Conheça os tipos de segmentação de clientes e o seu papel na "geração de lides"

Escrito GERAÇÃO DE LÍDERES em um quadro

A segmentação de clientes tem um papel fundamental para definir o público-alvo da sua empresa e aprimorar os resultados obtidos.

Independentemente do porte e nicho de atuação da sua empresa, é fundamental compreender cada cliente como um indivíduo. Trabalhar com tipos de segmentação de clientes contribui para ter essa visão mais apurada da individualidade daqueles que consomem a sua marca.

Para ajudar mais gestores a trilhar esse caminho, falaremos um pouco mais sobre os tipos dessa segmentação e seu papel para gerar lides, ou leads.  

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O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes consiste na atribuição de certas características para que, assim, a empresa possa entender e escolher o público-alvo mais adequado para seu negócio. Por meio dessa ação, é possível identificar quais clientes são rentáveis e quais não são, permitindo que um produto/serviço seja desenvolvido com o objetivo de atender as especificações que seu público procura.

A realização dessa divisão também contribui para que sejam criadas campanhas de marketing direcionadas para esses diferentes públicos. Trata-se de uma forma de tornar a comunicação com lides e potenciais clientes mais personalizada e eficiente.

Conheça os tipos de segmentação de clientes

Confira abaixo os principais tipos de segmentação de clientes. As formas mais comuns pelas quais as empresas dividem a base de seus clientes.

1. Segmentação geográfica de clientes

Nesse sistema, o público de uma campanha é segmentado tomando por base o local em que essas pessoas estão localizadas. É interessante dizer que esses segmentos podem ser bastante amplos (como uma região ou país) ou estreitos (como um bairro ou cidade). Essa metodologia é útil para empresas de todos os portes.

Empresas de grande porte que atuam em mercados internacionais podem apostar nesse método para determinar locais específicos para oferecer seus produtos/serviços. Empreendimentos de menor porte podem utilizar esse tipo de segmentação para evitar o excesso de gasto em publicidade.

Esse é um tipo de segmentação bastante simples de implantar porque muitas empresas têm os endereços dos seus clientes. Seja pelo fornecimento no ato da compra ou pelo preenchimento de formulários em landing pages, é uma informação relativamente fácil de obter.

2. Segmentação demográfica B2C de clientes

Consiste em um tipo de segmentação do mercado tomando por base algumas características do público. Em geral, são utilizadas como características de segmentação: idade, raça, gênero, etnia, religião, educação, estado civil, renda e ocupação. Também é um sistema de fácil implementação e que pode ser bastante útil.

Uma marca de luxo, por exemplo, poderia optar por investir na divulgação para indivíduos com renda familiar acima de R$ 15 mil. Universidades particulares podem usar esse sistema para intensificar a divulgação de seus cursos para jovens entre 16 e 23 anos.

É um sistema que se mostra ainda mais eficiente na segmentação de múltiplos nichos concomitantemente. Essa segmentação de acordo com diferentes características potencializa a eficiência da campanha. A mensagem chega mais facilmente até o cliente preferencial. É uma ferramenta que amplia a conversão.

3 – Segmentação demográfica B2B de clientes

A segmentação demográfica pode ser empregada também nos mercados B2B. Dentre os dados demográficos comuns que podem ser utilizados, estão: papel, tamanho da companhia, cargo, indústria, tempo de atuação para a empresa, entre outros.

Para agências de publicidade é uma possibilidade para procurar futuros clientes de um setor X. É possível segmentar o mercado de acordo com a função ou cargo daquele que toma as decisões da companhia.

4. Segmentação psicográfica de clientes

É um tipo de segmentação bem menos concreta do que os tipos apresentados anteriormente. As características, nesse caso, são menos tangíveis. O mercado é dividido de acordo com princípios como: classe social, estilo de vida, personalidade e valores. É válido dizer que se trata de um tipo de segmentação mais complexo de implantar.

O método de segmentação psicográfica depende do conhecimento dos clientes atuais e passados. É necessário usar o conceito de persona para entender quem é o cliente final da sua marca. Em outras palavras, diz respeito a conhecer os seus clientes.

5 – Segmentação comportamental de clientes

Esse tipo de segmentação pode ser usado de diversas maneiras e consiste na prática de dividir os consumidores em grupos conforme alguns atributos, como: conhecimento, uso, gostos, lealdade, padrões de compra e consciência.

Uma empresa pode, por exemplo, optar por enviar uma determinada campanha publicitária apenas para clientes leais. Outra campanha, por sua vez, pode ser enviada somente para potenciais clientes, que precisam ser convencidos. Nesse método é possível obter maior relevância com os resultados.

Qual é o papel da segmentação de clientes na geração de lides?

O uso de métodos de segmentação de clientes contribui para chegar a resultados mais satisfatórios em suas estratégias de marketing. Diferentes perfis de empresas podem se adaptar melhor a tipos distintos de segmentação. A escolha do método mais alinhado com as características da sua organização é essencial para a geração de lides. Entenda melhor abaixo.

Permite conhecer melhor os lides

Conquistar novos mercados depende de conhecer os interlocutores e como passar mensagens mais relevantes para eles. Saber como e quando direcionar uma campanha para um grupo potencial de clientes é essencial para que eles conheçam os seus produtos/serviços. Atualmente, a segmentação se tornou uma necessidade para estabelecer um diálogo válido entre diferentes públicos.

Foco na comunicação e maior competitividade

A partir dessa segmentação, é possível aumentar o foco na comunicação e estabelecer mais competitividade. Quanto mais se sabe sobre os seus clientes, mais fácil fica atendê-los bem.

A segmentação também contribui para que a empresa seja mais ativa e bem-sucedida em suas abordagens. Também se torna possível qualificar os lides com mais eficiência e reter os clientes. A consequência dessa qualificação e retenção é a expansão do empreendimento.

Qualificação dos lides

O trabalho de segmentação ajuda a tornar a sua empresa mais atenta aos diferentes perfis com que trabalha, oferecendo o melhor para cada um. Com essa segmentação, os lides gerados são mais qualificados porque se tem mais chances de identificar indivíduos realmente interessados.

Otimização de preços

Por fim, essa segmentação permite a realização de um processo de otimização de preços. O conhecimento sobre os clientes torna mais fácil identificar quanto eles estão dispostos a pagar por determinados produtos/serviços. A empresa pode moldar toda a sua estratégia de mercado nos dados desse trabalho.

Pensar na segmentação de seus clientes é trabalhar em nichos de mercado e oferecer algo inovador aos consumidores, aumentando o volume de vendas e obtendo cada vez mais retorno.

Você já pensou em qual é o público-alvo da sua empresa? Ele já está segmentado? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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