A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal

Lendo mais e melhor

@Copyright: Stokkete Abra oportunidades em sua vida e carreira com a leitura.

A leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É através dela que o indivíduo quebra fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar.  Ler é um processo de expansão de si mesmo, a abertura para infinitas possibilidades, o caminho para o despertar de seu potencial pleno. O indivíduo que pratica o hábito da leitura, absorve mais conhecimento e promove sua evolução enquanto ser humano e profissional. Os livros são fontes de riqueza, não somente em caráter material mas também no sentido mais sublime da palavra, é uma questão de engrandecimento como um todo.

Benefícios da leitura para a vida pessoal e profissional

Dicas para Impulsionar suas Leituras

Ler é um hábito estimulado pela educação e exemplo familiar, pois o “gosto” pela leitura não é uma característica nata, ou seja, o indivíduo não nasce com essa habilidade, como se fosse um diferencial. Se tornar um leitor requer motivação, foco e persistência. Assim como o corpo necessita de exercícios para se manter saudável, a mente também necessita de cuidados, e a leitura é uma das práticas mais efetivas. Podemos fazer analogia da internalização do hábito de ler ao processo de mudanças de um sedentário que passa a inserir em seu cotidiano as atividades físicas. No início ele necessita despender energia e força de vontade extra para não desistir desse novo estilo de vida, mas com o passar do tempo ele se adapta e sente falta quando não pratica. Portanto, melhorar seus hábitos de leitura é um processo contínuo, que deve ser exercitado diariamente. Confira abaixo 5 dicas práticas e efetivas para melhorar seus hábitos de leitura.

Escolha livros de seu interesse

Ter razões que justificam o desejo de ler determinado livro, facilita a criar o hábito da leitura e torna o processo mais natural, ou seja, você não lê por obrigação mas sim por motivação, por acreditar que realmente faz sentido. Portanto, a primeira dica é procurar livros compatíveis com suas preferências. Não leia determinado livro só porque é considerado um clássico ou que as pessoas disseram que é bom, pois gosto é algo muito particular. O importante é conhecer a si mesmo, e partindo desse princípio, o indicado é que você encontre obras que te preencham de alguma forma. Se for uma obra mais voltada para conto e ficção, será uma excelente opção de entretenimento. Se for um conteúdo mais técnico, agregará em sua carreira, ajudando-o a aprimorar suas competências e habilidades. Permita-se ler os mais variados gêneros dentro dos temas que mais lhe geram admiração ou curiosidade.

Separe um horário para ler

Todo hábito é criado a partir da repetição, independentemente do objetivo almejado, o importante é repetir diariamente, e para ler não é diferente. Separe todos os dias ao menos 30 minutos para se desconectar de tudo, pegar um bom livro e absorver novos conhecimentos. Com o tempo, este momento de pausa para a leitura sempre no mesmo horário, passará a fazer parte de seu cotidiano, se tornará um ato praticamente inconsciente.

Aproveite os momentos de ócio

Faça do livro seu companheiro para todas as horas. A fila do banco, a espera para consulta ou a hora do almoço são excelentes oportunidades de ócio produtivo. A dica é carregar o livro que está lendo no momento por todos os lugares que for, aproveitando os minutos “de bobeira” para atualizar a leitura.

Estipule uma meta de leitura

Outro método bastante efetivo para estimular a leitura é definir metas. Estipule quantos livros gostaria de ler mensalmente e se comprometa com esse desafio.

Faça anotações

Faça um relatório de todas as leituras realizadas, ele te ajudará a visualizar de maneira mais concreta sua evolução a respeito de seu hábito literário, te incentivando a ler mais e superar as métricas atingidas.  Além disso, quando você faz anotações referentes aos próprios livros, facilita para encontrar e reler trechos importantes da obra. Vale ressaltar que ler muitos livros não significa ler bem e com qualidade, a pressa impede que você analise sobre o conteúdo e internalize o conhecimento adquirido.  Mesmo lendo uma quantidade razoável de livros, faça anotações das conclusões obtidas e reflita: Quais os aprendizados que levará consigo? Aproveite e confira uma lista de 5 livros poderosos para seu desenvolvimento profissional! Clique aqui! “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu estado original – Albert Einstein.”

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas de leitura com seus amigos nas redes sociais.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010