12 Sintomas que indicam que o seu corpo está próximo da estafa

estafa corpo e mente

Fique de olho nos sintomas da estafa

 

Se as atividades que você faz costumeiramente tem lhe causado desânimo e outros desconfortos, talvez seja a hora de repensar a sua rotina. Quando nossas atividades diárias são pautadas pelos excessos de tarefas e responsabilidades, nosso corpo e nossa mente dão sinais de que estão sobrecarregados. Estes sinais mostram que você pode estar com estafa ou próximo a ela.

Para que você compreenda melhor do que estou falando, vou te explicar neste artigo o que é estafa, seus sintomas, para que você consiga identificá-los no dia a dia e tomar as providências necessárias, no sentido de manter a sua saúde mental e física sempre bem cuidadas.

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira:

É essencial termos uma ótica especialmente voltada para nosso corpo e mente.

É pensando nisso que preparei um desafio de 21 dias para que você recupere as energias e sinta-se motivado a alcançar novos objetivos.

O que é estafa?

Também conhecida como fadiga, de origem física ou mental, a estafa pode ser considerada como a falta de energia e motivação para fazer atividades comuns do dia a dia, como trabalhar, estudar, sair com os amigos, entre muitas outras. Geralmente as pessoas que passam por esta situação sentem um cansaço extremo, que vem acompanhado de uma forte sensação de frustração e de falta de capacidade para a realização de coisas que antes lhe davam prazer.

Existem dois tipos de estafa, a física, também conhecida como periférica e a mais comum entre as pessoas, a mental ou central. Quando falamos no primeiro tipo, estamos falando das dores musculares e do cansaço sentido a partir da realização de atividades que causem um desgaste excessivo no corpo, que tem como causa também a má alimentação.

Já a estafa mental se caracteriza por uma alteração que ocorre no sistema nervoso central do indivíduo e que se desencadeia devido às pressões do dia a dia, ao estresse, excesso de atividades e responsabilidades, que fazem com este mesmo indivíduo tenha um desequilíbrio em seu organismo, que gera desgaste metabólico e mental bastante intenso.

Nos dois casos é essencial ficar de olho, pois eles podem trazer consequências preocupantes para o corpo, mente, bem como a vida como um todo de uma pessoa.

Sintomas da estafa

Para que você consiga observar se está ou não próximo da estafa, saiba quais são os sintomas desta doença, que se não for bem cuidada, pode trazer consequências mais graves para a vida de uma pessoa, como a depressão.

  • Esgotamento físico e emocional

Em decorrência do excesso de responsabilidades e das inúmeras atividades, demandas e expectativas que a pessoa precisa realizar e atender, conforme o tempo vai passando, caso ela não diminua o ritmo, pode acabar sentindo um dos primeiros sinais da estafa, que é o esgotamento físico e mental.

  • Alterações no sono

Com a estafa surgem diversas preocupações, que podem fazer com a pessoa que está desenvolvendo-a acabe perdendo várias noites seguidas de sono. Ou contrário também pode acontecer, ou seja, por sentir um cansaço extremo, que muitas vezes dá a sensação de nunca passar, o indivíduo estafado passa a sentir muito sono e dormir demais, para tentar fazer com que o cansaço diminua.

  • Má alimentação

Logo no início do desenvolvimento da doença é possível perceber que ocorrem alterações no paladar do indivíduo, ficando, este, menos apurado. A consequência disso é um aumento no consumo de alimentos que fazem mal à saúde, como sal, açúcar, muito condimentados e aqueles mais gordurosos.

  • Memória comprometida

Outro sintoma decorrente do esgotamento mental pelo qual a pessoa com estafa passa são as falhas constantes na memória, bem como um comprometimento no aprendizado. Coisas que antes eram simples de serem lembradas ou aprendidas, depois de desenvolver a doença ficam um pouco mais difíceis.

  • Agressividade

A pessoa que está a beira de uma estafa geralmente desenvolve uma sobrecarga mental tão intensa, que não consegue mais lidar com a quantidade de responsabilidades que assume, bem como com a pressão que vem com cada uma delas. A consequência disso é um comportamento mais agressivo, que passa a ser uma forma que o indivíduo utiliza para descarregar tudo isso que está atormentando a sua mente e corpo ao mesmo tempo.

