Organização pessoal e a produtividade

A organização é fundamental para a rotina de trabalho, garantindo que os prazos e metas sejam cumpridos com qualidade. Se as demandas estiverem desorganizadas, chega um momento em que o trabalho fica inviável. A desorganização é sinônimo de estresse e perda de tempo, além de uma verdadeira inimiga da produtividade.

Um profissional que não tem suas tarefas bem organizadas não consegue resolvê-las com agilidade e comprometimento. Por isso, é fundamental desenvolver um método de organização para sua rotina, de acordo com suas peculiaridades e preferências.

Como se organizar?

É importante que, todo dia, alguns minutos do seu tempo sejam reservados para a organização. Este momento pode ser logo que você chega ao trabalho ou antes de ir embora, para preparar as atividades do dia seguinte. Aproveite para limpar sua mesa, organizar pastas e arquivos, anotar recados importantes, enumerar tarefas pendentes de acordo com urgência e estabelecer metas para o dia de trabalho.

Limpando a mesa

Analise documentos e papéis que podem ir para o lixo, e não tenha medo de descartá-los. O acúmulo é inimigo da organização.

Organizando documentos

Crie categorias para seus documentos, como: “recibos”, “relatórios do mês X”, etc. Separe-os por ordem de urgência, e mantenha-os em local diferente dos assuntos já resolvidos.

Organizando arquivos do computador

Crie pastas com títulos simples. Aqui, categorias também são importantes.

Organizando a agenda

Agende seus compromissos de forma a deixar alguma brecha entre eles. Estes intervalos podem ser usados para resolver emergências e até para respirar um pouquinho. Agendas também são boas para organizar contatos e números importantes, sejam elas virtuais ou de papel.

Planejando seu dia

Enumere as tarefas pendentes e dê prioridade para aquelas que precisam ser realizadas primeiro. Aproveite este momento para refletir sobre seu trabalho e se preparar para as demandas que virão.

Organização e produtividade

A organização contribui para que o cérebro tenha capacidade de armazenar mais informações de maneira ordenada, pois uma tarefa vai se ligando a outra e tudo parece mais coeso. Uma cabeça “desafogada” tem condições de refletir sobre problemas mais contundentes do que os pequenos entraves causados pela falta de organização pessoal.

É muito importante, também, disseminar a rotina de organização por todo o ambiente de trabalho. Se cada um conseguir se alinhar a essas ideias, a comunicação entre todos flui de maneira saudável e efetiva.

Gostou das dicas? Como você se organiza? Deixe seu comentário!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010