Como vender no Instagram? – 7 Dicas práticas

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Confira 7 Dicas para vender no Instagram e fortalecer sua marca.

Mais do que plataformas voltadas para o entretenimento, as redes sociais se tornaram locais com excelentes oportunidades para fazer negócio. Se você deseja saber como vender no Instagram e impulsionar os resultados do seu negócio, vai gostar das dicas que iremos compartilhar.

Não basta apenas criar um perfil e anunciar produtos, é preciso utilizar as técnicas certas para gerar desejo nas pessoas e fazer com que se tornem divulgadoras espontâneas do seu empreendimento. Siga a leitura para saber mais!

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Benefícios do Instagram para vendas

Independentemente se o seu negócio é baseado em produtos ou em serviços, o Instagram é uma excelente plataforma para fortalecer sua marca e vender. Afinal de contas, grande parte das pessoas está lá todos os dias postando, curtindo, assistindo vídeos e compartilhando.

Estamos vivendo a era dos influenciadores digitais, em que qualquer pessoa pode influenciar seu público ao compartilhar um produto ou serviço. Até mesmo profissionais como médicos, advogados, educadores físicos, entre outros, estão se beneficiando de produzirem conteúdo para as redes.

Entretanto, o fato de ser um local com potencial não significa que se possa sair fazendo propaganda sem critério e esperar que as vendas aconteçam instantaneamente. É preciso adotar as estratégias certas para obter os resultados almejados. Vender no Instagram não é mágica, é preciso trabalho, dedicação e paciência.

7 Dicas para vender no Instagram e fortalecer sua marca

Se você deseja realmente se dedicar ao Instagram para fortalecer sua marca e fechar muitas vendas, certamente irá se beneficiar das dicas a seguir. A partir destas ações, conseguirá atrair seu público e mantê-lo fiel, acompanhe!

1. Crie um perfil comercial e aproveite as funcionalidades dele

O Instagram oferece duas possibilidades de criação de perfil, o pessoal, que é aquele voltado para usuários comuns, e o comercial, que conta com funcionalidades especiais para negócios. Portanto, se há essa possibilidade de tornar a conta mais profissional, desfrute dela!

Alguns dos benefícios que o Instagram comercial oferece são métricas sobre os usuários, com dia e horário em que há maior interação do público. Isso permite que planeje suas postagens de forma estratégica, aumentando as chances de engajamento.

Mais uma funcionalidade muito interessante do Instagram para vendas é a possibilidade de criar uma loja dentro da própria plataforma. Assim, o seguidor vê um item que gostou e ali mesmo, sem precisar acessar outra página, já consegue efetuar a compra.

2. Capriche na descrição da bio

A chamada bio do Instagram, que é aquela descrição que fica logo abaixo a foto de perfil e o nome, é como um cartão de visitas da sua empresa. Lá, você pode resumir em algumas palavras o que o seu negócio vende, incluir um link e endereço físico, se houver.

É importante posicionar essas informações de forma organizada, para que fique escaneável, ou seja, o seguidor passe os olhos e consiga absorver sem muito esforço. Para isso, utilize emojis que tenham relação com a sua empresa para chamar a atenção.

No campo de link, como há espaço apenas para um, muitos negócios têm utilizado uma estratégia bastante eficaz, os agrupadores de links. Existem vários com opções de conta gratuita, como Linktree, Trakto e outros. Neles, você tem a possibilidade de inserir mais de um link, como um que direcione ao WhatsApp e outro ao site da empresa.

Contudo, é preciso saber utilizar essa facilidade que um agrupador de links oferece sem se exceder. Uma lista enorme de outros sites poderá mais atrapalhar do que ajudar. Prefira focar em poucos e bons links que te ajudarão a fechar mais vendas.

3. Ofereça cortesias para influenciadores da sua cidade

Hoje em dia, cada cidade brasileira tem pelo menos um influenciador que se destaca. É uma pessoa que tem uma quantidade razoável de seguidores e que compartilha dicas e um pouco sobre sua vida.

Faça uma lista com os principais influenciadores da sua cidade e identifique aqueles que tiverem mais relação com o seu produto ou serviço. Afinal, é provável que aquela pessoa tenha seguidores com o mesmo perfil, o que aumenta as chances de obter bons resultados.

Ofereça cortesias para esses influenciadores para que experimentem seu produto ou serviço. Alguns mostram esses presentes voluntariamente, já outros cobram um valor para esse tipo de divulgação, analise cada possibilidade e veja qual fica melhor para o seu negócio.

Importante: nem sempre a pessoa com mais seguidores trará os melhores resultados. Por isso, analise mais do que esses números, verifique o nível de engajamento desses seguidores e se a pessoa tem realmente uma conexão com o segmento em que você atua.

4. Atente-se à qualidade das imagens postadas

O Instagram é uma rede social baseada em imagens, o que inclui fotografias e vídeos. Sendo assim, é fundamental prezar pela qualidade, tanto para passar credibilidade aos clientes, quanto para que consigam ver em detalhes os produtos.

Além das fotografias, uma conta comercial precisa de imagens produzidas com mensagens. Nesse caso, você pode tanto usar o aplicativo Canva, que oferece opções de design de forma descomplicada, quanto contratar os serviços de um designer.

5. Apareça nos stories

Os stories são um recurso que aproxima a marca do seu público. Lá, é possível compartilhar vídeos de 15 segundos que desaparecem depois de 24 horas. Se você ainda não conversa com seus seguidores através dessa ferramenta, pense nessa possibilidade, pois está perdendo uma grande chance de aproximação.

6. Interaja com os seguidores

As redes sociais foram criadas para gerar conversas, então, não faz sentido apenas publicar fotos e vídeos sem interagir com as pessoas. Além de responder os comentários que fizerem no seu perfil, interaja no de outras pessoas. Peça para clientes compartilharem fotos usando seu produto, reposte, crie diálogos e conexões.

7. Analise os resultados e faça adaptações nas estratégias

É muito importante que analise periodicamente os resultados do seu Instagram. Considere o número de vendas realizadas através dele, o número de seguidores, visualizações e engajamento. Assim, saberá exatamente as estratégias que estão dando certo e as que precisam ser adaptadas.

Esperamos que essas dicas te ajudem a vender no Instagram e fazer a sua empresa crescer cada vez mais! Tem mais alguma dica a compartilhar? Comente a respeito abaixo!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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