Dicas de como falar bem em público

como falar em público

O modo como falamos em público é essencial para nossa carreira | Deposit Photos halfpoint

Falar bem em público tem sido uma qualidade cada vez mais requerida nas empresas, tanto para apresentar projetos quanto para conversar com uma equipe. Acontece que essa tarefa pode ser um empecilho para muitas pessoas que se sentem desconfortáveis ao falar em público, seja por timidez, problemas de dicção ou medo de errarem seus discursos.

Existem casos onde as pessoas precisam de ajuda profissional para aprenderem a dar discursos e realizar palestras, assim como mostra no filme “O Discurso do Rei”, onde o rei Jorge VI tem um sério problema com gagueira que o deixa constrangido ao falar na frente de muitas pessoas. Com isso, ele contrata um fonoaudiólogo que, além de dar apoio médico, age como um coaching o ajudando a superar seus desafios diariamente com a dicção e, assim, o rei se tornou apto a falar para multidões.

Se falar em público também é um problema para você, então nós temos algumas dicas que poderão te ajudar na hora de dar uma palestra importante, conversar com sua equipe e apresentar um produto para um cliente.

Tenha um roteiro

Por mais que você conheça o assunto que vai falar, é importante ter um roteiro com início, meio e fim. Dessa maneira, caso você fique nervoso e tenha um branco, suas anotações te ajudarão a se situar e não perder a linha de raciocínio.

Seja natural

Se você ficar muito nervoso ou apreensivo, todos irão perceber. Ao ser o mais natural possível, você passará segurança para quem estiver te ouvindo e ainda conseguirá prender melhor a atenção de seu público.

Conheça seu público e use a mesma linguagem que ele

Se o seu público é mais sério, use uma linguagem formal para se equalizar a ele. Caso seja um público mais aberto, você poderá ser descontraído e usar o bom humor, sem extrapolar, claro.

Sempre que possível, treine sua fala

Durante a preparação de um discurso ou palestra, certifique-se de ler ou gravar e ouvir o que você falou. Com isso, você estará atento se há alguma palavra que não consegue pronunciar direito, se tudo o que está falando é coerente com o tema e terá uma noção de como que ficará o seu discurso final. Caso se sinta a vontade, faça sua apresentação na frente de uma pessoa de confiança e pergunte como está se saindo.

Com a prática vem a perfeição!

Quanto mais discursos e apresentações você fizer, melhor irá se sair. Ao praticar a fala em público, com o tempo você terá bastante confiança e fazer esse tipo de atividade não será um problema e se tornará um dom que você adquiriu.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010