Conheça pequenas empresas que deram certo

Conheça 3 pequenas empresas que deram certo

A partir de análises, estudos e conhecimento de cases inspiradores, o empreendedor pode dar início a uma empresa rentável e de sucesso

A partir de análises, estudos e conhecimento de cases inspiradores, o empreendedor pode dar início a uma empresa rentável e de sucesso.

Todo mundo sonha com a possibilidade de ser o próprio chefe, ter uma ideia diferente e apostar nela para fazer sucesso, deixando de lado a vida “tradicional” de fazer carreira em um determinado meio ou empresa. No entanto, abrir um pequeno negócio e transformá-lo em um grande sucesso não é uma tarefa fácil. Para isso, o empreendedor precisa ter espírito de liderança, possuir recursos financeiros, ser capaz de tornar a empresa conhecida, conquistar clientes, ter um bom planejamento e desenvolver um olhar atento para a concorrência. São muitas questões envolvidas, que demandam força de vontade, desejo de vencer, de superação e de aprendizado com os erros e fracassos.

Mesmo com todas as habilidades exigidas, é crescente o número de pequenas empresas em expansão no Brasil. Elas estão presentes em diferentes ramos de atuação, desde objetos para decoração até alimentação. Com o momento turbulento vivido recentemente pelo país, a aposta no empreendedorismo passa a ser, também, por conta de uma segurança maior, de uma chance de continuar crescendo mesmo em tempos de crise.

As apostas são variadas e, assim como todo mercado, nem todas conseguem se manter em pé, mas, independente da situação difícil e dos obstáculos, há quem consiga se sobressair. Alguns empreendedores insistem, batalham e, ao seu modo, conquistam um lugar ao sol. Conheça abaixo alguns exemplos de pequenas empresas que foram capazes de superar as turbulências do mercado e hoje são um sucesso nacional:

Pequenas empresas que deram certo

Imaginarium

Você, com certeza, já se deparou com uma loja Imaginarium e se encantou com seus produtos diferentes e chamativos. A história dessa franquia de sucesso começou em 1985, quando um médico e uma arquiteta começaram a produzir artigos de Natal na garagem de sua própria casa. A intenção era acompanhar de perto o crescimento das filhas, deixando de lado a intensa rotina em que viviam nas suas profissões. Seus produtos já eram criativos desde o início, chamando a atenção da vizinhança e, posteriormente, de mais e mais público. Com a grande demanda, a produção foi se profissionalizando e, em um curto espaço de tempo, os produtos já eram comercializados em grandes lojas de departamento.

Em 1991, a família se mudou para Florianópolis e foi lá que nasceu a marca Imaginarium. Após quatro anos, a empresa já possuía quinze franquias espalhadas pelo Brasil. Hoje a marca possui 192 lojas, está presente em canais de e-commerce e em 600 multimarcas e é sinônimo de bom gosto, irreverência e inovação, além de ser referência em fun design.

InstaStore

O Instagram é um aplicativo que, desde seu surgimento, em 2010, ganhou rapidamente fãs pelo mundo todo. A ascensão da rede social foi tanta que o gigante Facebook acabou comprando a pequena empresa por US$ 1 bilhão, em 2012. Só isso já seria um exemplo de sucesso, mas muitas ideias surgiram ao redor do aplicativo.

Um exemplo é a InstaStore. A marca surgiu graças ao olhar atento de um empresário paulistano para o famoso aplicativo de compartilhamento de fotos. Trata-se de uma loja virtual que permite aos usuários imprimirem suas fotos do Instagram, guardando-as como lembrança física — seja em forma de ímã de geladeira, fotografia, cartão ou quadro.

A empresa, que começou como um negócio tímido, hoje possui um faturamento anual de R$ 600.000,00.

Na Garagem Hamburgueria Artesanal

Ao encontrar uma sapataria de 18 metros quadrados em uma garagem de Pinheiros, São Paulo, o chef de cozinha Gilson de Almeida viu uma excelente oportunidade de negócio. Com um número reduzido de lanches e espaço, o empreendimento simples conquistou inúmeros clientes em pouco tempo, e muitos esperavam seus lanches na calçada.

Diariamente são vendidos uma média de 80 a 100 hambúrgueres, o que garantiu que o chef de cozinha batesse a meta estabelecida para o segundo ano do negócio. O Na Garagem é, desde sua fundação em setembro de 2013, um pequeno empreendimento se olharmos na sua estrutura. Possui pouquíssimos funcionários e um espaço bastante limitado. No entanto, seu faturamento e sua alta rotação de público mostram que o negócio deu muito certo.

EZ Commerce / DCG

Empresas de garagem são bastante comuns, mas são poucas que sobrevivem e chegam ao topo depois de muita luta. Um exemplo dessa persistência é a EZ Commerce, hoje conhecida como DCG. Nascida em 2006, os quatro sócios brasileiros, jovens, tinham apenas R$ 2 mil reais cada para se manterem enquanto o empreendimento engatinhava e ainda não gerava lucros. Apaixonados por tecnologia, a ideia do negócio era oferecer uma plataforma de loja virtual para PMEs.

Com o passar dos anos, os clientes foram chegando, a garagem foi ficando pequena, bem como os escritórios que a empresa foi alugando em Porto Alegre. Novos produtos foram surgindo e a EZ Commerce foi se tornando uma marca bastante forte, tanto que chamou a atenção do Criatec 2, um grupo de investimentos focado em tecnologia, em 2015.

Hoje são mais de 600 clientes e uma avaliação de mercado de R$ 50 milhões. Por ano, o empreendimento, que também abriu uma unidade em São Paulo, movimenta mais de R$ 1,5 bilhões através de suas plataformas. Em 2016, a DCG conquistou a 25ª colocação no “Ranking de PMEs que mais crescem no Brasil – 2016”

O sucesso pode chegar para todos

Viu como é possível? As empresas citadas acima são apenas um pequeno exemplo no mar de sucesso que o empreendedorismo brasileiro pode trazer para aqueles que decidem se aventurar. Somos conhecidos mundialmente pela nossa capacidade criativa e pelo empenho em fazer dar certo.

No entanto, para que um empreendimento, mesmo que pequeno, seja um sucesso, é preciso muita pesquisa e dedicação. O empreendedor deve dar atenção ao mercado, às outras empresas do ramo de atuação e a seu público-alvo, além de verificar se seu produto/serviço está adequado, se os recursos financeiros disponíveis garantem a abertura do negócio e qual o melhor local de atuação. A partir da análise e estudo de tais fatores, o empreendedor aumenta as chances de sua pequena empresa ser rentável e se tornar um sucesso de negócio.

Estude as possibilidades, avalie no que você é forte e qual diferencial você pode trazer a um mercado competitivo, mas que sempre pode abrir espaço para uma novidade que ajude o consumidor no seu dia a dia ou transforme sua rotina de maneira impactante. As histórias acima servem de inspiração para você que ainda vai começar ou que está batalhando para atingir um lugar ao sol.

Aproveite o espaço abaixo e colabore com os demais leitores. Se você conhece outros exemplos de pequenas empresas que são um sucesso no seu mercado de atuação, comente abaixo! Não deixe de compartilhar o artigo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas histórias de sucesso!

Imagem: fatmawati achmad zaenuri / Shutterstock

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