13 Dicas para se organizar no trabalho

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - 13 dicasUm dos grandes problemas que influenciam diretamente na produtividade no trabalho é a falta de organização, o acúmulo de papéis, o lixo, a quantidade de abas abertas no navegador de internet e de atividades por realizar. Todos esses fatores podem fazer com que você se perca nos seus objetivos e prazos a cumprir.

O mês de outubro chegou e como todo começo de mês é hora de fazer um balanço do que foi feito de certo e errado, quais foram os resultados alcançados neste período, corrigir as falhas e evoluir, certo? Por que não aproveitar este momento para fazer também uma faxina geral na sua mesa e adquirir novos hábitos de organização? E que tal começar agora? Vamos lá!

Arrume sua mesa

Comece estabelecendo uma área de trabalho. Defina onde cada coisa vai ficar: computador, porta canetas, enfeites de mesa, papéis, livros.

De preferência, coloque todos os papéis em uma caixa descrevendo na tampa qual o conteúdo delas, depois disso junte todo o lixo acumulado e livre-se dele.

Organize-se

Abaixo você confere 13 dicas simples que podem fazer a diferença no seu dia de trabalho, diminuir o estresse e deixar o ambiente ainda melhor .

1-      Comece cedo.

2-      Limite o tempo de cada tarefa.

3-      Faça uma lista pequena do que precisa fazer, priorizando as atividades do dia.

4-      Esqueça as distrações enquanto não terminar uma tarefa.

5-      Escreva e-mails mais curtos.

6-      Limite a quantidade de conversas e reuniões.

7-      Automatize o que puder. Agenda no computador integrada ao celular, por exemplo.

8-      Elimine a papelada. Tudo o que puder ter online, é melhor.

9-      Limpe a sua mesa deixando só o essencial.

10-   Dê uma voltinha quando ficar estressado (e depois de finalizar uma tarefa).

11-   A cada 15 ou 20 minutos, faça pausas para respirar.

12-   Não perca o foco.

13-   Tenha um bloco de notas sempre ao seu lado para anotar coisas que poderiam te dispersar, para você pensar depois.

Essas dicas simples podem te ajudar a realizar suas atividades com mais qualidade, ter um ambiente mais organizado e consequentemente mais produtivo. Aproveite -as e bom trabalho!

Gostou do post?  Então, compartilhe com seus amigos! Ah, e se quiser dar  sua própria dica, deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Redes sociais