Identificando suas Qualidades Profissionais

identificando qualidades profissionais

O autoconhecimento é fundamental para o profissional definir seu objetivo e suas qualidades

Muitos colaboradores que não conseguem identificar as próprias qualidades profissionais tendem a pensar que não estão realizando um bom trabalho e que não estão influenciando o suficiente nos resultados da empresa. Isso pode levar a insatisfação, falta de motivação e até diminuição da produtividade.

Várias pessoas se encontram presas em um trabalho em que não podem evoluir e até mesmo não querem evoluir por simplesmente não gostarem do que estão fazendo. Isso traz infelicidade, estresse, mau humor, entre outras consequências muito desagradáveis. E aqui jaz a pergunta que pode ser respondida facilmente: então porque continuam trabalhando em algo que não gostam? As desculpas são muitas. Algumas pessoas vão dizer que é por necessidade, comodismo ou por não ter encontrado oportunidade melhor. Se refletirmos mais profundamente será possível encontrar que muitos precisam praticar o autoconhecimento.

Continue lendo para saber mais!

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta imprescindível em todas as áreas da vida, pois ajuda a definir qual será o seu objetivo em cada ato que realiza. Vou explicar melhor. Quando você conhece profundamente a si mesmo é mais fácil encontrar quais são suas características mais fortes, que merecem destaque e que devem ser trabalhadas para que fiquem cada vez mais evoluídas. É o investimento naquilo que você sabe fazer de melhor!

Ao mesmo tempo em que esse exercício também coloca nos holofotes aquilo que a sociedade chama de defeito. São os traços da sua personalidade que podem impedir você de lidar bem com determinadas situações. Sabendo o que pode ser melhorado, você poderá criar métodos e hábitos que se esquivam ou usem as fraquezas de um modo produtivo.

Ter a consciência de todas as características que foram o seu eu interior é uma forma de buscar pela evolução constantemente, de inteligência emocional e de psicologia positiva. Na área profissional, uma pessoa sem autoconhecimento estará fadada a fazer aquilo que ela não sabe se quer realmente fazer. Já quem conhece a si mesmo terá mais chance de batalhar pelas atividades ou vagas que deseja.

Saber a direção que você irá tomar na sua carreira pode servir como uma mola propulsora para o seu sucesso. Isso está diretamente ligado à motivação, pois a partir do momento em que você sabe o que quer fazer e o caminho necessário a ser percorrido, cria-se uma meta, um dos melhores motivadores que existem.

E como se dá o processo de autoconhecimento? É uma pergunta que muitos não sabem responder e o pior, nem se preocupam em fazê-lo. A falta de interesse em si mesmo é tão mais comum do que o que você imagina. E essa ausência faz com que muitos percam a oportunidade de identificar aquilo que gostam, aquilo que eles sabem fazer de melhor e aquilo que faz com que se sintam melhor.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente oportunidade de aprender a compreender-se melhor. Além disso, é um modo de buscar por desenvolvimento, aprimoramento de habilidades, empoderamento, controle de emoções e como aplicar todo esse conhecimento na vida profissional e pessoal.

Identificar aquilo que você sabe fazer de melhor e ver se é compatível com o que se quer fazer pode ser muito gratificante. Se não for, pelo menos você já saberá o próximo passo, que é o de se qualificar naquilo que gosta.

Como encontrar seus pontos fortes

Já falei da importância de compreender a si mesmo, mas ainda faltam alguns pontos. Você consegue responder rapidamente como achar suas características fortes? Não é algo impossível, mas também não é tão simples.

O primeiro passo para solucionar esse mistério é gastando tempo consigo mesmo. Use as horas exclusivas para realizar atividades que forçam você a pensar, conhecer mais áreas de estudo, obter mais informações e se submeter a experiências novas. Assim, quando você vir algo que parece lhe agradar, comece a focar nesta atividade. O ponto é autoanalisar-se, olhando para dentro de si, procurando saber o porquê de você ter sentido aquilo quando realizou tal atividade. Prestar mais atenção e dedicar-se mais a si mesmo.

Cuidar de si mesmo também é uma forma de se autoconhecer. Só desse modo você saberá quais são os momentos em que você consegue refletir sobre si mesmo e chegar a conclusões efetivas que podem mudar o seu futuro. Ser o dono do próprio destino e criar as próprias regras são ações fundamentais para ser um ser humano de sucesso na vida profissional e pessoal.

Qualidades que são pré-requisitos para as empresas

Você sabia que uma qualidade especificamente sua pode ser exatamente o que as empresas estão procurando? Existem particularidades que se tornam valiosos dentro das organizações. A partir de agora irei falar sobre algumas delas. Vem comigo!

  • Proatividade: essa palavra diz muito sobre suas atitudes. Buscar fazer as coisas além do que foi solicitado define muito bem as pessoas proativas. Elas não esperam as soluções caírem do céu, pois ao se depararem com um problema costumam agir com prontidão.

 

  • Liderança: pessoas com essa qualidade sabem como conduzir uma equipe de maneira eficaz, além de terem facilidade em lidar com problemas de comportamento dentro da empresa. As empresas procuram por colaboradores com esse perfil para organizarem os trabalhos e tirarem melhor proveito da capacidade de toda a equipe.

 

  • Responsabilidade: é essencial dentro de uma organização! Ter a capacidade de entregar trabalhos nos prazos e realizar tarefas de uma maneira madura e concisa faz com que profissionais com essa qualidade ganhem a confiança de seus superiores. Isso é assiduidade, bom gerenciamento de tempo e busca constante pela qualidade.

 

  • Inovação: pessoas inovadoras são muito procuradas pelas organizações por apresentarem alto nível de criatividade. Sua capacidade para enxergar soluções inesperadas ou alternativas para diversas situações é vista como uma qualidade que pode contribuir fortemente para os resultados da organização.

 

  • Trabalho em equipe: saber trabalhar em equipe é extremamente necessário, pois faz com que as tarefas sejam realizadas em um tempo otimizado e de uma maneira mais completa. Claro que nem todos em uma corporação serão ideais para se trabalharem em grupo. Porém isso deve ser analisado considerando a área e o tipo de atividades que esse profissional realiza. Por isso, é essencial que você trabalhe nessa habilidade diariamente.

 

  • Conserve a autoestima: todos nós fazemos algo de bom e temos uma tarefa na qual nos destacamos das demais, não há exceção. E se você ainda não conseguiu descobrir o que faz você feliz e realizado, não se preocupe, pois isto é mais comum do que se pensa. Valorize seu trabalho quando ele é bem feito e busque por melhorias caso o serviço não tenha sido ideal.

Já deu para perceber que o segredo é não se abater e não se obcecar. Agindo de acordo com o comportamento correto e sempre buscando pela evolução do seu eu interior é possível ser um profissional de alta qualidade. Suas melhores características podem e devem estar em exposição. Além de serem boas para você, elas podem servir de incentivo para que outras pessoas sigam o bom exemplo.

Identificar suas qualidades profissionais é uma questão de esforço e reflexão. É preciso trabalhar seus pontos fracos, e evidenciar seus pontos fortes. Assim, superar qualquer barreira, será uma questão de escolha! Que tal experimentar?

Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus colegas!

Fonte:  311862092 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bakhtiar%20zein

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010