Desabafo: é bom ouvir e ser ouvido

Desabafo

Desabafo: Descubra que é bom ouvir e ser ouvido

Pessoas de luz, hoje vou começar esse texto falando do poder de você contar seus sentimentos e também de ouvir os dos outros. Claro, que não é para você sair contando da sua vida loucamente, assim como dar ouvidos a todos. Estou falando sobre o desabafo entre pessoas que já mantém um relacionamento interpessoal saudável. O discurso sincero e sentimental a respeito dos seus problemas enquanto há uma pessoa confiável que faz uma escuta honesta e solidária sobre eles é um momento único. Acompanhe o texto para saber mais!

 

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O timing para desabafar no ambiente de trabalho

 

É totalmente normal não nos sentirmos bem 100% do tempo no ambiente de trabalho. A pressão por resultados, o relacionamento mal construído com os colegas e até os problemas trazidos de casa podem ser motivos para deixar um colaborador em estado inapropriado para continuar trabalhando. É o momento de parar um pouco para que as coisas se acalmem. E o desabafo pode ajudar nesse processo.

 

Segure a emoção, pois não vou falar sobre sair por aí contando seus problemas profissionais para os colegas do local de trabalho. O primeiro passo para que o processo de alívio seja efetivo e não cause problemas mais tarde é usar da inteligência emocional. Não é indicado agir impulsivamente e de maneira negativa a respeito de situações que não são favoráveis para você. Confira 5 dicas para passar de maneira menos traumatizante por problemas:

 

  1. Respire e conte até dez: apesar de ser clichê, o método é ideal para quem está passando por uma situação de dificuldade. Antes de responder ou se comportar, pare, respire e conte até dez. Esse simples método ajuda a acalmar e clareia os pensamentos. Caso o cenário exija uma resposta instantânea, fale sua opinião técnica pausadamente. Se possível, avise que poderia dar um retorno mais assertivo se tivesse um tempo para refletir. E caso o truque de respirar não funcione, dê mais do que alguns segundos. Se precisar, saia do local que estiver, tome um copo de água ou dê uma volta.
  2. Planeje cenários dificultosos: após passar por algumas situações problemáticas você acaba pegando o jeito do que pode dar errado. Isso não é prever o futuro, mas sim, pensar com cuidado e baseado na própria experiência. Usando essa bagagem, comece a planejar maneiras de se prevenir e também de construir soluções cada vez mais criativas.
  3. Converse com o seu gestor: com uma mentalidade mais tranquila, construa um discurso sobre a situação estressante para o seu gestor. É importante que sua fala seja eloquente e que seus argumentos sejam bem formulados e que reflitam a realidade. Um feedback como esse pode tornar o dia a dia mais agradável e contribuir para a criação ou a sustentação de um bom clima organizacional.
  4. Deixe as opiniões ácidas para depois: todos nós devemos usar da educação e da política de boa vizinhança no ambiente de trabalho. Não é recomendado para nenhum profissional simplesmente falar a opinião sem nenhum tipo de filtro. Para as conversas sem filtro, o ideal é marcar a velha sessão de desabafo com os amigos. Podem até ser os amigos do trabalho, se vocês forem bem próximos. Do contrário, chame aquele amigo que lhe conhece bem e poderá dar um retorno sincero sobre a situação.
  5. Encontre uma válvula de escape: além das recomendações que falei, é muito interessante que você crie seu próprio método anti-estresse. Pode ser a busca por algo novo para fazer ou um hobbie como a prática de uma atividade física, a leitura de um livro, ouvir uma playlist especial ou até sair para dançar com os amigos. Não importa qual seja a sua escolha, desde que você mergulhe de cabeça nessa ideia e aproveite mesmo!

 

Outra dica muito significativa é a busca por ajuda profissional. Psicólogos, terapeutas e outros profissionais da área podem ser de grande valia em momentos de dificuldade. O coaching também é um recurso notável a ser considerado.

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Como o coaching pode se tornar essencial

 

Um profissional que não consegue separar os problemas da vida pessoal daqueles vindos do trabalho não viverá em tranquilidade. Ele não conseguirá se concentrar propriamente nos afazeres da empresa assim como não poderá se dedicar o suficiente para a família e amigos quando estiver fora do ambiente de trabalho.

 

O coaching é uma excelente fonte de conhecimento nesse setor. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação chamada Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), que usa de técnicas e ferramentas modernas para mostrar como é possível e importante ter o controle da mente para conseguir alcançar resultados positivos.

 

A programação neurolinguística é uma área que começou a ser pesquisada pelo psicólogo Richard Bandler e pelo linguista John Grinder nos Estados Unidos nos anos 70. De acordo com os estudiosos, o uso correto da metodologia permite que uma pessoa construa a mente, o corpo e a linguagem de modo que tenha aquilo que deseja.

 

Seu objetivo pode ser a melhor conciliação entre vida pessoal e profissional, aprender e ter mais inteligência emocional, usar a psicologia positiva a seu favor e muitos outros! A PNL pode ensinar o melhor caminho para que você conquiste esses progressos.

 

Com o curso, você irá aprender sobre modelagem, uma das técnicas de PNL usadas pelo palestrante motivacional Tony Robbins, internacionalmente conhecido. O objetivo dessa ferramenta é analisar uma ou mais pessoas que tiveram sucesso em determinado tema para avaliar se há algo em comum entre em eles.

 

A formação Professional & Self Coaching (PSC) também do IBC é a mais completa do Brasil. Um dos assuntos essenciais que você irá aprender com o curso é o autoconhecimento, um exercício efetivo para que você entenda o efeito positivo e negativo das características que compõem sua personalidade. São conteúdos como a história do coaching, processo de aprendizagem, processo evolutivo, crenças limitadoras, liderança, psicologia positiva, feedback 360°, comprometimento com resultados, ética e muito mais! A programação neurolinguística também faz parte desse universo de conhecimento.

 

Viu como o coaching pode ser efetivo? Escreva nos comentários se você já fez um curso de coaching ou está interessado em fazer um!

 

O momento de agir

 

Hoje você leu sobre a importância de desabafar, exercer inteligência emocional e de como o coaching pode ser o auxílio no momento ideal. O primeiro passo é assumir que há um problema e refletir sobre as melhores maneiras de resolvê-lo. Se for preciso, busque por ajuda em outras fontes. Não fique com essa dificuldade guardada em você por vergonha ou meda. Isso pode lhe impedir de ser uma pessoa cada vez mais empoderada!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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