5 dicas para oferecer o melhor serviço de assinatura de produtos

5 dicas para oferecer o melhor serviço de assinatura de produtos
O serviço de assinatura é uma ótima maneira de oferecer produtos exclusivos e capazes de suprir as necessidades do público-alvo.

A cada momento são desenvolvidas novas formas de consumo. Os clientes, cada vez mais exigentes, buscam por empresas que ofereçam, além de um produto/serviço capaz de suprir suas necessidades, um atendimento diferenciado e uma experiência única de compra. Nesse sentido, uma forma de consumo vem ganhando bastante força no mercado: o serviço de assinatura de produtos.

O método consiste na entrega periódica de produtos sortidos que agradam ao cliente, em troca de um valor específico. Nessa maneira de negócio, o consumidor pessoa paga, por meio de uma assinatura com valor fixo, para receber uma variedade de produtos desenvolvidos e selecionados de acordo com o seu gosto e especificações.

Os produtos são diversos, e a empresa pode desenvolver uma caixa com produtos de beleza, vinhos e cervejas, livros, chocolates ou até mesmo alimentos saudáveis. O importante é que o serviço garanta uma experiência única para o cliente, além de diferenciação de mercado.

Dicas de como oferecer um serviço de assinatura de qualidade

Para que o serviço de assinatura resulte em algo rentável, a empresa precisa estar atentada à algumas questões, são elas:

Produto

É fundamental que a empresa defina qual será o produto oferecido. Portanto, ela deve conhecer profundamente o seu mercado de atuação e seu produto. O serviço de assinatura oferece mais do que um bem material, agregando valor à compra do cliente. 

Preço

A empresa deve computar questões como produção, frete, marketing e outras despesas, de modo a definir o preço a ser cobrado pela assinatura.

Logística

Como o serviço de assinatura envolve entrega, é essencial que a empresa desenvolva um sistema de logística eficaz. O cliente, por pagar por este serviço, deseja receber seu produto dentro do prazo estipulado e é necessário que a empresa trabalhe para que isso aconteça, garantindo uma experiência única de compra.

Planos

A empresa deve criar poucos planos e eles devem ser simples, de modo a garantir que o cliente não se perca em meio a muitas opções e escolha rapidamente pela assinatura, sem chances de procurar pelo serviço de uma empresa concorrente.

Curadoria

É imprescindível que a empresa tenha, no processo de seleção e montagem dos produtos, cuidado e organização. Conhecer o seu potencial cliente, suas necessidades e o que ele espera também é indispensável. O serviço de assinatura não tem como objetivo entregar um bem material para o cliente, mas agregar valor à compra e garantir uma experiência única de compra.

Vantagens do serviço de assinatura

  • Gera receita constante para a empresa;
  • Melhora o relacionamento entre cliente e empresa;
  • Proporciona fidelização;
  • Converte novos clientes;
  • Reduz os custos de marketing;
  • Facilita a expansão do negócio;
  • Garante comodidade ao cliente;
  • Permite que o consumidor receba um serviço exclusivo;
  • Assegura que produtos de qualidade superior aos tradicionais sejam vendidos.

As empresas precisam estar atentas às diferentes formas de consumo do seu cliente. Caso ela não disponibilize o serviço de assinatura ao seu público-alvo, chegou a hora de rever a situação.

O método é uma excelente forma de vender não apenas um produto, mas uma experiência de compra. Isso garante que o cliente veja a empresa não somente como mais uma marca, mas como um negócio que está atento à suas necessidades e se importa com sua comodidade e bem-estar.

Você já experimentou algum serviço de assinatura? Qual foi a sua experiência? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

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Imagem: Africa Studio / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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