Dicas de como promover o desenvolvimento profissional em meio à pandemia

profissional estudando em casa ao lado do seu gato

Desenvolver e aprimorar-se meio às dificuldades da pandemia pode ser um verdadeiro desafio. Confira algumas dicas que vão te ajudar.

A pandemia de Covid-19 promoveu grandes transformações nos hábitos das pessoas. As medidas de isolamento social e o teletrabalho aumentaram ainda mais a importância da internet e da leitura em nossas vidas pessoais e profissionais. Ainda que o período seja de receios e angústias, é possível extrair desse tipo de situação alguns aprendizados.

Ficando mais tempo em casa e sem perder tantas horas com os trajetos ao trabalho, as pessoas encontraram alguns minutos do dia para ler, estudar, fazer algum curso, entre outras atitudes.

Esse tipo de atividade é muito útil, saudável e importante, sobretudo para as nossas carreiras. Neste artigo, separamos 7 dicas para quem deseja utilizar os momentos de isolamento social, como este que a pandemia demanda, para conseguir desenvolver-se profissionalmente. Para esta finalidade, confira as recomendações a seguir e encontre as que mais fazem sentido para você. Boa leitura!

1. Participe de cursos e eventos online

Uma das grandes vantagens que a internet nos proporciona é o acesso aos cursos online. Esses cursos podem ser formações acadêmicas tradicionais, como é o caso das graduações e pós-graduações à distância, mas também incluem cursos livres, sobre determinadas áreas do conhecimento e sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas. Fique atento, pois podem surgir oportunidades de ótima qualidade a preços bem acessíveis — ou mesmo gratuitos!

Além dos cursos, algumas empresas também têm promovidos eventos online, como palestras e debates digitais, abertos ao público. Participar desses eventos é importante para acompanhar o que os profissionais e empresas têm feito para superar esse momento delicado. Dessas ocasiões, podem surgir grandes lições e exemplos.

Aproveite essas oportunidades para tirar as suas dúvidas e interagir com os seus colegas. Embora o networking presencial esteja comprometido, a sua versão digital continua em alta. Portanto, fique ativo nas redes sociais!

2. Tire o atraso das suas leituras

Se você estiver mais tranquilo trabalhando de casa em termos de tempo, aproveite-o para tirar o atraso nas suas leituras. Acompanhe as notícias para atualizar-se quanto ao que ocorre no Brasil e no mundo. Além disso, faça pesquisas e leia os artigos e publicações mais recentes sobre a sua área profissional. Atentar-se às atualizações do mercado é essencial para ser um profissional competitivo.

Além dessa leitura especificamente voltada ao campo profissional, lembre-se de que ler é uma atividade importante não apenas pelo conhecimento que se adquire. Portanto, mesmo que você leia aventuras ou romances, eles também são extremamente válidos. Profissionais que leem exercitam a imaginação, a criatividade, a empatia, a capacidade de solucionar problemas e a habilidade de comunicar-se com clareza.

A leitura expande os nossos horizontes culturais, reforça os conhecimentos gramaticais e ainda amplia o vocabulário. Além de ler, lembre-se também de assistir a filmes, séries e documentários para fortalecer o seu repertório mental. Cultura também é conhecimento profissional!

3. Acompanhe profissionais de destaque

Em toda profissão, sempre existem aqueles indivíduos que se destacam e que ganham notoriedade na mídia. É o caso de Philip Kotler no marketing, Washington Olivetto na publicidade, Jeff Bezos no empreendedorismo e Elon Musk na tecnologia, entre vários outros exemplos.

Tê-los como inspiração em sua área profissional é importante para que você aprenda os seus ensinamentos e torne-se um profissional mais competente. Portanto, procure saber quem são as referências em sua área profissional e acompanhe-as pela internet.

Verifique se esses profissionais possuem redes sociais, websites próprios, canais no YouTube, blogs, podcasts, entre outros meios de comunicação e divulgação de conteúdo. Utilize as suas redes não apenas para saber da vida dos seus amigos, mas também para seguir as pessoas que podem inspirar você em seus caminhos profissionais. Certamente, elas terão conteúdos de qualidade para fazer de você um profissional mais competente a cada dia!

4. Estude idiomas

Você sabia que existem diversas escolas de idiomas que oferecem cursos online, muitas vezes com preços reduzidos? Se você conseguir organizar a sua rotina trabalhando de casa, essa pode ser uma boa oportunidade para que você ganhe fluência em algum idioma, como o inglês e o espanhol.

Como se sabe, o mundo globalizado em que vivemos tem, cada vez mais, demandado dos profissionais o domínio de uma segunda ou até mesmo de uma terceira língua. As empresas estão cada vez mais dependentes entre si, o que inclui empresas internacionais. Por isso, ter domínio de outros idiomas significa a abertura de uma grande porta profissional.

Além disso, é fato que o conhecimento de outras línguas facilita a compreensão de textos, filmes e músicas de outros países. Por fim, para os turistas de plantão, o domínio do inglês e do espanhol, por exemplo, facilita a comunicação em boa parte dos países do mundo.

5. Trabalhe o seu autoconhecimento

Para que uma pessoa tenha sucesso profissional, ela precisa conhecer muito bem a si mesma. Isso significa que ela deve saber quais são as coisas que ela ama fazer, as coisas que ela detesta fazer, o estilo de vida que mais lhe dá felicidade, as atividades mais compatíveis com a sua personalidade, as suas qualidades e também os seus pontos que ainda precisam de melhorias.

Para que uma pessoa conheça bem a si mesma, ela precisa refletir sobre os seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Nesse sentido, talvez a pandemia seja uma boa oportunidade, por exemplo, para você escrever um diário, relatando o seu dia a dia. Ou então, pode ser a ocasião perfeita para que você inclua a meditação e os momentos de reflexão individual em sua rotina, pois são excelentes maneiras de exercitar o autoconhecimento.

6. Experimente o trabalho freelancer

Por fim, outra dica bacana para quem está trabalhando de casa é o trabalho freelancer. O teletrabalho oferece às pessoas mais autonomia, afinal de contas, estão trabalhando de suas próprias casas, e também mais tempo para organizar a sua rotina.

Com disciplina e organização, você pode até mesmo pegar alguns trabalhos como profissional freelancer e, com isso, ganhar uma renda extra. Além disso, esse tipo de trabalho pode ser a oportunidade para você exercitar competências e embarcar em atividades que o seu trabalho regular não lhe proporciona. Assim, utilize o trabalho como freelancer para fazer coisas que você sempre quis, mas nunca teve oportunidade.

Como você pode perceber, um momento de pandemia e de isolamento social é delicado por natureza. No entanto, é possível fazer dele também um período de desenvolvimento profissional. As dicas acima podem ser postas em prática sem que você precise sair de casa e arriscar-se.

E você, o que achou das dicas? Quais delas você tem colocado (ou está pensando em colocar) em prática? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e, se tiver mais alguma sugestão de dica de desenvolvimento profissional neste período, não hesite em dividir conosco!

Por fim, se as dicas acima fizeram sentido para você, lembre-se de que elas também podem ser bastante úteis a outras pessoas. Por isso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Creative Lab

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010