Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Centrais de Atendimento

Solicite atendimento

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Como não criar expectativas nos primeiros dias de trabalho e controlar a ansiedade

09/08/17
expectativas-trabalho

Toda e qualquer novidade que esteja prestes a acontecer na vida de alguém, é capaz de despertar sentimentos como a ansiedade. Ter ansiedade por alguma coisa é completamente normal, desde que ela seja controlada, afinal, tudo que é demais não faz bem a ninguém. Mas, e quando a ansiedade surge por conta de um novo emprego? Como controlar esse sentimento? Como não criar expectativas em relação a essa novidade que está prestes a se tornar sua nova realidade?

O momento mais feliz para uma pessoa que está buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho, é quando a mesma recebe uma ligação ou um e-mail dizendo que ela conseguiu aquela vaga.

Dá para imaginar que desse momento em diante, com toda certeza do mundo, diversas ideias e pensamentos passam pela mente dessa pessoa, e os pensamentos são mais ou menos assim: Como serão meus colegas de trabalho? Como será meu gestor direto? Será que as pessoas vão me receber bem? Quanto tempo vou levar para chegar no meu novo emprego? Será que vou ter dificuldades com minhas responsabilidades?

Se você se identifica com alguma dessas perguntas, e já se viu fazendo alguma delas em um determinado momento da vida, você verdadeiramente é uma pessoa que cria expectativas e claro, é ansioso (a).

Não há nada de errado em esperar algo das pessoas ou de uma situação, contudo, criar em sua mente um “mundo ideal” não é a melhor coisa que se pode fazer, afinal, várias coisas podem acontecer e aquilo que você tinha imaginado pode não acontecer, o que certamente o levará a uma frustração.

Pensando nisso e com o intuito de ajudar você e todas as pessoas que tem o costume de criar expectativas, selecionei algumas dicas de como não criar expectativas, ou até mesmo, como amenizar a ansiedade para quem inicia uma jornada de trabalho em um ambiente novo. Veja abaixo algumas dicas:

Mantenha o controle para não criar expectativas

Sabemos que a ansiedade será enorme, entretanto, vale a pena tentar manter o controle das emoções, esse sentimento pode colocar tudo a perder. Você pode criar um ambiente ideal, pessoas ideais e tarefas/responsabilidades ideais em sua mente, e ao chegar no primeiro dia de trabalho cair em prantos por não ter suas expectativas correspondidas.

Por isso, a minha dica é: mantenha o controle emocional, respire fundo, faça meditações e controle-se até o seu primeiro dia de trabalho. Espere uma ou duas semanas para tirar suas próprias conclusões, ok?

O futuro a Deus pertence

Sem essa de ficar montando ideias de como será sua mesa, sua cadeira, ou até mesmo a copa da empresa. Pessoas assim conseguem ter a mesma imaginação para criar novas possibilidades para ela mesma dentro da empresa em que acabou de chegar. Vamos com calma! Um passo de cada vez.

Desejar seu próprio sucesso e prosperidade no ambiente de trabalho é algo verdadeiramente positivo, contudo, é preciso haver ao menos um sinal por parte da empresa de que isso, em algum momento será possível. Não crie falsas esperanças, pois você pode se machucar. Por isso, a minha dica aqui é: viva o presente, dedique-se, mostre todas as suas habilidades, seja proativo que com certeza o reconhecimento aparecerá. 

Fale apenas o necessário

Normalmente, pessoas que criam expectativas e são extremamente ansiosas, também apresenta o costume de falar tudo que elas sentem e pensam, e isso não é um ponto tão positivo. Em seu primeiro dia de trabalho, assim como nos demais, o ideal é que você seja sucinto e discreto, isso mesmo! Fale apenas o necessário, não se exponha tanto e evite falar sobre seus desejos, principalmente se eles estiverem relacionados a empresa que você acabou de entrar. Lembre-se de usar a primeira dica: mantenha o controle.

Pense nas suas responsabilidades e na entrega

E para te ajudar nesse processo de não criar expectativas, tente pensar nas suas tarefas e responsabilidades. Essa é uma forma eficaz de manter a concentração naquilo que realmente é necessário para o momento. Se a sua expectativa é subir de cargo, ainda que você esteja no seu primeiro dia de trabalho, lembre-se da minha segunda dica: o futuro a deus pertence! Use o seu momento presente, e faça por merecer essa promoção que tanto idealiza.

Saber expressar o que pensa e deseja não é uma falha do ser humano, pelo contrário, é um sinal de que ele é capaz de amadurecer. Nesse sentido, também é interessante lembrar que as expectativas que cada pessoa cria sobre as pessoas a nossa volta, também está inclusa nesse processo de amadurecimento. Saber lidar com as pessoas e situações como elas verdadeiramente são, é uma arte. Crie suas expectativas de uma maneira saudável, e lembre-se sempre de se lembrar que as coisas podem mudar, que o mundo é para todos e não apenas para você. Entendendo isso, você viverá de forma plena e feliz.

Compartilhe essa ideia com seus amigos nas redes sociais, ajude outras pessoas a compreender como pode ser simples não criar expectativas para viver ainda mais leve.

Copyright: Asier Romero 

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais