O que é o Coaching Ontológico

reflexao coaching ontologico

Crédito Imagem: Depositphotos | photography33

Em suma, esse termo designa a área do Coaching que utiliza uma metodologia derivada da Ontologia, um campo teórico criado em meados do século XVII. O Coaching Ontológico busca acompanhar e entender os indivíduos em seu processo de aprendizagem, para aumentar o poder de ação e expandir as interpretações que o coachee (aluno) tem de si próprio. Para concluir esse objetivo, a metodologia expande os estudos a respeito dos três campos responsáveis pelas atitudes e comportamentos: emoções, linguagem e corpo. Sendo assim, o processo de Coaching Ontológico é uma ferramenta indispensável para que o coachee consiga realizar mudanças significativas em comportamentos e atitudes que estão sabotando seu sucesso profissional e pessoal.

O que é Ontologia?

Para entendermos o que é o Coaching Ontológico, teremos que voltar um pouco no tempo, mais precisamente, ao século XVII. A palavra Ontologia é formada pelos termos gregos ontos (ser) e logos (estudo, discurso), ou seja, o termo significa o estudo do ser. Embora filósofos da própria Grécia Antiga, como Platão e Aristóteles, já tivessem conduzido estudos relativos a esse campo teórico, somente no século XVII, a metodologia se separou completamente da metafísica, tendo os seus estudos com enfoque estritamente no entendimento do ser e o que motiva suas decisões e comportamentos. A definição de mundo pela Ontologia se espelha bastante naquela proposta pela metafísica, quando assume que o “mundo que enxergamos” não é o mundo real, mas apenas a nossa interpretação dele. De acordo essa teoria, todo ser humano possui diversos filtros biológicos que interferem nessa “visão de mundo”, o que faz com as pessoas tenham pontos de vista diferentes.

Coaching Ontológico

Essa metodologia tem como principal objetivo proporcionar ao coachee a capacidade de perceber esses filtros naturais que o fazem enxergar de determinada forma, trabalhá-los e conseguir “observar tudo com outros olhos”, Dessa forma, o Coaching Ontológico funciona como uma ferramenta que facilita o processo de aprendizagem. Embora possa parecer simples, será necessário realizar uma verdadeira transformação interna no coachee, forçando-o a quebrar seus próprios paradigmas, conseguindo perceber como observa e analisa os fatos. Esse processo, promove um grande desenvolvimento pessoal.

Corpo, Emoção e Linguagem

O Coaching Ontológico entende que o processo de aprendizagem se baseia em três domínios: emoção, linguagem e corpo. Os três campos são entendidos como componentes individuais de um mesmo sistema. Devido a essa natureza, tudo que acontecer com qualquer um deles irá afetar os outros.

Linguagem

O Coaching Ontológico enxerga a linguagem como um processo que transcende a forma como o indivíduo se comunica, englobando seus desejos a intenção mascaradas em sua comunicação e a forma como ele vê o mundo. Ao trabalhar esse campo, a metodologia consegue mudar comportamentos por meio da transformação da linguagem.

Corpo

A linguagem corporal não consegue guardar segredos. Mesmo involuntariamente, o corpo expressa de forma clara e sincera sentimentos como alegria, tristeza, medo, raiva e também nossas reações a respeito do que acontece ao nosso redor. Por isso, o Coaching Ontológico visa trabalhar o corpo para aumentar as potencial de aprendizado.

Emoção

O terceiro domínio trabalhado pelo Coaching Ontológico é o da Emoção. Contrariando o que diz o senso comum, esse campo teórico não enxerga o homem como um ser prioritariamente racional, pelo contrário, somos seres emocionais que usam a racionalidade como uma artifício para justificar uma decisão tomada. Eles acreditam que uma mudança real de atitudes e comportamentos só pode ser conseguida com a “aprendizagem emocional”. Gostou do nosso artigo sobre Coaching Ontológico? Curta a nossa página e compartilhe nossos conteúdo com todos os seus amigos.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010