Cuidado com as armadilhas da mente

Armadilhas da Mente Humana

Palavras e pensamentos têm poder. É muito importante saber lidar com as armadilhas da mente humana.

 

Você já ouviu aquele ditado de que as palavras e os pensamentos têm poder? Que quando acreditamos que uma coisa vai dar errado, ela geralmente dá e ficamos frustrados com isso? Isso realmente pode estar acontecendo com você, pois a mente humana é maravilhosa e capaz de realizar coisas extraordinárias. Contudo, aqueles que não têm o controle sobre seus pensamentos e emoções tornam-se vulneráveis às suas armadilhas, que são fruto de crenças limitantes e de uma mentalidade bloqueadora. Quando um indivíduo se deixa levar por ideias do tipo “eu não vou conseguir” ou “isso não é para mim”, por exemplo, está permitindo que elas o aprisionem e impeçam o seu desenvolvimento em todos os sentidos.

Se você deseja se libertar de uma vez por todas dessas armadilhas nocivas, comece por identificar e entender cada uma delas, pois a melhor forma de lidar com o “inimigo oculto” é conhecendo-o em suas profundezas. Uma vez que o reconhecemos os pensamentos incapacitantes, damos o primeiro passo para se livrar deles e superá-los.

[php_everywhere instance=”2″]

As armadilhas da mente humana e como superá-las

Muitas vezes caímos nas armadilhas da mente humana sem perceber. Diante de dificuldades é natural temer e sentir medo, mas a forma com que encaramos as adversidades faz toda a diferença na nossa vida. Se você enxerga o lado positivo das coisas, a tendência é que encontre alternativas para o problema é o encare de frente. Ao contrário, se você tende a ver tudo pela perspectiva negativa corre o risco de cair numa das quatro principais armadilhas da mente, de se acomodar e estagnar.

Isso já aconteceu com você? Se sim, evite se culpar e se sentir incapaz, pois, assim, estará se aprisionando cada vez mais. Faça diferente, ouse mudar a sua atitude e torne-se livre de tudo o que te impede de crescer. Conheça as armadilhas:

Conformismo

Os conformistas são aqueles que aceitam a todos os acontecimentos de suas vidas por acreditarem que são obras do destino e que, por essa razão, nada podem fazer para mudá-los. Se você acha que essas coisas estão fora do seu controle, achou errado.

Grande parte do que acontece conosco é fruto de nossas ações e podemos sim agir na direção de buscar o que julgamos ser o melhor para nós.

Vale a pena continuar em um emprego que não te dá satisfação por estar acostumado? Ou insistir naquele relacionamento que, no fundo, você sabe que já acabou? As pessoas se aprisionam em suas zonas de conforto e acreditam que, dentro delas, estarão livres de sofrimento. O preço a ser pago é alto: privar-se de conquistas e realizações e viver sempre pensando no que poderiam conquistar se tivessem agido de forma diferente.

Coitadismo

Ó céus, ó vida… todo mundo conhece alguém que vive reclamando da vida e que nada faz para mudar, não é mesmo? O coitadismo se refere a aqueles que, quando estão passando por uma situação delicada, sentem pena de si mesmos, colocando-se sempre como vítimas. Neste caso, além de não fazerem nada para mudar, colocam-se como coitados, seres incapazes de agir.

Se no conformismo o indivíduo cria-se crenças limitantes, no coitadismo ele as utiliza como argumentos para a sua falta de ação. Com isso, está o tempo todo repetindo que não é capaz, que tudo dá errado para ele, que é azarado e mais uma série de frases ditas por alguém que se considera um verdadeiro derrotado. Pessoas com um potencial maravilhoso desperdiçam seus talentos através dessa armadilha da mente. Lembre-se as palavras têm poder, não caia nesta cilada!

Medo de Reconhecer Falhas

Errar é humano e faz parte da vida. Entretanto, existem indivíduos que se tornam prisioneiros de outra armadilha da mente, que é o medo de reconhecer suas falhas. Eles acham que falhar é um sinal de fraqueza e se esquecem de que é algo que faz parte do processo de crescimento, amadurecimento e aprendizado. Então, além do desejo de esconder os erros, ainda se sentem inferiores por tê-los cometido.

Saiba que, através das falhas, é possível aprender lições valiosas e, também, tornar-se resiliente. Lembre-se que a força de uma pessoa não é medida através da perfeição, mas sim da forma como ela reage perante as adversidades. O sucesso chega para aqueles que não têm medo de reconhecer suas falhas e sabem utilizá-las como fonte de aprendizado, amadurecimento e crescimento em todos os sentidos.

Medo de Correr Riscos

Já diria o ditado popular: “quem não arrisca, não petisca”. E para alcançar os seus sonhos você terá que assumir riscos e fazer diferente, ir além. Ser ousado é completamente diferente de agir sem pensar e medir os riscos. Aqueles que estão presos nesta armadilha da mente, deixam de ir atrás da realização dos seus sonhos por terem medo de falhar e de sofrer. É importante dizer que, quando bem dosado, esse receio ajuda a agir com mais cautela, porém, quando em doses exageradas, se torna incapacitante.

Já parou para pensar nas coisas extraordinárias que poderiam transformar a sua vida, mas que você deixou para trás com medo de ousar? Esqueça esse hábito! Resgate a sua ousadia e criatividade e use essas características para encarar os riscos e conquistar tudo o que você sempre sonhou.

Adquira a consciência do poder que você tem

As armadilhas da mente fazem com que as pessoas deixem de acreditar em si mesmas e no potencial de mudança que possuem. Elas ficam presas a essas ideias nocivas de que não têm capacidade, de que nada dá certo para elas, de que suas ideias não são boas o suficiente. Muito potencial é desperdiçado através desse tipo de pensamento.

Invista em autoconhecimento e adquira a consciência do quão incrível você é e de todas as qualidades que possui. Evite se cobrar demais, se colocar como inferior e vítima. Assuma o protagonismo da sua história, seja alguém que sabe o que deseja para a sua vida e age para tornar tudo isso real.

Comece com pequenas mudanças no seu comportamento e pensamento, se conheça melhor e logo perceberá a evolução acontecendo. Sabemos que esse processo nem sempre é fácil, por isso não tema em pedir auxílio profissional para sair das armadilhas da mente.

Existem diversas metodologias focadas no desenvolvimento humano que podem te ajudar! Umas delas é o coaching, uma técnica que tem transformado a vida de muitas pessoas pelo mundo todo.

Trata-se de uma experiência única de vida e carreira que pode te ajudar a evitar as armadilhas da mente. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o curso Professional & Self Coaching (PSC). Com essa metodologia você desenvolverá habilidades e aprimorará competências para escapar de vez das armadilhas da mente e alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo.

E você, de que maneira evita as armadilhas da mente? Comente sua experiência e compartilhe o artigo com sua rede de amigos.

 

Copyright: 1017657838 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vchal

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010