No Vermelho. E Agora?

homem virando os bolsos vazios do avesso.

Não caia nas armadilhas de dívidas e outros tantas facilidades financeiras que você encontra por aí. Aja de modo consciente e proteja seu dinheiro.

Quem nunca se entregou as facilidades do cheque pré ou do cartão de crédito e se enrolou para cobrir ou para pagar a fatura mensal? Se você é uma dessas pessoas que adoram ouvir o som da maquininha de cartão e a palavra “autorizada”, atenção! 

Todo cuidado é preciso para que seu nome não vá parar nos cadastros nacionais de inadimplentes. No artigo a seguir reunimos dicas para te ajudar a sair do vermelho e colocar a sua vida financeira nos eixos. Vamos entender um pouco mais esse cenário econômico.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

Nas últimas décadas, a população, em especial das classes C/D, passou a dispor de uma renda maior. E como já dizia o tio Ben para o Homem-Aranha: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.”. 

A maior renda fez com que essa parcela da população emergisse, hoje, ela representa a nova classe média brasileira. Um dos reflexos dessa ascensão econômica está no poder de compra e no aumento do crédito concedido. O que criou uma nova safra de consumidores em massa, ávidos para gastar. 

Esse crescimento de renda tem possibilitado que mais pessoas tenham acesso a determinados bens, como: imóveis, carros e viagens de avião, por exemplo. Mas, também, representa uma nova leva de endividados. Nesse sentido, o cartão de crédito é um dos maiores vilões dos brasileiros que vivem intensamente esse boom econômico. 

Se por um lado, o “dinheiro de plástico” facilita a vida de quem precisa parcelar uma compra, por outro, os juros para quem não quitar integralmente a fatura, são exorbitantes. Esses juros variam de 9% a 20% ao mês, sobre as compras parceladas.

Confira as dicas para sair do vermelho

Você está na estatística de endividados brasileiros? Se sim, saiba que é possível sair desse lugar incômodo. Confira a seguir as dicas para colocar a sua vida financeira em ordem e se livrar das dívidas!

1. Calcule suas dívidas

O primeiro passo para sair do vermelho é calcular qual é o montante das suas dívidas. Qual o total que você deve? Não deixe nenhuma conta passar, contabilize tudo e chegue a um número concreto. Ligue para os credores para se informar a respeito do valor dos juros.

2. Renegocie

Tendo feito o cálculo das dívidas, é interessante tentar renegociar esses valores. Entre em contato através de telefone, internet ou presencialmente para chegar a um acordo. Caso não consiga esse contato, aproveite os feirões de renegociação de dívidas promovidos pelo Serasa, SPC, Procon e Defensorias Públicas.

Há, basicamente, duas opções: pagar à vista com desconto ou parcelar, pagando dentro da sua possibilidade financeira. Pagar à vista é sempre melhor. Mas, se não puder, lembre-se de que o importante mesmo é pagar. 

3. Venda para poder pagar

Percebeu que não conseguirá pagar as dívidas com os recursos que possui nesse momento? Nesse caso, é válido considerar se tem algum bem que você possa vender. Talvez essa medida pareça extrema, mas situações extremas pedem ações equivalentes. Se puder vender algo para quitar as suas dívidas, será melhor.

4. Renda extra

Após ter feito o cálculo das suas dívidas, você pode chegar à conclusão de que ainda precisa de mais dinheiro além das vendas. Nesse caso, considere obter uma fonte de renda extra. 

Você pode obter essa renda extra fazendo um trabalho como freelancer, alugando um quarto na sua casa, fazendo doces para vender, passeando com cães, entre outras possibilidades. Com certeza tem algo que pode fazer para conseguir esse extra que fará a diferença no fim do mês.

5. Adote o estilo de vida do seu bolso

Essa dica é fundamental para você quitar as suas dívidas e não entrar em novas enrascadas financeiras no futuro. Ao longo do processo de pagamento das dívidas, faça mudanças para gastar o mínimo possível. Esse deverá ser um período mais rigoroso.

Contudo, depois que quitar as dívidas, pode voltar a se permitir alguns luxos. Mas, tenha muito cuidado para não extrapolar. Saiba exatamente quanto você ganha e quanto precisa para pagar as contas essenciais. É interessante guardar/investir uma parte do que sobrar e ter uma parcela para se divertir. Tenha uma reserva de emergência. 

Coaching em Finanças Pessoais

Para não cair nas armadilhas das compras facilitadas e nos altos juros cobrados pelas operadoras de cartão, a organização do orçamento é um fator fundamental. Assim, é possível garantir e manter a saúde financeira do seu bolso. 

E essa é uma das tarefas do Coaching em Finanças Pessoais, que visa apoiar o cliente a sair do vermelho através do planejamento de gastos e gestão eficiente de sua renda mensal. O profissional especializado irá ajudar o cliente a organizar os gastos, a não extrapolar nas compras e, dessa forma, não comprometer a renda pessoal ou familiar.

O objetivo do Coaching em Finanças Pessoais é apoiar na visualização dos gastos desnecessários que podem ou estão comprometendo a renda. Também faz parte do trabalho a criação de uma nova consciência financeira, que leve à administração positiva do dinheiro.

Com uma boa gestão se evita o sufoco em decorrência do uso indiscriminado do crédito, assim como suas consequências, que vão desde a inclusão nos cadastros nacionais de maus pagadores como: (SPC e SERASA) a restrições financeiras.

Filme relacionado ao tema para ver: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

O filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” é bastante interessante para quem está enfrentando dificuldades financeiras. Rebecca é uma compradora compulsiva que sonha em trabalhar numa importante revista de moda. Contudo, é contratada para trabalhar na revista financeira da mesma companhia editorial. 

Enquanto tenta conseguir o trabalho dos sonhos, ela descobre que tem talento para a coluna financeira. Porém, a sua vida secreta de compras compulsivas ameaça tirar tudo o que ela está conquistando. Como será que Becky vai resolver as suas finanças? 

Gostou das dicas? Coloque em prática e deixe sua vida financeira no azul! Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010