  • Queda da produtividade

O trabalho de uma pessoa com estafa é bastante afetado. Isso porque o cansaço mental faz com que ela perca facilmente o foco de suas atividades, o que faz com que ela trabalhe a mesma quantidade de horas, porém, produzindo cada vez menos e esforçando-se cada vez mais, inclusive, para realizar atividades simples do dia a dia.  

  • Falta de paciência

O que antes dava prazer e bem-estar ao ser realizado, aos poucos vai fazendo com que o indivíduo fique cada vez mais impaciente. Este passa a ser um tanto quanto intolerante, tanto com pessoas, quanto com as atividades de sua rotina, tentando finalizá-las sempre com mais rapidez do que antes, com o intuito de se livrar delas o mais rápido possível.

  • Dores no corpo

A estafa faz com que o indivíduo sinta-se tão sobrecarregado, que esta sobrecarga passa a se transformar em dores pelo seu corpo. Aos poucos, tensões musculares, que antes não existiam, vão surgindo, bem como dores nas articulações, dores de cabeça, entre muitas outras.

  • Desânimo

Estamos falando de uma doença que surge, em muitos casos, de forma silenciosa, sendo que um de seus primeiros sintomas é também o desânimo. Aos poucos, sem a pessoa perceber, ela vai perdendo a vontade de sair com seus amigos, de se divertir, de estar em seu ambiente de trabalho, de realizar as atividades relacionadas a ele, em decorrência de um desânimo, que, geralmente, ela não sabe o motivo de seu surgimento.

Com isso, muitas vezes ela prefere ficar em casa, reclusa em seu conta, em seu ambiente seguro, do que estar em meio a outras pessoas.  

  • Palpitações

Com a estafa pode surgir também a ansiedade, ou seja, a pessoa pode ter preocupações excessivas com relação à entrega de suas atividades, por exemplo, entre muitos outros fatores. Esta preocupação excessiva desencadeia reações no corpo, que antes ela não tinha, como é o caso das palpitações, que geram bastante desconforto durante o dia a dia.

  • Diminuição do desejo sexual

O desânimo, bem como as alterações cerebrais que surgem com o desenvolvimento da estafa, fazem com a pessoa com a doença passe a ter cada vez menos vontade de ter relações sexuais. Isso ocorre, pois há uma diminuição considerável da libído e do desejo sexual, consequentemente.

  • Baixa imunidade

Aos poucos, conforme a doença vai evoluindo, a imunidade da pessoa passa a ser comprometida. Este fator é preocupante, pois a imunidade baixa abre portas para outras doenças como infecções recorrentes, gripes, resfriados, viroses, entre muitas outras.

Causas e tratamentos para a estafa

Observa-se que são diversos os desconfortos e problemas causados pela estafa na vida de uma pessoa. Como eu disse ao longo do texto, o excesso de responsabilidades, a sobrecarga de atividades a serem realizadas durante o dia, as preocupações excessivas, entre diversos outros fatores de cunho psicológico podem desencadear o surgimento da doença.

Entretanto, é preciso também, assim que você perceber os primeiros sinais e sintomas, visitar um clínico geral, para que ele ajude a investigar se as causas não estão relacionadas a distúrbios na tireóide, anemia, menopausa, entre outros, que devem ser descobertos, para que seja possível administrar o tratamento adequado.

É essencial termos uma ótica especialmente voltada para nosso corpo e mente.

É pensando nisso que preparei um desafio de 21 dias para que você recupere as energias e sinta-se motivado a alcançar novos objetivos.

Mas, ao passo que os tratamentos clínicos são realizados, é possível também recorrer a terapias alternativas, capazes de ajudar, e muito, no processo de melhora do indivíduo. Meditação, yoga, acupuntura, massagens relaxantes para ajudar na superação das dores, além de consultas com psicólogos e psiquiatras, são formas que contribuem, efetivamente e na prática, para que a pessoa com estafa saia de seu estado de desânimo e volte a sentir prazer nas atividades corriqueiras de seu cotidiano.

Gostou deste conteúdo? Já tinha ouvido falar em estafa? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de curtir e compartilhar este conhecimento com seus amigos, em suas redes sociais.

 

Copyright: 367741853  – https://www.shutterstock.com/pt/g/cyano

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010