A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal

importância da leitura

Dicas para incentivo do hábito de leitura em sua vida


 
Livro, leitor digital, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual ferramenta, somente o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar.

Encontrar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, criando a abertura para infinitas possibilidades e trilhando o caminho para o despertar do potencial pleno. Um leitor assíduo tem mais chance de absorver mais conhecimento incentivando a evolução pessoal e profissional.

Benefícios da leitura para a vida pessoal e profissional

Selecionei alguns dos resultados que a leitura regular pode trazer para as pessoas. Confira:

  • Senso crítico mais apurado;
  • Evolução do pensamento sistêmico;
  • Conhecimento de novas palavras e termos, tornando o vocabulário amplo e rico;
  • Desenvoltura na oratória e expressão;
  • Escrita mais coerente;
  • Maior capacidade de persuasão;
  • Estímulo à abertura de novas opiniões e pontos de vista;
  • Expansão do repertório cultural;
  • Maior qualidade nas relações interpessoais;
  • Autodesenvolvimento contínuo.

O hábito de leitura dos brasileiros

De acordo com a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro em 2015, o hábito da leitura não faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo os dados, a população brasileira lê 4,96 livros por ano, sendo que 2,43 são completos e 2,53 em partes.Quem é estudante ainda lê 9,38 livros ao ano, enquanto os outros leem 3,35.

Em uma análise para entender o gosto pela leitura, o item “gosta um pouco” ocupa o primeiro lugar, seguido de pessoas que “gostam muito”, seguidos de quem “não gosta” e por último daqueles que “não sabem ler”.

A falta de tempo, preferência por outras atividades e a falta de paciência são alguns dos itens apontados como desanimadores do hábito de leitura. Você possui algum deles?

Dicas para incentivo

Vou mostrar uma lista de ações que podem contribuir para criar ou manter o hábito da leitura. Vou deixar claro que não é preciso exercer todas as dicas. Escolha o que mais se encaixa com você e siga em frente! Confira:

Escolha um tema que lhe agrade

Ter razões que justificam o desejo de ler determinado livro torna o processo mais natural. Sem uma obrigação fica mais fácil, não é mesmo?

Procure por livros que sejam compatíveis com suas preferências. Não leia algo só porque é considerado um clássico, porque está na moda ou porque as pessoas disseram que é bom. Encontre obras que preencham seus pensamentos de alguma forma. Gosto é particular e todos devem respeitar, inclusive você mesmo. Por isso, o autoconhecimento é tão importante!

E não precisa se desesperar para escolher a próxima leitura. Se for um conteúdo mais técnico, pode agregar na sua carreira e o ajudar a aprimorar suas competências e habilidades. Se não for técnico, pode ser uma excelente opção de entretenimento e até de aprendizagem de coisas novas. Permita-se ler os mais variados gêneros dentro dos temas que mais lhe geram admiração ou curiosidade.

Tenha um horário

A psicologia comportamental explica que todo hábito é criado a partir da recorrência, independentemente do objetivo almejado, o importante é repetir diariamente. Esse conceito não muda para a leitura.

Tenha ao menos 30 minutos do seu dia para se desconectar de tudo, pegar um bom livro e absorver novos conhecimentos. Esse tempo não precisa ser necessariamente em casa. Pode ser em qualquer lugar. O importante é que esse momento de pausa para a leitura sempre no mesmo horário passará a fazer parte de seu cotidiano e se tornará um ato praticamente inconsciente.

Aproveite os momentos de ócio

Faça do livro seu companheiro para todas as horas. A fila do banco, a sala de espera para uma consulta ou o caminho para o trabalho são excelentes oportunidades de ócio produtivo. A dica é carregar o livro que está lendo no momento por todos os lugares que for, aproveitando os minutos “de bobeira” para atualizar a leitura.

Estipule uma meta de leitura

Outro método bastante efetivo é definir metas. Estipule quantos livros gostaria de ler mensalmente e se comprometa com esse desafio.

Clube do livro

Comece a participar de reuniões de grupos presenciais, comunidades online ou baixe um aplicativo de leitura. Estar ou até criar esses grupos e redes é uma maneira de se conectar com outras pessoas e cumprir prazos para terminar os livros. Além disso, as discussões sobre os textos podem ser muito produtivas para o seu intelecto. Imagine perceber elementos que não havia encontrado no livro! Ou ainda ensinar sobre os pontos que outras pessoas não entenderam. A troca de conhecimento é infinita!

Faça anotações

Faça um relatório de todas as leituras realizadas. Pode ser em um caderno, no computador ou em um aplicativo do celular. Esse estudo pode ajudar você a visualizar de maneira mais concreta sua evolução a respeito do seu hábito literário. Se você atingiu todas as metas já é hora de aumentá-las para o próximo período. E se não conseguiu, verifique quais podem ter sido os motivos que não deixaram que isso acontecesse.

Esse relatório também pode conter anotações e reflexões a respeito das leituras. Sempre que terminar de ler se pergunte: Quais os aprendizados eu vou levar? Escreva seu pensamento. Além disso, suas anotações podem facilitar na hora de encontrar alguns trechos importantes. Aliás, esse ponto é essencial para quem está lendo um livro para uma prova, por exemplo.

Vale ressaltar que ler não é quantidade e sim qualidade. Não é a toa que a pressa é inimiga da perfeição, não é mesmo? A tentativa de acumular livros pode impedir a análise mais profunda sobre o conteúdo e internalize o conhecimento adquirido.

Se quiser dicas para a próxima leitura, confira um top 10 de livros de coaching no link :

http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/10-livros-poderosos-crescimento-profissional/

São excelentes recomendações para quem está buscando ferramentas para o crescimento profissional!

Você tem mais dicas de leitura ou de como criar o hábito? Escreva nos comentários!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 569289841 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deandrobot

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010