Adiantamento Salarial pode ser usado como uma "estratégia"?

adiantamento salarial benefícios empresa colaborador

Veja o impacto que o adiantamento salarial pode ter na vida do colaborador e para a empresa

Qualquer pessoa está sujeita a passar por imprevistos financeiros e acúmulos de dívidas. Para contornar tal situação e equilibrar suas despesas, o profissional pode recorrer ao adiantamento salarial, evitando assim, uma crise financeira. Já para a empresa, o adiantamento salarial é uma maneira de reter talentos e potencializar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Mas afinal, o que é e como funciona o adiantamento salarial? A ferramenta concede ao profissional, parte do seu salário antes do dia do recebimento habitual. O adiantamento salarial não é um benefício obrigatório da empresa, porém, uma vez oferecido, ele deve ser concedido a todos os níveis hierárquicos da organização.

A prática é bem vista pelos profissionais, pois é uma maneira de, caso precisem, eles garantirem parte do salário antes do recebimento padrão, e assim, equilibrar suas contas do mês.

Como o adiantamento salarial funciona

O adiantamento salarial geralmente ocorre entre os dias 15 a 20 do respectivo mês, e varia entre 20% a 40% do salário do colaborador. Porém, desde que o saldo não venha negativo, empresa e profissional podem acordar um percentual maior. Outra medida que deve ser colocada em prática ao oferecer tal benefício, é a comprovação via recibo (tanto para a organização, quanto para o colaborador).

Benefícios do adiantamento salarial

Antecipar o salário do profissional, traz vantagens tanto para ele, quanto para a empresa. Conheça algumas delas:

  • O benefício não compromete o fluxo de caixa da organização;
  • O adiantamento salarial é realizado na folha de pagamento;
  • Melhora o fluxo financeiro;
  • Favorece as relações trabalhistas;
  • Valoriza o colaborador;
  • Gera estímulo para a equipe;
  • Aumenta a produtividade do profissional;
  • Contribui para que o colaborador não utilize cheque especial ou recorra a empréstimos, evitando assim, endividamentos.

O adiantamento salarial é um bom recurso, tanto para a empresa, quanto para o profissional que o utiliza, pois a ferramenta não gera custos e juros à organização e é uma maneira do colaborador que está passando por dificuldades financeiras, equilibrar suas dívidas.

Contudo, o adiantamento deve ser utilizado com cautela. Ao ser usado todos os meses, significa que o profissional não está conseguindo balancear suas contas e pode estar enfrentando uma dívida maior do que pode sustentar.

Neste caso, a empresa deve ficar atenta quanto ao uso frequente do benefício por parte do colaborador, além de conversar e oferecer ajuda ao mesmo, para que ele não aumente ainda mais as suas dívidas e não acabe também, diminuindo sua produtividade por conta de problemas financeiros.

O Coaching Financeiro, por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, auxilia o profissional quanto ao entendimento de suas dívidas, desenvolvimento de planejamento, metas e objetivos e organização financeira, garantindo assim, bem estar econômico.

Na empresa que você trabalha é oferecido adiantamento salarial? Você já o utilizou? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais. 

Copyright: Mongkol Foto

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010