Os Três Tipos de Foco

Foco Tipos de Foco

 

É importante nos aprofundarmos ainda mais na questão do foco. Quando uma pessoa faz muitas coisas ao mesmo tempo, é possível que todas saiam menos extraordinárias do que poderiam; ou que alguma saia muito boa, e as outras sejam no máximo razoáveis. Quando todas são muito bem executadas, quem as fez sente cansaço e esgotamento e, em um curto espaço de tempo, perde a capacidade e motivação de continuar com o mesmo volume de trabalho.  

O foco é importante porque a falta dele causa a procrastinação. Uma pessoa muito focada quer ver o resultado do seu trabalho. Quer vê-lo pronto. Quer concluir. Alguém com pouco foco quer apenas terminar a sua parte e se contenta com a média.

Compreendendo o foco, temos a oportunidade de fazer um autodiagnóstico e de buscar uma melhoria de performance, seja na técnica, seja na motivação, seja na busca por significados.

Existem três tipos de foco, embora estejam interligados. Podemos dividi-los da seguinte forma:  

O primeiro foco é o visionário.

Esse foco é a capacidade de olhar para frente e de ter certeza e clareza do que você quer. É saber que a sua escolha é de fato sua, que sua decisão é sua, e não o fruto de comparações. É a capacidade de se planejar, de projetar, de sonhar e de desejar — quem não sonha e não deseja, não vê problema algum em continuar no sofá. Afinal, se levantar para quê?

O foco visionário, contudo, pode ser muito abstrato, caso não esteja alinhado a um planejamento minucioso. Dessa forma, ele se torna muito distante da concretização, com um objetivo de longo prazo. Isso também causa procrastinação, pois, “se tenho um ano para começar o curso de inglês, dá para esperar mais um pouco!”  

O segundo foco é o comportamental.

É a capacidade de ter clareza e tomar ciência dos seus próprios comportamentos, para ser uma pessoa cada vez melhor. Esse foco é nossa capacidade de verdadeiramente querer ser uma pessoa melhor e de se perguntar: “Quais partes, em mim, precisam ser melhoradas e quais partes são as melhores?  Que parte da sua conduta, da relação que tem com você mesmo e com outras pessoas você precisa melhorar ou manter? Esse foco se dá nas relações internas, a fim de melhorar os seus comportamentos. É a capacidade de perceber que a melhoria de si mesmo promove o alcance de metas.  

O terceiro foco é o foco consciente.

É você tomar consciência do seu valor maior, daquilo que você tem de melhor, mas, também, é agir em direção àquilo que você quer. Foco consciente é o tempo que você dedica para ser uma pessoa melhor. É o foco nas ações, na busca de resultados.  Aquilo que sua mente deseja é para onde sua atenção vai. É quando você passa de ações orgânicas (“deixa a vida me levar…”) para ações planejadas.

O foco consciente é sinal de que você foi despertado para agir em prol do que deseja. Quando você descobre isso, significa que você está no caminho certo.  

No tópico seguinte vou compartilhar 7 ações poderosas que você pode incluir em sua vida para ajudá-lo a se livrar da procrastinação e manter o seu foco. Essas ações são apenas um início, pois, no fundo, você é a única pessoa capaz de decidir o que é verdadeiramente importante e imprescindível para realizar os seus sonhos.  

Copyright: 767469670 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wayhome

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds