everywhere instance=”2″]
Vantagens da implementação do e-learning para as empresas
- Permite rápida atualização dos conteúdos;
- Viabiliza a personalização dos temas abordados;
- Fácil acesso para todos os colaboradores;
- Possibilita flexibilidade quanto aos horários;
- O profissional estipula seu ritmo de aprendizagem;
- Não demanda custos elevados;
- Permite que um grande número de colaboradores participe do treinamento empresarial;
- Viabiliza que pessoas em diferentes cidades tenham acesso ao curso;
- Desenvolve a capacidade de autoaprendizagem do indivíduo;
- Possibilita que o profissional potencialize habilidades específicas, de acordo com o seu trabalho;
- Gera gestão de competências;
- Nivela o conhecimento dos profissionais.
Para que a empresa consiga implementar a modalidade de aprendizagem e-learning em seus treinamentos, ela deve identificar quais são suas demandas e necessidades, garantindo que o processo seja assertivo e cumpra com o seu propósito.
O Coaching é uma metodologia que está munida de técnicas e estratégias capazes de proporcionar uma consultoria empresarial para que a organização alinhe suas atividades, seu público-alvo, produto/serviço e mercado de atuação. Com base nessas informações, a organização de torna capaz de desenvolver um treinamento que está de acordo com suas necessidades, proporcionando melhorias na atuação do colaborador e garantindo resultados de excelência.
Você conhecia o e-larning? Acredita que sua aplicação é viável para o seu negócio? Comente e compartilhe este artigo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.