Construir confiança através do Linkedin: como isso é possível?

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Saiba como construir uma imagem mais ilibada no Linkedin.

A construção de confiança através do Linkedin depende da dedicação do usuário em se manter alinhado com os seus interesses e do seu público. Em um primeiro momento, pode parecer complexo iniciar e manter essa confiança por meio da rede social. Contudo, é possível fortalecer os laços com aqueles que compartilham da sua rede se atentando para questões-chave.

No artigo a seguir iremos explicar como investir na construção dessa confiança com a sua audiência. O Linkedin é um espaço que pode se tornar bastante profícuo para trocas de experiências e oportunidades de forma geral. Então, vamos começar?

Dicas de como construir confiança através do Linkedin

Os usuários do Linkedin devem ficar atentos para estabelecer uma relação de mais confiança com os seus interlocutores na rede. Os conteúdos compartilhados, as interações, as conexões e até as fotos compartilhadas ajudam a criar essa base de confiança. O ideal é focar em transmitir uma imagem de maior confiança junto a uma audiência menor.

A partir desse público mais restrito é possível construir maior credibilidade, fazendo do seu perfil uma referência na rede. A confiança das pessoas à sua volta faz com que elas se sintam à vontade para indicar o seu perfil para uma série de oportunidades.

Desde o início do relacionamento com os outros usuários é importante buscar pela conquista da sua confiança. Abaixo listamos dicas essenciais para que você construa uma imagem mais ilibada no Linkedin. 

1. Atenção à qualidade dos seus conteúdos

Para que seu perfil do Linkedin inspire confiança nos outros usuários, é essencial que conte com publicações frequentes e focadas na qualidade. Dessa forma, sempre que puder faça publicações relevantes para a sua audiência. Observe que os seus posts se refletirão na forma como os outros usuários te veem. Sendo assim, tenha o cuidado de postar algo que reforce a sua credibilidade e área de interesse.

Posicionar-se de maneira a deixar claro que há assuntos sobre os quais não se sabe tudo é importante. Lembre-se de que ninguém sabe tudo e demonstrar estar nessa posição te humaniza e cria confiança nos interlocutores.

Você pode deixar comentários em publicações demonstrando seu interesse em saber mais a respeito. Pode fazer posts ressaltando temas sobre os quais está estudando e descobrindo mais. 

2. Adote uma postura profissional acessível

Ao decidir ter um perfil em uma rede social profissional, como o Linkedin, é necessário estar aberto para iniciar conversas nesse âmbito. Isso quer dizer que para gerar mais confiança na audiência é necessário se mostrar aberto para interações de trocas de experiência. 

Mantenha-se aberto a aqueles que desejarem tirar dúvidas sobre a sua área de atuação ou sobre a empresa em que você está. Ao colocar-se em uma posição em que há trocas na rede você demonstra que tem um perfil confiável. É difícil iniciar uma base de confiança se não existe acesso, não é mesmo? 

A comunicação com a sua audiência encorajará o início de relações mais profundas. Com o passar do tempo, esse hábito de dialogar com a sua audiência pode se tornar, inclusive, a porta para diversas oportunidades. A palavra-chave para ter um perfil interessante e reconhecido no Linkedin é a troca.

3. Não se envolva em polêmicas

Desde que a internet se popularizou, há a discussão de como tornar o ambiente virtual mais seguro. Infelizmente, ainda há quem pense que se trata de uma terra sem lei. Devemos alertar que cada vez mais dispositivos são criados para dar nome e rosto para comentários que tenham o sentido de destruir a imagem de outras pessoas.

No entanto, ainda existem manifestações baseadas apenas em objetivos negativos e você deve fugir delas. Evitar polêmicas é essencial para manter seu perfil ilibado e reconhecido como referência.

Não interaja com publicações que visem apenas atacar a imagem de pessoas e empresas. Não se envolva em discussões desrespeitosas e desnecessárias sobre partidos políticos e outras questões, como religião, por exemplo.

O Linkedin é uma rede social profissional na qual devem ser debatidos temas desse universo. Questões e crenças pessoais não devem se tornar tema de discussões, pois não cabe debatê-las nesse espaço. Muitos profissionais de renome em seus mercados perderam popularidade e credibilidade pelo simples fato de se envolverem em um debate desnecessário.

4. Tenha leveza

Ao longo do artigo ressaltamos algumas vezes que o Linkedin é um espaço profissional. Porém, não é porque se trata de um espaço profissional que não pode ter leveza na medida certa. Obviamente, você não deve fazer posts pessoais ou piadas, mas pode responder os comentários com atenção e cuidado.

A leveza pode ser aplicada a essa rede através de posts em que você divide descobertas e desconstruções feitas ao longo da sua jornada. Também pode ser interessante compartilhar seus novos interesses de estudo, por exemplo. Tudo o que aumenta o engajamento e não tira sua credibilidade profissional pode e deve ser postado.

Transformar seu Linkedin em um espaço de encontro e troca com a sua audiência é uma estratégia inteligente para se tornar uma referência. Esteja disposto a conversar com as pessoas do seu círculo social da rede social e torne-se cada vez mais confiável.

5. Mantenha seus dados atualizados

Por fim, para tornar-se uma referência e se posicionar de forma mais confiante no mercado é essencial manter seus dados profissionais atualizados. Esse cuidado facilita para que sua audiência saiba exatamente qual é o seu lugar de fala em todos os momentos. Também contribui para que você seja mais facilmente contatado quando surgir novas oportunidades.

Ao mudar de cargo, mesmo que se mantenha na mesma empresa, não se esqueça de atualizar sua rede. Se estiver num processo de mudança de carreira é ainda mais importante dedicar algum tempo a alterar as suas informações no Linkedin. A sua conta nessa rede social deve estar sempre alinhada e condizente com os seus dados atuais.

O seu perfil do Linkedin deve estar sempre pronto para dizer a sua audiência quem é você nesse momento específico. O papel dessa rede é criar uma ponte entre você e as pessoas que podem ter interesse em sua carreira profissional. Mantenha essa ponte sempre sólida e sem buracos.

Com essas dicas você pode construir relações de maior confiança através do Linkedin!

Imagem: Evan Lorne.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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